ChatGPT na Universidade de Perugia: Potencializando a Interação entre Docentes e Discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e102135

Palavras-chave:

Chatgpt, Estudantes do ensino médio, Universidade, Educação, Itália

Resumo

Objetivo: Este artigo teve como objetivo investigar como o ChatGPT pode potencializar a interação entre docentes e discentes na Universidade Degli Studi di Perugia, com foco no processo de aprendizagem de línguas.

Método: A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a busca de artigos em plataformas como Science Direct, Google Acadêmico e SciELO. Foi desenvolvido um formulário composto por 17 perguntas em italiano, abordando o uso do ChatGPT e sua relação com a educação. Esse formulário foi enviado a 939 alunos, através de diversos grupos de WhatsApp, em 10 de junho e permaneceu aberto até 18 de junho, resultando em 40 respostas. Os participantes incluíam estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com idades entre 19 e 36 anos. Após a coleta dos dados, realizou-se uma análise de conteúdo (Bardin, 1977), dividida em duas categorias: possibilidade de uso como estratégia pedagógica e impossibilidade de uso.

Resultados: A análise das respostas revelou que o uso do ChatGPT tem o potencial de aprimorar a capacidade de conversação, ampliar o vocabulário na língua-alvo e corrigir redações e textos escritos nessa língua. No entanto, também foram identificados desafios, como a dependência excessiva da ferramenta, questões de equidade tecnológica e a padronização da língua.

Conclusões: O estudo concluiu que, segundo a interpretação dos estudantes italianos, o ChatGPT possui potencial pedagógico no processo de aprendizagem de línguas, mas enfrenta desafios significativos. A maioria dos alunos desconhece o significado do acrônimo ChatGPT, o que sugere uma visão instrumental da ferramenta. O papel do professor é considerado essencial para integrar a inteligência artificial de forma eficaz na educação de qualidade.

 

Downloads

Biografia do Autor

Paula Caldas Brognoli, Fundação Getulio Vargas

Doutoranda de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas FGV/EAESP.

Melissa Bertolini Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Tecnologia e Sociedade PPGTE/UTFPR.

Referências

ADESHOLA, Ibrahim; ADEPOJU, Adeola Praise. The opportunities and challenges of ChatGPT in education. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2023.2253858. Acesso: 5 Mai. 2024.

American council on the teaching of foreign languages. ACTFL proficiency guidelines. Alexandria, VA: Author, 2012. Disponível em: https://actfl.org/uploads/files/general/Documents/ACTFLProgramStandards2013.pdf. Acesso: 7 Mai. 2024.

AL-KHRESHEH, Mohammad H. Bridging technology and pedagogy from a global lens: Teachers’ perspectives on integrating ChatGPT in English language teaching. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 6, p. 100218, 2024.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X24000195. Acesso em 12 Jun. 2024.

BAIDOO-ANU, David; ANSAH, Leticia Owusu. Education in the era of generative artificial intelligence (AI): Understanding the potential benefits of ChatGPT in promoting teaching and learning. Journal of AI, v. 7, n. 1, p. 52-62, 2023. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/jai/issue/77844/1337500. Acesso em 5 Jul. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Disponível em: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf. Acesso em: 20 Jul. 2024.

BASKARA, Risang et al. Exploring the implications of ChatGPT for language learning in higher education. Indonesian Journal of English Language Teaching and Applied Linguistics, v. 7, n. 2, p. 343-358, 2023. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1391490. Acesso em 27 Jul. 2024.

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luis Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan. V. Educação Tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016. Disponível em: https://livraria.ufsc.br/produto/783/educacao-tecnologica--enfoques-para-o-ensino-de-engenharia. Acesso em 10 Jul. 2024.

BENTIVOGLIO, Julio. Conversa sobre Teoria da História com o ChatGPT. Revista de Teoria da História, v. 26, n. 1, p. 316-335, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/75344. Acesso em 14 Jul. 2024.

BIN-HADY, Wagdi Rashad Ali et al. Exploring the dimensions of ChatGPT in English language learning: A global perspective. Library Hi Tech, n. ahead-of-print, 2023.Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/lht-05-2023-0200/full/html. Acesso em 16 Jul. 2024.

BOSCARDIN, Christy K. et al. ChatGPT and generative artificial intelligence for medical education: potential impact and opportunity. Academic Medicine, v. 99, n. 1, p. 22-27, 2024. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/fulltext/2024/01000/chatgpt_and_generative_artificial_intelligence_for.11.aspx. Acesso em: 15 Jul. 2024.

CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Estudar e aprender com o ChatGPT. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11140. Acesso em 20 Jul. 2024.

CHAUDHRY, Iffat Sabir et al. Time to revisit existing student’s performance evaluation approach in higher education sector in a new era of ChatGPT—a case study. Cogent Education, v. 10, n. 1, p. 2210461, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2023.2210461. Acesso 3 Jul. 2024.

CHEN, B.; LIU, H.; ZHANG, J. Integrating artificial intelligence into educational technology research and development. Educational Technology Research and Development, New Jersey, 2019. Disponível em: https://www.juac.ir/article_197804.html?lang=en. Acesso em: 15 Jul. 2024.

CHEN, Lijia; CHEN, Pingping; LIN, Zhijian. Artificial intelligence in education: A review. IEEE Access, v. 8, p. 75264-75278, 2020.Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/9069875. Acesso em: 18 Jul. 2024.

CHEN, Xieling et al. Two decades of artificial intelligence in education. Educational Technology & Society, v. 25, n. 1, p. 28-47, 2022.Disponível em: https://www.jstor.org/stable/48647028. Acesso em: 8 de Jul. 2024.

COECKELBERGH, Mark. AI ethics. Cambridge: MIT Press, 2020.Disponível em: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=DM_XDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR7&dq=COECKELBERGH,+Mark.+AI+ethics.+Cambridge:+MIT+Press,+2020.&ots=TPZttgX0XM&sig=CMy5qcwKUxNIa4Rk01DAwcWrFgQ#v=onepage&q=COECKELBERGH%2C%20Mark.%20AI%20ethics.%20Cambridge%3A%20MIT%20Press%2C%202020.&f=false. Acesso em: 22 Jul. 2024.

COOPER, Grant. Examining science education in ChatGPT: An exploratory study of generative artificial intelligence. Journal of Science Education and Technology, v. 32, n. 3, p. 444-452, 2023.Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/S10956-023-10039-Y. Acesso em: 3 Jul. 2024.

COTTON, Debby RE; COTTON, Peter A.; SHIPWAY, J. Reuben. Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, v. 61, n. 2, p. 228-239, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14703297.2023.2190148. Acesso em:17 Jul. 2024.

DA SILVA, Keila Ramos et al. Inteligência Artificial e seus impactos na educação: uma revisão sistemática. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, v. 4, n. 11, p. e4114353-e4114353, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/4353. Acesso em: 2 de Jul. 2024.

DE JESUS, Jolúcia Santos et al. A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021). Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 32-51, 2024. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/17746. Acesso em: 20 Jul. 2024.

DE FARIA, Carolina Paiva; SANTOS, Gilberto Lacerda. Tecnologias e Comunicação Pedagógica: análise e percepção discente acerca da configuração de novos espaços de aprendizagem. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 67-82, 2024.Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/17100. Acesso em: 21 Jul. 2024.

DE MORAES, João Antônio; MATILHA, Adriano. Todo poderoso GPT. Revista Humanitas, n. 162, p. 20-30, 2013. Disponível em: https://www.escala.com.br/humanitas-162-p2533?srsltid=AfmBOopU3U2KOik3FOXxn4a40JVSL6SDlJetamUWRwnQtbrDN1eYWxlZ. Acesso em: 17 Jul. 2024.

DEMPERE, Juan et al. The impact of ChatGPT on higher education. In: Frontiers in Education, Frontiers Media SA, 2023. p. 1206936. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2023.1206936/full. Acesso em: 5 Jul. 2024.

FAUZI, Fauzi et al. Analyzing the role of ChatGPT in improving student productivity in higher education. Journal on Education, v. 5, n. 4, p. 14886-14891, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/369905000_Analysing_the_Role_of_ChatGPT_in_Improving_Student_Productivity_in_Higher_Education. Acesso em: 6 Jul. 2024.

FARROKHNIA, Mohammadreza et al. A SWOT analysis of ChatGPT: Implications for educational practice and research. Innovations in Education and Teaching International, v. 61, n. 3, p. 460-474, 2024.Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14703297.2023.2195846. Acesso em: 12 Jul. 2024.

FEENBERG, A. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: Oxford University Press, 2002. Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=eInpwEpC_HgC&oi=fnd&pg=PA3&dq=FEENBERG,+A.+Transforming+technology:+a+critical+theory+revisited.+Oxford:+Oxford+University+Press,+2002.&ots=oW7ecDanPX&sig=If1YfudQbRkEHakLGBPXVA09AQg#v=onepage&q=FEENBERG%2C%20A.%20Transforming%20technology%3A%20a%20critical%20theory%20revisited.%20Oxford%3A%20Oxford%20University%20Press%2C%202002.&f=false. Acesso em: 24 Jul. 2024.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-591645. Acesso em: 10 Jul. 2024.

FUCHS, Kevin. Exploring the opportunities and challenges of NLP models in higher education: is Chat GPT a blessing or a curse?. In: Frontiers in Education. Frontiers, 2023. p. 1166682.Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2023.1166682/full. Acesso em: 7 Jul. 2024.

GILL, Sukhpal Singh et al. Transformative effects of ChatGPT on modern education: Emerging Era of AI Chatbots. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, v. 4, p. 19-23, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667345223000354. Acesso: 23 Jul. 2024.

GRASSINI, Simone. Shaping the future of education: exploring the potential and consequences of AI and ChatGPT in educational settings. Education Sciences, v. 13, n. 7, p. 692, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/7/692. Acesso: 17 Jul. 2024.

GUIMARÃES, Suzane Albino da Silva; ROCHA, Ednéia Silva Santos; MUGNAINI, Rogério. Estudo cientométrico da atividade acadêmica sobre as temáticas de humanidades digitais e big data nas universidades estaduais paulistas. Encontros Bibli, v. 28, p. e90566, 2023.Disponível em: https://www.scielo.br/j/eb/a/5McsbnXZDZjyWmGrdWntYDf/?lang=pt. Acesso em: 25 Jul. 2024.

JALIL, Sajed et al. ChatGPT and software testing education: Promises & perils. In: 2023 IEEE international conference on software testing, verification and validation workshops (ICSTW). IEEE, 2023. p. 4130-4137.Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10132255. Acesso em: 13 Jul. 2024.

JAVAID, Mohd; HALEEM, Abid; SINGH, Ravi Pratap. ChatGPT for healthcare services: An emerging stage for an innovative perspective. BenchCouncil Transactions on Benchmarks, Standards and Evaluations, v. 3, n. 1, p. 100105, 2023.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2772485923000224. Acesso em: 22 Jul. 2024.

HONG, Wilson Cheong Hin. The impact of ChatGPT on foreign language teaching and learning: Opportunities in education and research. Journal of Educational Technology and Innovation, v. 5, n. 1, 2023.Disponível em: https://jeti.thewsu.org/index.php/cieti/article/view/103. Acesso em: 24 Jul. 2024.

HUALLPA, Jorge Jinchuña et al. Exploring the ethical considerations of using Chat GPT in university education. Periodicals of Engineering and Natural Sciences, v. 11, n. 4, p. 105-115, 2023. Disponível em: https://pen.ius.edu.ba/index.php/pen/article/view/200. Acesso em: 4 Jul. 2024.

KAUFMAN, Dora. Um projeto de futuro. Piauí, 2021.Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/um-projeto-de-futuro/. Acesso em: 23 Jul. 2024.

KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.Disponível em: https://www.grupoautentica.com.br/produto/desmistificando-a-inteligencia-artificial-367?srsltid=AfmBOoqVfcl3TP-rmcPg4Ir32kKEipvudtCHy82mL3t44-edNn_XAYkW. Acesso em 4 Jul. 2024.

KASNECI, Enkelejda et al. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, v. 103, p. 102274, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1041608023000195. Acesso em: 12 Jul. 2024.

KOHNKE, Lucas; MOORHOUSE, Benjamin Luke; ZOU, Di. ChatGPT for language teaching and learning. Relc Journal, v. 54, n. 2, p. 537-550, 2023.Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00336882231162868. Acesso em: 2 Jul. 2024.

LEE, Hyunsu. The rise of ChatGPT: Exploring its potential in medical education. Anatomical Sciences Education, 2023. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ase.2270. Acesso em: 03 Jul. 2024.

LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de; GONÇALVES, Márcio; MAIA, Mariangela Rebelo. NOTES FOR A CRITICAL DISCOURSE THEORY OF INFORMATION. Encontros Bibli, v. 28, p. e92925, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eb/a/zCnH7GNq8cN7XG83TXqRQKd/. Acesso em 27 Jul. 2024.

LIMA, Marcio Roberto; DE SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Eliane Medeiros. ChatGPT, ChatGPT, me diga como educar meus alunos" com"," para/sobre" e" através de" você: ChatGPT, ChatGPT, tell me how to educate my students' with,''for/about,'and 'through' you. Revista Cocar, v. 20, n. 38, 2024.Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8133. Acesso em: 9 Jul. 2024.

LIMONGI, Ricardo. The use of artificial intelligence in scientific research with integrity and ethics. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 16, n. 1, p. e845-e845, 2024.Disponível em: https://revistafuture.org/FSRJ/article/view/845. Acesso: Jul. 2024.

LIMONGI, Ricardo et al. Além da manipulação: ciência aberta e a nova era da confiabilidade científica. Internext, v. 20, n. 1, 2025.Disponível em: https://internext.emnuvens.com.br/internext/article/view/819. Acesso em: 03 Fev. 2025.

LO, Chung Kwan. What is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Education Sciences, v. 13, n. 4, p. 410, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/4/410. Acesso em: 7 Jul. 2024.

LUND, Brady D.; WANG, Ting. Chatting about ChatGPT: how may AI and GPT impact academia and libraries?. Library Hi Tech News, v. 40, n. 3, p. 26-29, 2023.Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/lhtn-01-2023-0009/full/html. Acesso em: 21 Jul. 2024.

LUND, Brady D. et al. ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 74, n. 5, p. 570-581, 2023.Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.24750. Acesso em: 22 Jul. 2024.

MALINKA, Kamil et al. On the educational impact of chatgpt: Is artificial intelligence ready to obtain a university degree?. In: Proceedings of the 2023 Conference on Innovation and Technology in Education. Springer, 2023. p. 227-236.Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3587102.3588827. Acesso em: 14 Jul. 2024.

MACÊDO, Monique Wanderley; VALE-SILVA, Priscila. Letramento científico na escola: potencial formativo da Feira de Ciências. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 6, n. 1, p. 4-28, 2024.Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/337. Acesso em: 8 Jul. 2024.

MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Pesquisa Fapesp, n. 326, p. 40–41, 2023.Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-plagio-encoberto-em-textos-do-chatgpt/. Acesso em: 15 Jul. 2024.

MHLANGA, David. Open AI in education, the responsible and ethical use of ChatGPT towards lifelong learning. In: Fintech and artificial intelligence for sustainable development: the role of smart technologies in achieving development goals. Cham: Springer Nature Switzerland, 2023. p. 387-409. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-37776-1_17. Acesso em: 23 Jul. 2024.

MICHEL-VILLARREAL, Rosario et al. Challenges and opportunities of generative AI for higher education as explained by ChatGPT. Education Sciences, v. 13, n. 9, p. 856, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/9/856. Acesso em: 14 Jul. 2024.

MONTENEGRO-RUEDA, Marta et al. Impact of the implementation of ChatGPT in education: A systematic review. Computers, v. 12, n. 8, p. 153, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-431X/12/8/153. Acesso em: 18 Jul. 2024.

MOONS, Philip; VAN BULCK, Liesbet. ChatGPT: can artificial intelligence language models be of value for cardiovascular nurses and allied health professionals. European Journal of Cardiovascular Nursing, v. 22, n. 7, p. e55-e59, 2023.Disponível em: https://academic.oup.com/eurjcn/article/22/7/e55/7031481?login=true. Acesso em: 25 Jul. 2024.

MORAN, José. O uso equilibrado da Inteligência Artificial na Educação. 2024. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2024/06/uso_IA_edu.pdf. Acesso em: 19 Jul. 2024.

NEUMANN, Michael; RAUSCHENBERGER, Maria; SCHÖN, Eva-Maria. “We need to talk about ChatGPT”: The future of AI and higher education. In: 2023 IEEE/ACM 5th International Workshop on Software Engineering Education for the Next Generation (SEENG). IEEE, 2023. p. 29-32. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10190438. Acesso em: 16 Jul. 2024.

OPARA, Emmanuel; MFON-ETTE, Theresa; ADUKE, Tolorunleke Caroline. ChatGPT for teaching, learning and research: Prospects and challenges. Glob Acad J Humanit Soc Sci, v. 5, 2023.Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4375470. Acesso em: 17 Jul. 2024.

OLIVEIRA, Josiane Silva de; NEVES, Ianaira Barreto Souza. Inteligência Artificial, ChatGPT e Estudos Organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 30, p. 388-400, 2023.Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/czVX8dZ88rpfFvSsXxw7YKP/?lang=pt. Acesso em: 4 Jul. 2024.

OUYANG, Fan; JIAO, Pengcheng. Artificial intelligence in education: The three paradigms. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 2, p. 100020, 2021.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X2100014X. Acesso em: 11 Jul. 2024.

PAIVA SILVA, Keila Cristina et al. Como enfrentar os novos desafios com o auxílio da ChatGPT na educação. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, v. 5, n. 3, p. e535050-e535050, 2024.Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5050. Acesso em 3 Jul. 2024.

PAVLIK, John V. Collaborating with ChatGPT: Considering the implications of generative artificial intelligence for journalism and media education. Journalism & Mass Communication Educator, v. 78, n. 1, p. 84-93, 2023.Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/10776958221149577. Acesso em: 16 Jul. 2024.

PEPPOLONI, Diana. Per una didattica digitale delle lingue. 2019.Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/72498526/Per_una_Didattica_Digitale_delle_Lingue_Estratto-libre.pdf?1634206378=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DPer_una_Didattica_Digitale_delle_Lingue.pdf&Expires=1741277475&Signature=dMWtHnGfUf-zT56~hkPwWS~kGEG~B4vBC2bvtLqZgH-5DXWzOxxfx95OJzcwL1IeH5PZP4j-AR1tD-86w-cu1SncXDoYNxhezPf5nPgIxPPwkg16D29N9gbqniIx6W53DAq1J6rnH-Ie56OsJPaaoByZ9RgBUGY~5NCdZSFZDtoD52r4T3CiNTqWd4-NdnfL0NsGapMlLT7I-ntcgyPUZ6KCg4xq6QPcfQCIIJp15i1kg1ZpkJVLQ4534zprKgvGFZAx7siwPUBOrna9VnZPy7niFxYiDMiiDLM8mSttV6IHULX2hVspvVvgBkshYV1nNADYSUISQnHfzICXaPfW3A__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 4 Jul. 2024.

PUTRA, Febri W. et al. ChatGPT in the higher education environment: perspectives from the theory of high order thinking skills. Journal of Public Health, v. 45, n. 4, p. e840-e841, 2023.Disponível em: https://academic.oup.com/jpubhealth/article/45/4/e840/7224312?login=true. Acesso em: 25 Jul. 2024.

QADIR, Junaid. Engineering education in the era of ChatGPT: Promises and pitfalls of generative AI for education. In: 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 2023. p. 1-9.Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10125121. Acesso em: 5 Jul. 2024.

RAHMAN, Md Mostafizer; WATANOBE, Yutaka. ChatGPT for education and research: Opportunities, threats, and strategies. Applied Sciences, v. 13, n. 9, p. 5783, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3417/13/9/5783. Acesso em: 06 Jul. 2024.

RASUL, Tareq et al. The role of ChatGPT in higher education: Benefits, challenges, and future research directions. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n. 1, 2023.Disponível em: https://pure.aib.edu.au/ws/portalfiles/portal/35431301/787_Article_Text_3375_1_10_20230510.pdf. Acesso em: 7 Jul. 2024.

RAY, Partha Pratim. ChatGPT: A comprehensive review on background, applications, key challenges, bias, ethics, limitations and future scope. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, v. 3, p. 121-154, 2023.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S266734522300024X. Acesso em 12 Jul. 2024.

REGIS, André Souza; DE BRITO, Michelle; DA SILVA, Suely Gomes. Contribuição da inteligência artificial para a educação: potencialidades, desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 1, p. 2681-2699, 2025.Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17979. Acesso em: 3 Jul. 2024.

RODRIGUES, Melissa Bertolini et al. A lei como artefato tecnológico: análise do Projeto de Lei nº 4.513/2020 que institui a educação digital, com foco no letramento digital. 2023. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33363. Acesso em: 10 Jul. 2024.

ROLL, Ido; WYLIE, Ruth. Evolution and revolution in artificial intelligence in education. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 26, p. 582-599, 2016.Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40593-016-0110-3. Acesso em: 13 Maio.2024.

RUOCCO, Alessandro. Perché l’Italia ha bloccato ChatGPT. 2025.Disponível em: https://legrandcontinent.eu/it/2023/04/21/perche-litalia-ha-bloccato-chatgpt/. Acesso em 18 Jul. 2024.

SANTOS, Weider; MERCADO, Luis; PIMENTEL, Fernando. Sala de aula invertida na educação básica: potencialidades e desafios. Temática, 2021.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Pimentel-5/publication/355427409_Sala_de_aula_invertida_na_educacao_basica_potencialidades_e_desafios/links/616ff6f7766c4a211cfb91a1/Sala-de-aula-invertida-na-educacao-basica-potencialidades-e-desafios.pdf. Acesso em: 14 Jul. 2024.

SCHULTZ, Adriane Kis; DE LARA BONOTTO, Danusa. A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2024.Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906. Acessoe em:17 Jul. 2024.

ROSA, Hartmut. Alienação e aceleração: por uma teoria crítica da temporalidade tardo-moderna. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=oaZ-EAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=ROSA,+Hartmut.+Aliena%C3%A7%C3%A3o+e+acelera%C3%A7%C3%A3o:+por+uma+teoria+cr%C3%ADtica+da+temporalidade+tardo-moderna.+Petr%C3%B3polis:+Editora+Vozes,+2022.&ots=368tA1HJ7N&sig=O_VTzYnUwBjR2fy8SbAfZxH5Yw4#v=onepage&q=ROSA%2C%20Hartmut.%20Aliena%C3%A7%C3%A3o%20e%20acelera%C3%A7%C3%A3o%3A%20por%20uma%20teoria%20cr%C3%ADtica%20da%20temporalidade%20tardo-moderna.%20Petr%C3%B3polis%3A%20Editora%20Vozes%2C%202022.&f=false. Acesso em: 15 Jul. 2024.

SILVA, Marcelo Castanheira et al. A Revolução da inteligência generativa artificial e o aprendizado na educação básica: o caso do ChatGPT no contexto brasileiro. Experiências em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 129-138, 2024.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Paulo-Victor-Souza/publication/380210027_The_revolution_of_generative_artificial_intelligence_and_learning_in_basic_education_the_case_of_ChatGPT_in_the_Brazilian_context/links/6631405606ea3d0b741c1a9c/The-revolution-of-generative-artificial-intelligence-and-learning-in-basic-education-the-case-of-ChatGPT-in-the-Brazilian-context.pdf. Acesso em: 23 Jul. 2024.

STANLEY, G. Language learning with technology: Ideas for integrating technology in the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=mycwc3ibvBkC&oi=fnd&pg=PR1&dq=STANLEY,+G.+Language+learning+with+technology:+Ideas+for+integrating+technology+in+the+classroom.+Cambridge:+Cambridge+University+Press,+2013.&ots=c2m-XEhU8_&sig=n-PuEiLm8qAu9iOB9mJw76MMtpY#v=onepage&q=STANLEY%2C%20G.%20Language%20learning%20with%20technology%3A%20Ideas%20for%20integrating%20technology%20in%20the%20classroom.%20Cambridge%3A%20Cambridge%20University%20Press%2C%202013.&f=false. Acesso em: 19 Jul. 2024.

ZHU, Jun-Jie et al. ChatGPT and environmental research. Environmental Science & Technology, v. 57, n. 46, p. 17667-17670, 2023.Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acs.est.3c01818. Acesso em: 17 Jul. 2024.

STRZELECKI, Artur. To use or not to use ChatGPT in higher education? A study of students’ acceptance and use of technology. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023.Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2023.2209881. Acesso em: 11 Jul. 2024.

SOK, Sarin; HENG, Kimkong. ChatGPT for education and research: A review of benefits and risks. Disponível em: SSRN 4378735, 2023.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cambodian-Journal-Of-Educational-Research/publication/373170005_Cambodian_Journal_of_Educational_Research_Volume_3_Number_1/links/64de1f111351f5785b707247/Cambodian-Journal-of-Educational-Research-Volume-3-Number-1.pdf#page=129. Acesso em: 18 Jul. 2024.

TALAN, Tarık; KALINKARA, Yusuf. The role of artificial intelligence in higher education: ChatGPT assessment for anatomy course. Uluslararası Yönetim Bilişim Sistemleri ve Bilgisayar Bilimleri Dergisi, v. 7, n. 1, p. 33-40, 2023.Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/uybisbbd/article/1244777. Acesso em: 3 Jul. 2024.

TLILI, Ahmed et al. What if the devil is my guardian angel: ChatGPT as a case study of using chatbots in education. Smart Learning Environments, v. 10, n. 1, p. 15, 2023.Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s40561-023-00237-x. Acesso em: 20 Jul. 2024.

VAN DIS, Eva AM et al. ChatGPT: five priorities for research. Nature, v. 614, n. 7947, p. 224-226, 2023.Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-023-00288-7. Acesso em: 13 Jul. 2024.

VELÁSQUEZ, Fidel Rodríguez. O ChatGPT na pesquisa em Humanidades Digitais: Oportunidades, críticas e desafios. TEKOA, v. 2, n. 2, 2023.Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/3711. Acesso em: 17 Jul. 2024.

WARDAT, Yousef et al. ChatGPT: A revolutionary tool for teaching and learning mathematics. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 19, n. 7, p. em 2286, 2023.Disponível em: https://www.ejmste.com/article/chatgpt-a-revolutionary-tool-for-teaching-and-learning-mathematics-13272?trk=article-ssr-frontend-pulse_x-social-details_comments-action_comment-text. Acesso em: 15 Jul. 2024.

WINNER, L. The whale and the reactor: a search for limits in an age of high technology. Chicago-London: The University of Chicago Press, 1986.Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=wKnQDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR5&dq=WINNER,+L.+The+whale+and+the+reactor:+a+search+for+limits+in+an+age+of+high+technology.+Chicago-London:+The+University+of+Chicago+Press,+1986.&ots=EEYY6bs_f_&sig=sGKohzcm2rM0zDUtpegJG8vgJ7s#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 10 Jul. 2024.

ZMUDA, Ales. Leap of faith: Take the plunge into a 21st-century conception of learning. School Library Monthly, v. 26, n. 3, p. 16-18, 2009. Disponível em: ERIC database.Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ860981. Acesso em: 22 Jul. 2024.

ZHAI, Xiaoming. ChatGPT user experience: Implications for education. Disponível em: SSRN 4312418, 2022.Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4312418. Acesso em: 23 Jul. 2024.

ZHU, Chenjia et al. How to Harness the Potential of ChatGPT in Education?. Knowledge Management & E-Learning, v. 15, n. 2, p. 133-152, 2023.Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1394645. Acesso em 26 Jul. 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

BROGNOLI, Paula Caldas; RODRIGUES, Melissa Bertolini. ChatGPT na Universidade de Perugia: Potencializando a Interação entre Docentes e Discentes. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 30, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e102135. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/102135. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossier: Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial Gerativa