Gestão da informação em saúde: análise do painel de evidências científicas sobre Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e101065

Palavras-chave:

Gestão da informação, Saúde digital, Comunicação em saúde, Divulgação científica, Literacia em saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a estrutura e a gestão da informação do Painel de Evidências Científicas sobre Tratamento Farmacológico e Vacinas - COVID-19 do Ministério da Saúde, de maneira a identificar obstáculos e demandas em literacia digital em saúde e propor melhorias para a disponibilização e visualização das informações de modo a facilitar o acesso a elas e seu uso pela população.

Método: O presente trabalho constitui um estudo de caso. Foi realizada uma análise qualitativa e descritiva sistematizada por meio de um framework que integra o Modelo de Literacia Digital em Saúde e a Taxonomia de Bloom.

Resultado: Os resultados apontaram que o painel apresenta a necessidade de melhoria na gestão da informação quanto à disponibilidade e visualização dos dados em saúde a fim de favorecer a inclusão e o acesso pela população.

Conclusões: O presente estudo contribui para ampliar o debate, para além deste estudo de caso, acerca da necessidade de tradução do conhecimento e melhor gestão da informação de painéis de dados em saúde para promoção da inclusão e do acesso às informações pela população.

Downloads

Biografia do Autor

Isabella Araújo Alves de Lima, Universidade de Brasília

Graduanda em Engenharia Florestal, Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Brasília, DF, Brasil.

Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Brasília, DF, Brasil.

Referências

ANDRADE, S.M.O; THEOBALD, M.R. O desenho – natureza da pesquisa: quantitativo, qualitativo e tipologias de pesquisa. In: ANDRADE, S.M.O, PEGOLO, G.E (orgs). A pesquisa científica em saúde: concepção, execução e apresentação. 2.ed. Campo Grande: UFMS, 2021.

BROWN, N. Why trust in science and healthcare delivery is critical and how to get it. World Economic Forum. 18 jan. 2024. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2024/01/why-trust-is-critical-in-healthcare-delivery-and-how-to-get-it/ Acesso em: 19 maio 2024.

CHAN, C. V.; KAUFMAN, D. R. A framework for characterizing eHealth literacy demands and barriers. Journal of medical Internet research, v. 13, n. 4, p. e1750, 2011. doi:https://doi.org/10.2196/jmir.1750

CHI, Y.; HE, D.; JENG, W. Laypeople’s source selection in online health information-seeking process. Journal of the Association for Information Science and Technology, Silver Spring, v. 71, n. 12, p. 1484-1499, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.24343

CHOI, B. C. K.; BARENGO, N. C.; DIAZ, P. A. Public health surveillance and the data, information, knowledge, intelligence and wisdom paradigm. Revista Panamericana De Salud Publica, Washington, v. 48, p. e9, 2024. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2024.9

DIVECHA, C.; TULLU, M.; KARANDE, S. Utilizing tables, figures, charts and graphs to enhance the readability of a research paper. Journal of Postgraduate Medicine, Mumbai, v. 69, n. 3, p. 125-131, 2023. DOI: https://doi.org/10.4103/jpgm.jpgm_387_23

DORNELES, L. L. et al. Development of an animated infographic on Permanent Health Education. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 28, p. e3311, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3536.3311

EHRARI, H.; TORDRUP, L.; MÜLLER, S. The digital divide in healthcare: a socio-cultural perspective of digital literacy. In: BUI, T. X. (ed.). Proceedings of the 55th Annual Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS). Trekroner: Roskilde University, 2022. p. 4097-4106. Disponível em: http://hdl.handle.net/10125/79835 Acesso em: 2 jul. 2024.

ESMERIA, G. J.; SEVA, R. R. Web usability: A literature review. In: DLSU RESEARCH CONGRESS, 20-22 jun. 2017, Manila. Proceedings […]. Manila: De La Salle University, 2017. Disponível em: https://www.dlsu.edu.ph/wp-content/uploads/pdf/conferences/research-congress-proceedings/2017/SEE/SEE-I-013.pdf Acesso em: 2 jul. 2024.

FERNANDEZ, A.; INSFRAN, E.; ABRAHÃO, S. Usability evaluation methods for the web: a systematic mapping study. Information and Software Technology, Amsterdam, v. 53, n. 8, p. 789-817, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infsof.2011.02.007

FERRAZ, A. P. do C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, p. 421-431, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

GIRAUD, S.; THÉROUANNE, P.; STEINER, D. D. Web accessibility: Filtering redundant and irrelevant information improves website usability for blind users. International Journal of Human-Computer Studies, Amsterdam, v. 111, p. 23-35, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2017.10.011

GOKDEMIR, O. et al. Editorial: Health literacy and disease prevention - Volume II. Frontiers in Public Health, Lausanne, v. 12, 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2024.1369146

HASSAN, H. M.; GALAL-EDEEN, G. H. From usability to user experience. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTELLIGENT INFORMATICS AND BIOMEDICAL SCIENCES (ICIIBMS), 24-26 nov. 2017, Okinawa. Proceedings […]. Okinawa: IEEE, 2017. p. 216-222. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8279761 . Acesso em: 02 jul. 2024.

KAUR, S.; KAUR, K.; KAUR, P. An empirical performance evaluation of universities website. International Journal of Computer Applications, Geneva, v. 146, p. 10-16, 2016. DOI: https://doi.org/10.5120/ijca2016910922

MAINARDES, Y. C.; YAMAGUCHI, M.U.; MAINARDES, S.C.C. Relação do letramento digital em saúde e a COVID-19. Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 16, n. 2, p. 1-16, 2023. DOI: https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n2.e11493

MARWAHA, J. S. et al. Deploying digital health tools within large, complex health systems: Key considerations for adoption and implementation. NPJ Digital Medicine, London, v. 5, n. 1, p. 1-7, 2022. DOI: https://doi.org/10.1038/s41746-022-00557-1

MCKEE, M. Communicating medicine: New ways, new audiences. Journal of the Royal Society of Medicine, London, v. 117, n. 1, p. 6-10, 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/01410768231220316

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Painel de evidências científicas sobre tratamento farmacológico e vacinas - COVID-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/evidencias_covid/evidencias_covid.html Acesso em: 19 maio 2024.

NAMOUN, A.; ALREHAILI, A.; TUFAIL, A. A review of automated website usability evaluation tools: Research issues and challenges. In: SOARES, M. M.; ROSENZWEIG, E.; MARCUS, A. (org.). Design, user experience, and usability: UX research and design. Cham: Springer International Publishing, 2021. p. 292-311.

NARAYAN, A.; WENG, K.; SHAH, N. Decentralizing health care: history and opportunities of WEB3. JMIR Formative Research, Toronto, v. 8, p. e52740, 2024. DOI: https://doi.org/10.2196/52740

NORMAN, C. D.; SKINNER, H. A. eHealth literacy: Essential skills for consumer health in a networked world. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 8, n. 2, p. e9, 2006. DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.8.2.e9

PAAKKARI, L.; OKAN, O. COVID-19: health literacy is an underestimated problem. The Lancet. Public Health, London, v. 5, n. 5, p. e249–e250, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30086-4

PERES, F. Alfabetização, letramento ou literacia em saúde? Traduzindo e aplicando o conceito de health literacy no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, p. 1563-1573, 2023.

PUYT, R. W.; LIE, F. B.; WILDEROM, C. P. The origins of SWOT analysis. Long Range Planning, Amsterdam, v. 56, n. 3, p. 102304, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lrp.2023.102304

RODRIGUEZ, J. A.; SHACHAR, C.; BATES, D. W. Digital inclusion as health care: Supporting health care equity with digital-infrastructure initiatives. New England Journal of Medicine, Boston, v. 386, n. 12, p. 1101-1103, 2022. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMp2115646

SAVANT, S. C.; ASAWA, K. Digital literacy: a counteractive measure to thwart the fallacies of infodemic. Journal of the College of Physicians and Surgeons Pakistan, Karachi, v. 34, n. 1, p. 109-111, 2024. DOI: https://doi.org/10.29271/jcpsp.2024.01.109

STONES, C.; GENT, M. The 7 GRAPHIC Principles of Infographic Design. Cidade: Leeds: School of Design/University of Leeds, 2015.

TRABOCO, L. et al. Designing Infographics: Visual Representations for Enhancing Education, Communication, and Scientific Research. Journal of Korean Medical Science, [S. l.], v. 37, n. 27, p. e214, 2022. DOI: https://doi.org/10.3346/jkms.2022.37.e214

TSAI, H. Y. et al. Health literacy competency requirements for health professionals: a Delphi consensus study in Taiwan. BMC Medical Education, London, v. 24, 2024. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-024-05198-4 Acesso em: 20 jun. 2024.

VERMA, N. et al. Trust in COVID-19 public health information. Journal of the Association for Information Science and Technology, Silver Spring, v. 73, n. 12, p. 1776-1792, 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.24712

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Immunizing the public against misinformation. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/immunizing-the-public-against-misinformation Acesso em: 19 maio 2024.

ZADRO, J. R. et al. How do people use and view infographics that summarise health and medical research? A cross-sectional survey. BMC Medical Education, London, v. 22, 2022. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03744-6 Acesso em: 19 maio 2024.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

LIMA, Isabella Araújo Alves de; FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gestão da informação em saúde: análise do painel de evidências científicas sobre Covid-19. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 30, p. 1–33, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e101065. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/101065. Acesso em: 23 mar. 2025.