ChatGPT na Universidade de Perugia: Potencializando a Interação entre Docentes e Discentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e102135Palavras-chave:
Chatgpt, Estudantes do ensino médio, Universidade, Educação, ItáliaResumo
Objetivo: Este artigo teve como objetivo investigar como o ChatGPT pode potencializar a interação entre docentes e discentes na Universidade Degli Studi di Perugia, com foco no processo de aprendizagem de línguas.
Método: A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a busca de artigos em plataformas como Science Direct, Google Acadêmico e SciELO. Foi desenvolvido um formulário composto por 17 perguntas em italiano, abordando o uso do ChatGPT e sua relação com a educação. Esse formulário foi enviado a 939 alunos, através de diversos grupos de WhatsApp, em 10 de junho e permaneceu aberto até 18 de junho, resultando em 40 respostas. Os participantes incluíam estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com idades entre 19 e 36 anos. Após a coleta dos dados, realizou-se uma análise de conteúdo (Bardin, 1977), dividida em duas categorias: possibilidade de uso como estratégia pedagógica e impossibilidade de uso.
Resultados: A análise das respostas revelou que o uso do ChatGPT tem o potencial de aprimorar a capacidade de conversação, ampliar o vocabulário na língua-alvo e corrigir redações e textos escritos nessa língua. No entanto, também foram identificados desafios, como a dependência excessiva da ferramenta, questões de equidade tecnológica e a padronização da língua.
Conclusões: O estudo concluiu que, segundo a interpretação dos estudantes italianos, o ChatGPT possui potencial pedagógico no processo de aprendizagem de línguas, mas enfrenta desafios significativos. A maioria dos alunos desconhece o significado do acrônimo ChatGPT, o que sugere uma visão instrumental da ferramenta. O papel do professor é considerado essencial para integrar a inteligência artificial de forma eficaz na educação de qualidade.
Downloads
Referências
ADESHOLA, Ibrahim; ADEPOJU, Adeola Praise. The opportunities and challenges of ChatGPT in education. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2023.2253858. Acesso: 5 Mai. 2024.
American council on the teaching of foreign languages. ACTFL proficiency guidelines. Alexandria, VA: Author, 2012. Disponível em: https://actfl.org/uploads/files/general/Documents/ACTFLProgramStandards2013.pdf. Acesso: 7 Mai. 2024.
AL-KHRESHEH, Mohammad H. Bridging technology and pedagogy from a global lens: Teachers’ perspectives on integrating ChatGPT in English language teaching. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 6, p. 100218, 2024.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X24000195. Acesso em 12 Jun. 2024.
BAIDOO-ANU, David; ANSAH, Leticia Owusu. Education in the era of generative artificial intelligence (AI): Understanding the potential benefits of ChatGPT in promoting teaching and learning. Journal of AI, v. 7, n. 1, p. 52-62, 2023. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/jai/issue/77844/1337500. Acesso em 5 Jul. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Disponível em: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf. Acesso em: 20 Jul. 2024.
BASKARA, Risang et al. Exploring the implications of ChatGPT for language learning in higher education. Indonesian Journal of English Language Teaching and Applied Linguistics, v. 7, n. 2, p. 343-358, 2023. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1391490. Acesso em 27 Jul. 2024.
BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luis Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan. V. Educação Tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016. Disponível em: https://livraria.ufsc.br/produto/783/educacao-tecnologica--enfoques-para-o-ensino-de-engenharia. Acesso em 10 Jul. 2024.
BENTIVOGLIO, Julio. Conversa sobre Teoria da História com o ChatGPT. Revista de Teoria da História, v. 26, n. 1, p. 316-335, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/75344. Acesso em 14 Jul. 2024.
BIN-HADY, Wagdi Rashad Ali et al. Exploring the dimensions of ChatGPT in English language learning: A global perspective. Library Hi Tech, n. ahead-of-print, 2023.Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/lht-05-2023-0200/full/html. Acesso em 16 Jul. 2024.
BOSCARDIN, Christy K. et al. ChatGPT and generative artificial intelligence for medical education: potential impact and opportunity. Academic Medicine, v. 99, n. 1, p. 22-27, 2024. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/fulltext/2024/01000/chatgpt_and_generative_artificial_intelligence_for.11.aspx. Acesso em: 15 Jul. 2024.
CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Estudar e aprender com o ChatGPT. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11140. Acesso em 20 Jul. 2024.
CHAUDHRY, Iffat Sabir et al. Time to revisit existing student’s performance evaluation approach in higher education sector in a new era of ChatGPT—a case study. Cogent Education, v. 10, n. 1, p. 2210461, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2023.2210461. Acesso 3 Jul. 2024.
CHEN, B.; LIU, H.; ZHANG, J. Integrating artificial intelligence into educational technology research and development. Educational Technology Research and Development, New Jersey, 2019. Disponível em: https://www.juac.ir/article_197804.html?lang=en. Acesso em: 15 Jul. 2024.
CHEN, Lijia; CHEN, Pingping; LIN, Zhijian. Artificial intelligence in education: A review. IEEE Access, v. 8, p. 75264-75278, 2020.Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/9069875. Acesso em: 18 Jul. 2024.
CHEN, Xieling et al. Two decades of artificial intelligence in education. Educational Technology & Society, v. 25, n. 1, p. 28-47, 2022.Disponível em: https://www.jstor.org/stable/48647028. Acesso em: 8 de Jul. 2024.
COECKELBERGH, Mark. AI ethics. Cambridge: MIT Press, 2020.Disponível em: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=DM_XDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR7&dq=COECKELBERGH,+Mark.+AI+ethics.+Cambridge:+MIT+Press,+2020.&ots=TPZttgX0XM&sig=CMy5qcwKUxNIa4Rk01DAwcWrFgQ#v=onepage&q=COECKELBERGH%2C%20Mark.%20AI%20ethics.%20Cambridge%3A%20MIT%20Press%2C%202020.&f=false. Acesso em: 22 Jul. 2024.
COOPER, Grant. Examining science education in ChatGPT: An exploratory study of generative artificial intelligence. Journal of Science Education and Technology, v. 32, n. 3, p. 444-452, 2023.Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/S10956-023-10039-Y. Acesso em: 3 Jul. 2024.
COTTON, Debby RE; COTTON, Peter A.; SHIPWAY, J. Reuben. Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, v. 61, n. 2, p. 228-239, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14703297.2023.2190148. Acesso em:17 Jul. 2024.
DA SILVA, Keila Ramos et al. Inteligência Artificial e seus impactos na educação: uma revisão sistemática. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, v. 4, n. 11, p. e4114353-e4114353, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/4353. Acesso em: 2 de Jul. 2024.
DE JESUS, Jolúcia Santos et al. A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021). Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 32-51, 2024. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/17746. Acesso em: 20 Jul. 2024.
DE FARIA, Carolina Paiva; SANTOS, Gilberto Lacerda. Tecnologias e Comunicação Pedagógica: análise e percepção discente acerca da configuração de novos espaços de aprendizagem. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 67-82, 2024.Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/17100. Acesso em: 21 Jul. 2024.
DE MORAES, João Antônio; MATILHA, Adriano. Todo poderoso GPT. Revista Humanitas, n. 162, p. 20-30, 2013. Disponível em: https://www.escala.com.br/humanitas-162-p2533?srsltid=AfmBOopU3U2KOik3FOXxn4a40JVSL6SDlJetamUWRwnQtbrDN1eYWxlZ. Acesso em: 17 Jul. 2024.
DEMPERE, Juan et al. The impact of ChatGPT on higher education. In: Frontiers in Education, Frontiers Media SA, 2023. p. 1206936. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2023.1206936/full. Acesso em: 5 Jul. 2024.
FAUZI, Fauzi et al. Analyzing the role of ChatGPT in improving student productivity in higher education. Journal on Education, v. 5, n. 4, p. 14886-14891, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/369905000_Analysing_the_Role_of_ChatGPT_in_Improving_Student_Productivity_in_Higher_Education. Acesso em: 6 Jul. 2024.
FARROKHNIA, Mohammadreza et al. A SWOT analysis of ChatGPT: Implications for educational practice and research. Innovations in Education and Teaching International, v. 61, n. 3, p. 460-474, 2024.Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14703297.2023.2195846. Acesso em: 12 Jul. 2024.
FEENBERG, A. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: Oxford University Press, 2002. Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=eInpwEpC_HgC&oi=fnd&pg=PA3&dq=FEENBERG,+A.+Transforming+technology:+a+critical+theory+revisited.+Oxford:+Oxford+University+Press,+2002.&ots=oW7ecDanPX&sig=If1YfudQbRkEHakLGBPXVA09AQg#v=onepage&q=FEENBERG%2C%20A.%20Transforming%20technology%3A%20a%20critical%20theory%20revisited.%20Oxford%3A%20Oxford%20University%20Press%2C%202002.&f=false. Acesso em: 24 Jul. 2024.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-591645. Acesso em: 10 Jul. 2024.
FUCHS, Kevin. Exploring the opportunities and challenges of NLP models in higher education: is Chat GPT a blessing or a curse?. In: Frontiers in Education. Frontiers, 2023. p. 1166682.Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2023.1166682/full. Acesso em: 7 Jul. 2024.
GILL, Sukhpal Singh et al. Transformative effects of ChatGPT on modern education: Emerging Era of AI Chatbots. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, v. 4, p. 19-23, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667345223000354. Acesso: 23 Jul. 2024.
GRASSINI, Simone. Shaping the future of education: exploring the potential and consequences of AI and ChatGPT in educational settings. Education Sciences, v. 13, n. 7, p. 692, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/7/692. Acesso: 17 Jul. 2024.
GUIMARÃES, Suzane Albino da Silva; ROCHA, Ednéia Silva Santos; MUGNAINI, Rogério. Estudo cientométrico da atividade acadêmica sobre as temáticas de humanidades digitais e big data nas universidades estaduais paulistas. Encontros Bibli, v. 28, p. e90566, 2023.Disponível em: https://www.scielo.br/j/eb/a/5McsbnXZDZjyWmGrdWntYDf/?lang=pt. Acesso em: 25 Jul. 2024.
JALIL, Sajed et al. ChatGPT and software testing education: Promises & perils. In: 2023 IEEE international conference on software testing, verification and validation workshops (ICSTW). IEEE, 2023. p. 4130-4137.Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10132255. Acesso em: 13 Jul. 2024.
JAVAID, Mohd; HALEEM, Abid; SINGH, Ravi Pratap. ChatGPT for healthcare services: An emerging stage for an innovative perspective. BenchCouncil Transactions on Benchmarks, Standards and Evaluations, v. 3, n. 1, p. 100105, 2023.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2772485923000224. Acesso em: 22 Jul. 2024.
HONG, Wilson Cheong Hin. The impact of ChatGPT on foreign language teaching and learning: Opportunities in education and research. Journal of Educational Technology and Innovation, v. 5, n. 1, 2023.Disponível em: https://jeti.thewsu.org/index.php/cieti/article/view/103. Acesso em: 24 Jul. 2024.
HUALLPA, Jorge Jinchuña et al. Exploring the ethical considerations of using Chat GPT in university education. Periodicals of Engineering and Natural Sciences, v. 11, n. 4, p. 105-115, 2023. Disponível em: https://pen.ius.edu.ba/index.php/pen/article/view/200. Acesso em: 4 Jul. 2024.
KAUFMAN, Dora. Um projeto de futuro. Piauí, 2021.Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/um-projeto-de-futuro/. Acesso em: 23 Jul. 2024.
KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.Disponível em: https://www.grupoautentica.com.br/produto/desmistificando-a-inteligencia-artificial-367?srsltid=AfmBOoqVfcl3TP-rmcPg4Ir32kKEipvudtCHy82mL3t44-edNn_XAYkW. Acesso em 4 Jul. 2024.
KASNECI, Enkelejda et al. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, v. 103, p. 102274, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1041608023000195. Acesso em: 12 Jul. 2024.
KOHNKE, Lucas; MOORHOUSE, Benjamin Luke; ZOU, Di. ChatGPT for language teaching and learning. Relc Journal, v. 54, n. 2, p. 537-550, 2023.Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00336882231162868. Acesso em: 2 Jul. 2024.
LEE, Hyunsu. The rise of ChatGPT: Exploring its potential in medical education. Anatomical Sciences Education, 2023. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ase.2270. Acesso em: 03 Jul. 2024.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de; GONÇALVES, Márcio; MAIA, Mariangela Rebelo. NOTES FOR A CRITICAL DISCOURSE THEORY OF INFORMATION. Encontros Bibli, v. 28, p. e92925, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eb/a/zCnH7GNq8cN7XG83TXqRQKd/. Acesso em 27 Jul. 2024.
LIMA, Marcio Roberto; DE SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Eliane Medeiros. ChatGPT, ChatGPT, me diga como educar meus alunos" com"," para/sobre" e" através de" você: ChatGPT, ChatGPT, tell me how to educate my students' with,''for/about,'and 'through' you. Revista Cocar, v. 20, n. 38, 2024.Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8133. Acesso em: 9 Jul. 2024.
LIMONGI, Ricardo. The use of artificial intelligence in scientific research with integrity and ethics. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 16, n. 1, p. e845-e845, 2024.Disponível em: https://revistafuture.org/FSRJ/article/view/845. Acesso: Jul. 2024.
LIMONGI, Ricardo et al. Além da manipulação: ciência aberta e a nova era da confiabilidade científica. Internext, v. 20, n. 1, 2025.Disponível em: https://internext.emnuvens.com.br/internext/article/view/819. Acesso em: 03 Fev. 2025.
LO, Chung Kwan. What is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Education Sciences, v. 13, n. 4, p. 410, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/4/410. Acesso em: 7 Jul. 2024.
LUND, Brady D.; WANG, Ting. Chatting about ChatGPT: how may AI and GPT impact academia and libraries?. Library Hi Tech News, v. 40, n. 3, p. 26-29, 2023.Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/lhtn-01-2023-0009/full/html. Acesso em: 21 Jul. 2024.
LUND, Brady D. et al. ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 74, n. 5, p. 570-581, 2023.Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.24750. Acesso em: 22 Jul. 2024.
MALINKA, Kamil et al. On the educational impact of chatgpt: Is artificial intelligence ready to obtain a university degree?. In: Proceedings of the 2023 Conference on Innovation and Technology in Education. Springer, 2023. p. 227-236.Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3587102.3588827. Acesso em: 14 Jul. 2024.
MACÊDO, Monique Wanderley; VALE-SILVA, Priscila. Letramento científico na escola: potencial formativo da Feira de Ciências. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 6, n. 1, p. 4-28, 2024.Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/337. Acesso em: 8 Jul. 2024.
MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Pesquisa Fapesp, n. 326, p. 40–41, 2023.Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-plagio-encoberto-em-textos-do-chatgpt/. Acesso em: 15 Jul. 2024.
MHLANGA, David. Open AI in education, the responsible and ethical use of ChatGPT towards lifelong learning. In: Fintech and artificial intelligence for sustainable development: the role of smart technologies in achieving development goals. Cham: Springer Nature Switzerland, 2023. p. 387-409. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-37776-1_17. Acesso em: 23 Jul. 2024.
MICHEL-VILLARREAL, Rosario et al. Challenges and opportunities of generative AI for higher education as explained by ChatGPT. Education Sciences, v. 13, n. 9, p. 856, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/9/856. Acesso em: 14 Jul. 2024.
MONTENEGRO-RUEDA, Marta et al. Impact of the implementation of ChatGPT in education: A systematic review. Computers, v. 12, n. 8, p. 153, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2073-431X/12/8/153. Acesso em: 18 Jul. 2024.
MOONS, Philip; VAN BULCK, Liesbet. ChatGPT: can artificial intelligence language models be of value for cardiovascular nurses and allied health professionals. European Journal of Cardiovascular Nursing, v. 22, n. 7, p. e55-e59, 2023.Disponível em: https://academic.oup.com/eurjcn/article/22/7/e55/7031481?login=true. Acesso em: 25 Jul. 2024.
MORAN, José. O uso equilibrado da Inteligência Artificial na Educação. 2024. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2024/06/uso_IA_edu.pdf. Acesso em: 19 Jul. 2024.
NEUMANN, Michael; RAUSCHENBERGER, Maria; SCHÖN, Eva-Maria. “We need to talk about ChatGPT”: The future of AI and higher education. In: 2023 IEEE/ACM 5th International Workshop on Software Engineering Education for the Next Generation (SEENG). IEEE, 2023. p. 29-32. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10190438. Acesso em: 16 Jul. 2024.
OPARA, Emmanuel; MFON-ETTE, Theresa; ADUKE, Tolorunleke Caroline. ChatGPT for teaching, learning and research: Prospects and challenges. Glob Acad J Humanit Soc Sci, v. 5, 2023.Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4375470. Acesso em: 17 Jul. 2024.
OLIVEIRA, Josiane Silva de; NEVES, Ianaira Barreto Souza. Inteligência Artificial, ChatGPT e Estudos Organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 30, p. 388-400, 2023.Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/czVX8dZ88rpfFvSsXxw7YKP/?lang=pt. Acesso em: 4 Jul. 2024.
OUYANG, Fan; JIAO, Pengcheng. Artificial intelligence in education: The three paradigms. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 2, p. 100020, 2021.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X2100014X. Acesso em: 11 Jul. 2024.
PAIVA SILVA, Keila Cristina et al. Como enfrentar os novos desafios com o auxílio da ChatGPT na educação. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, v. 5, n. 3, p. e535050-e535050, 2024.Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5050. Acesso em 3 Jul. 2024.
PAVLIK, John V. Collaborating with ChatGPT: Considering the implications of generative artificial intelligence for journalism and media education. Journalism & Mass Communication Educator, v. 78, n. 1, p. 84-93, 2023.Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/10776958221149577. Acesso em: 16 Jul. 2024.
PEPPOLONI, Diana. Per una didattica digitale delle lingue. 2019.Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/72498526/Per_una_Didattica_Digitale_delle_Lingue_Estratto-libre.pdf?1634206378=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DPer_una_Didattica_Digitale_delle_Lingue.pdf&Expires=1741277475&Signature=dMWtHnGfUf-zT56~hkPwWS~kGEG~B4vBC2bvtLqZgH-5DXWzOxxfx95OJzcwL1IeH5PZP4j-AR1tD-86w-cu1SncXDoYNxhezPf5nPgIxPPwkg16D29N9gbqniIx6W53DAq1J6rnH-Ie56OsJPaaoByZ9RgBUGY~5NCdZSFZDtoD52r4T3CiNTqWd4-NdnfL0NsGapMlLT7I-ntcgyPUZ6KCg4xq6QPcfQCIIJp15i1kg1ZpkJVLQ4534zprKgvGFZAx7siwPUBOrna9VnZPy7niFxYiDMiiDLM8mSttV6IHULX2hVspvVvgBkshYV1nNADYSUISQnHfzICXaPfW3A__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 4 Jul. 2024.
PUTRA, Febri W. et al. ChatGPT in the higher education environment: perspectives from the theory of high order thinking skills. Journal of Public Health, v. 45, n. 4, p. e840-e841, 2023.Disponível em: https://academic.oup.com/jpubhealth/article/45/4/e840/7224312?login=true. Acesso em: 25 Jul. 2024.
QADIR, Junaid. Engineering education in the era of ChatGPT: Promises and pitfalls of generative AI for education. In: 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 2023. p. 1-9.Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10125121. Acesso em: 5 Jul. 2024.
RAHMAN, Md Mostafizer; WATANOBE, Yutaka. ChatGPT for education and research: Opportunities, threats, and strategies. Applied Sciences, v. 13, n. 9, p. 5783, 2023.Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3417/13/9/5783. Acesso em: 06 Jul. 2024.
RASUL, Tareq et al. The role of ChatGPT in higher education: Benefits, challenges, and future research directions. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n. 1, 2023.Disponível em: https://pure.aib.edu.au/ws/portalfiles/portal/35431301/787_Article_Text_3375_1_10_20230510.pdf. Acesso em: 7 Jul. 2024.
RAY, Partha Pratim. ChatGPT: A comprehensive review on background, applications, key challenges, bias, ethics, limitations and future scope. Internet of Things and Cyber-Physical Systems, v. 3, p. 121-154, 2023.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S266734522300024X. Acesso em 12 Jul. 2024.
REGIS, André Souza; DE BRITO, Michelle; DA SILVA, Suely Gomes. Contribuição da inteligência artificial para a educação: potencialidades, desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 1, p. 2681-2699, 2025.Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17979. Acesso em: 3 Jul. 2024.
RODRIGUES, Melissa Bertolini et al. A lei como artefato tecnológico: análise do Projeto de Lei nº 4.513/2020 que institui a educação digital, com foco no letramento digital. 2023. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33363. Acesso em: 10 Jul. 2024.
ROLL, Ido; WYLIE, Ruth. Evolution and revolution in artificial intelligence in education. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 26, p. 582-599, 2016.Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40593-016-0110-3. Acesso em: 13 Maio.2024.
RUOCCO, Alessandro. Perché l’Italia ha bloccato ChatGPT. 2025.Disponível em: https://legrandcontinent.eu/it/2023/04/21/perche-litalia-ha-bloccato-chatgpt/. Acesso em 18 Jul. 2024.
SANTOS, Weider; MERCADO, Luis; PIMENTEL, Fernando. Sala de aula invertida na educação básica: potencialidades e desafios. Temática, 2021.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Pimentel-5/publication/355427409_Sala_de_aula_invertida_na_educacao_basica_potencialidades_e_desafios/links/616ff6f7766c4a211cfb91a1/Sala-de-aula-invertida-na-educacao-basica-potencialidades-e-desafios.pdf. Acesso em: 14 Jul. 2024.
SCHULTZ, Adriane Kis; DE LARA BONOTTO, Danusa. A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2024.Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/16906. Acessoe em:17 Jul. 2024.
ROSA, Hartmut. Alienação e aceleração: por uma teoria crítica da temporalidade tardo-moderna. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=oaZ-EAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=ROSA,+Hartmut.+Aliena%C3%A7%C3%A3o+e+acelera%C3%A7%C3%A3o:+por+uma+teoria+cr%C3%ADtica+da+temporalidade+tardo-moderna.+Petr%C3%B3polis:+Editora+Vozes,+2022.&ots=368tA1HJ7N&sig=O_VTzYnUwBjR2fy8SbAfZxH5Yw4#v=onepage&q=ROSA%2C%20Hartmut.%20Aliena%C3%A7%C3%A3o%20e%20acelera%C3%A7%C3%A3o%3A%20por%20uma%20teoria%20cr%C3%ADtica%20da%20temporalidade%20tardo-moderna.%20Petr%C3%B3polis%3A%20Editora%20Vozes%2C%202022.&f=false. Acesso em: 15 Jul. 2024.
SILVA, Marcelo Castanheira et al. A Revolução da inteligência generativa artificial e o aprendizado na educação básica: o caso do ChatGPT no contexto brasileiro. Experiências em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 129-138, 2024.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Paulo-Victor-Souza/publication/380210027_The_revolution_of_generative_artificial_intelligence_and_learning_in_basic_education_the_case_of_ChatGPT_in_the_Brazilian_context/links/6631405606ea3d0b741c1a9c/The-revolution-of-generative-artificial-intelligence-and-learning-in-basic-education-the-case-of-ChatGPT-in-the-Brazilian-context.pdf. Acesso em: 23 Jul. 2024.
STANLEY, G. Language learning with technology: Ideas for integrating technology in the classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=mycwc3ibvBkC&oi=fnd&pg=PR1&dq=STANLEY,+G.+Language+learning+with+technology:+Ideas+for+integrating+technology+in+the+classroom.+Cambridge:+Cambridge+University+Press,+2013.&ots=c2m-XEhU8_&sig=n-PuEiLm8qAu9iOB9mJw76MMtpY#v=onepage&q=STANLEY%2C%20G.%20Language%20learning%20with%20technology%3A%20Ideas%20for%20integrating%20technology%20in%20the%20classroom.%20Cambridge%3A%20Cambridge%20University%20Press%2C%202013.&f=false. Acesso em: 19 Jul. 2024.
ZHU, Jun-Jie et al. ChatGPT and environmental research. Environmental Science & Technology, v. 57, n. 46, p. 17667-17670, 2023.Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acs.est.3c01818. Acesso em: 17 Jul. 2024.
STRZELECKI, Artur. To use or not to use ChatGPT in higher education? A study of students’ acceptance and use of technology. Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2023.Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2023.2209881. Acesso em: 11 Jul. 2024.
SOK, Sarin; HENG, Kimkong. ChatGPT for education and research: A review of benefits and risks. Disponível em: SSRN 4378735, 2023.Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cambodian-Journal-Of-Educational-Research/publication/373170005_Cambodian_Journal_of_Educational_Research_Volume_3_Number_1/links/64de1f111351f5785b707247/Cambodian-Journal-of-Educational-Research-Volume-3-Number-1.pdf#page=129. Acesso em: 18 Jul. 2024.
TALAN, Tarık; KALINKARA, Yusuf. The role of artificial intelligence in higher education: ChatGPT assessment for anatomy course. Uluslararası Yönetim Bilişim Sistemleri ve Bilgisayar Bilimleri Dergisi, v. 7, n. 1, p. 33-40, 2023.Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/uybisbbd/article/1244777. Acesso em: 3 Jul. 2024.
TLILI, Ahmed et al. What if the devil is my guardian angel: ChatGPT as a case study of using chatbots in education. Smart Learning Environments, v. 10, n. 1, p. 15, 2023.Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s40561-023-00237-x. Acesso em: 20 Jul. 2024.
VAN DIS, Eva AM et al. ChatGPT: five priorities for research. Nature, v. 614, n. 7947, p. 224-226, 2023.Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-023-00288-7. Acesso em: 13 Jul. 2024.
VELÁSQUEZ, Fidel Rodríguez. O ChatGPT na pesquisa em Humanidades Digitais: Oportunidades, críticas e desafios. TEKOA, v. 2, n. 2, 2023.Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/3711. Acesso em: 17 Jul. 2024.
WARDAT, Yousef et al. ChatGPT: A revolutionary tool for teaching and learning mathematics. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 19, n. 7, p. em 2286, 2023.Disponível em: https://www.ejmste.com/article/chatgpt-a-revolutionary-tool-for-teaching-and-learning-mathematics-13272?trk=article-ssr-frontend-pulse_x-social-details_comments-action_comment-text. Acesso em: 15 Jul. 2024.
WINNER, L. The whale and the reactor: a search for limits in an age of high technology. Chicago-London: The University of Chicago Press, 1986.Disponível em: https://books.google.cl/books?hl=pt-BR&lr=&id=wKnQDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR5&dq=WINNER,+L.+The+whale+and+the+reactor:+a+search+for+limits+in+an+age+of+high+technology.+Chicago-London:+The+University+of+Chicago+Press,+1986.&ots=EEYY6bs_f_&sig=sGKohzcm2rM0zDUtpegJG8vgJ7s#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 10 Jul. 2024.
ZMUDA, Ales. Leap of faith: Take the plunge into a 21st-century conception of learning. School Library Monthly, v. 26, n. 3, p. 16-18, 2009. Disponível em: ERIC database.Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ860981. Acesso em: 22 Jul. 2024.
ZHAI, Xiaoming. ChatGPT user experience: Implications for education. Disponível em: SSRN 4312418, 2022.Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4312418. Acesso em: 23 Jul. 2024.
ZHU, Chenjia et al. How to Harness the Potential of ChatGPT in Education?. Knowledge Management & E-Learning, v. 15, n. 2, p. 133-152, 2023.Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1394645. Acesso em 26 Jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Caldas Brognoli, Melissa Bertolini Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.