IA como facilitadora de criatividade e bem-estar em estudantes de negócios: Uma abordagem multigrupo entre universidades públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103485Palavras-chave:
Adoção de IA, Utilidade percebida, Criatividade, Felicidade, Educação superiorResumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo explorar o efeito da adaptabilidade percebida, utilidade percebida e facilidade de uso da IA na criatividade e bem-estar (felicidade) dos estudantes de negócios em universidades do México. Além disso, busca analisar como essas relações podem diferir entre estudantes de universidades públicas e privadas, utilizando uma abordagem multigrupo.
Método: Foi adotada uma abordagem quantitativa não experimental, com um desenho transversal. A amostra incluiu 270 estudantes universitários de cursos de negócios, distribuídos entre uma universidade pública e uma privada no México. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, utilizando escalas previamente validadas para medir a utilidade percebida, facilidade de uso, adoção de IA, criatividade e felicidade. Os dados foram analisados utilizando modelagem de equações estruturais (SEM) e análise multigrupo (MGA) para avaliar as diferenças entre os grupos.
Resultados: Os principais resultados indicam que a adoção de IA medeia significativamente a relação entre a utilidade percebida, a facilidade de uso percebida e os resultados em termos de criatividade e bem-estar. A adoção de IA teve uma influência maior na criatividade nas instituições públicas, enquanto nas privadas o impacto foi mais forte sobre a felicidade. Essas diferenças sugerem que, em contextos com recursos limitados, a IA pode compensar a falta de outros recursos, potencializando a criatividade.
Conclusão: Este estudo contribui para a ampliação do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), ao incluir variáveis como criatividade e felicidade, destacando a importância do contexto socioeconômico na adoção de tecnologias nas universidades. As implicações sugerem que as instituições públicas devem se concentrar em melhorar o acesso a tecnologias como a IA, enquanto as instituições privadas devem garantir um uso ético e responsável que promova tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar emocional dos estudantes.
Downloads
Referências
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179–211, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-t. Acesso em: 2 jul. 2024.
ALAMRI, H. A.; WATSON, S.; WATSON, W. Learning Technology Models that Support Personalization within Blended Learning Environments in Higher Education. TechTrends, v. 65, n. 1, p. 62–78, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11528-020-00530-3. Acesso em: 5 jul. 2024.
AL-SHARAFI, M. A. et al. Understanding the Impact of Knowledge Management Factors on the Sustainable Use of AI-Based Chatbots for Educational Purposes Using a Hybrid SEM-ANN Approach. Interactive Learning Environments, v. 31, n. 10, p. 7491–7510, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10494820.2022.2075014. Acesso em: 8 jul. 2024.
ÁLVAREZ-HUERTA, P.; MUELA, A.; LARREA, I. Student Engagement and Creative Confidence Beliefs in Higher Education. Thinking Skills and Creativity, v. 40, p. 100821, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tsc.2021.100821. Acesso em: 12 jul. 2024.
AMIRI, M. et al. Creativity and Its Determinants Among Medical Students. Journal of Education and Health Promotion, v. 9, n. 1, p. 320, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_279_20. Acesso em: 15 jul. 2024.
ANDERSON, R. C. et al. Generating Buoyancy in a Sea of Uncertainty: Teachers Creativity and Well-Being During the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Psychology, v. 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.614774. Acesso em: 18 jul. 2024.
ARDELEAN, T.; VERES, E. Students Perceptions of Artificial Intelligence in Higher Education. SWS International Scientific Conference on Social Sciences, v. 10, p. 1–11, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.35603/sws.iscss.2023/s08.38. Acesso em: 22 jul. 2024.
BAHROUN, Z. et al. Transforming Education: A Comprehensive Review of Generative Artificial Intelligence in Educational Settings through Bibliometric and Content Analysis. Sustainability, v. 15, n. 17, p. 12983, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su151712983. Acesso em: 25 jul. 2024.
BARTLETT, M. S. A Note on the Multiplying Factors for Various χ² Approximations. Journal of the Royal Statistical Society Series B (Methodological), v. 16, n. 2, p. 296–298, 1954. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.2517-6161.1954.tb00174.x. Acesso em: 29 jul. 2024.
BENEVE, P.; DE STASIO, S.; FIORILLI, C. Editorial: Well-Being of School Teachers in Their Work Environment. Frontiers in Psychology, v. 11, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01239. Acesso em: 1 ago. 2024.
BITAR, N.; DAVIDOVICH, N. Transforming Pedagogy: The Digital Revolution in Higher Education. Education Sciences, v. 14, n. 8, p. 811, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci14080811. Acesso em: 4 ago. 2024.
BRUNETTI, D.; GENA, C.; VERNERO, F. Smart Interactive Technologies in the Human-Centric Factory 5.0: A Survey. Applied Sciences, v. 12, n. 16, p. 7965, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app12167965. Acesso em: 7 ago. 2024.
CALAVIA, M. B.; BLANCO, T.; CASAS, R. Fostering Creativity as a Problem-Solving Competence Through Design: Think-Create-Learn, a Tool for Teachers. Thinking Skills and Creativity, v. 39, p. 100761, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tsc.2020.100761. Acesso em: 10 ago. 2024.
CAO, G. et al. Understanding Managers’ Attitudes and Behavioral Intentions Towards Using Artificial Intelligence for Organizational Decision-Making. Technovation, v. 106, p. 102312, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2021.102312. Acesso em: 13 ago. 2024.
CASINILLO, L. Is Learning Mathematics Still Creative and Enjoyable During the COVID-19 Pandemic? Indonesian Journal of Social Research (IJSR), v. 4, n. 2, p. 124–138, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.30997/ijsr.v4i2.208. Acesso em: 16 ago. 2024.
CHATTERJEE, S.; BHATTACHARJEE, K. K. Adoption of Artificial Intelligence in Higher Education: A Quantitative Analysis Using Structural Equation Modelling. Education and Information Technologies, v. 25, n. 5, p. 3443–3463, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10159-7. Acesso em: 20 ago. 2024.
CHIN, W. W. The Partial Least Squares Approach for Structural Equation Modeling. Modern Methods for Business Research, p. 295–336, 1998. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1998-07269-010. Acesso em: 24 ago. 2024.
CHOUNTA, I.; BARDONE, E.; RAUDSEP, A.; PEDASTE, M. Exploring Teachers’ Perceptions of Artificial Intelligence as a Tool to Support Their Practice in Estonian K-12 Education. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 32, n. 3, p. 725–755, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-021-00243-5. Acesso em: 27 ago. 2024.
DAI, Y.; CHAI, C.; LIN, P.; JONG, M. S.; GUO, Y.; QIN, J. Promoting Students’ Well-Being by Developing Their Readiness for the Artificial Intelligence Age. Sustainability, v. 12, n. 16, p. 6597, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12166597. Acesso em: 30 ago. 2024.
DAMERJI, H.; SALIMI, A. Mediating Effect of Use Perceptions on Technology Readiness and Adoption of Artificial Intelligence in Accounting. Accounting Education, v. 30, n. 2, p. 107–130, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09639284.2021.1872035. Acesso em: 3 set. 2024.
DARAYSEH, A. A. Acceptance of Artificial Intelligence in Teaching Science: Science Teachers’ Perspective. Computers and Education Artificial Intelligence, v. 4, p. 100132, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100132. Acesso em: 6 set. 2024.
DAVIS, F. D. Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.2307/249008. Acesso em: 9 set. 2024.
DE MELLO SILVA, M. F.; DE VARGAS, E. R. Quality Assurance Systems: Enemies or Allies of Innovation in Higher Education Institutions?. Quality Assurance in Education, v. 30, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/qae-09-2020-0116. Acesso em: 12 set. 2024.
DIENER, E. Subjective Well-Being: The Science of Happiness and a Proposal for a National Index. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 34–43, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0003-066x.55.1.34. Acesso em: 15 set. 2024.
DIPONEGRO, A. M.; HANURAWAN, F. Creativity, Curiosity, Open Mindedness, Love of Learning, and Perspective Character Strengths in Students’ Wellbeing During the COVID-19 Pandemic. KnE Social Sciences, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18502/kss.v7i1.10203. Acesso em: 18 set. 2024.
GADO, S.; KEMPEN, R.; LINGELBACH, K.; BIPP, T. Artificial Intelligence in Psychology: How Can We Enable Psychology Students to Accept and Use Artificial Intelligence?. Psychology Learning & Teaching, v. 21, n. 1, p. 37–56, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/14757257211037149. Acesso em: 22 set. 2024.
GALLAGHER, M.; BREINES, M. Surfacing Knowledge Mobilities in Higher Education: Reconfiguring the Teacher Function Through Automation. Learning Media and Technology, v. 46, n. 1, p. 78–90, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2021.1823411. Acesso em: 25 set. 2024.
GHOBAKHLOO, M. et al. Behind the Definition of Industry 5.0: A Systematic Review of Technologies, Principles, Components, and Values. Journal of Industrial and Production Engineering, v. 40, n. 6, p. 432–447, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21681015.2023.2216701. Acesso em: 1 out. 2024.
GHOBAKHLOO, M. Industry 4.0, Digitization, and Opportunities for Sustainability. Journal of Cleaner Production, v. 252, p. 119869, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119869. Acesso em: 28 set. 2024.
GOULART, V. G.; LIBONI, L. B.; CEZARINO, L. O. Balancing Skills in the Digital Transformation Era: The Future of Jobs and the Role of Higher Education. Industry and Higher Education, v. 36, n. 2, p. 118–127, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09504222211029796. Acesso em: 4 out. 2024.
HAIM, K.; ASCHAUER, W. Innovative FOCUS: A Program to Foster Creativity and Innovation in the Context of Education for Sustainability. Sustainability, v. 16, n. 6, p. 2257, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su16062257. Acesso em: 7 out. 2024.
HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate Data Analysis. 7. ed. Pearson, 2014.
HENSER, J.; RINGLE, C. M.; SARSETTED, M. A New Criterion for Assessing Discriminant Validity in Variance-Based Structural Equation Modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 43, n. 1, p. 115–135, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11747-014-0403-8. Acesso em: 10 out. 2024.
HOLMES, W.; ANASTOPOULOU, S. What Do Students at Distance Universities Think About AI?. Proceedings of the Sixth (2019) ACM Conference on Learning, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3330430.3333659. Acesso em: 13 out. 2024.
HOMBURG, C.; KLARMANN, M.; SCHMITT, J. Handbook of Market Research. Springer, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-57413-4. Acesso em: 16 out. 2024.
IVANOV, S.; SOLIMAN, M.; TUOMI, A.; ALKATHIRI, N. A.; AL-ALAWI, A. N. Drivers of Generative AI Adoption in Higher Education Through the Lens of the Theory of Planned Behaviour. Technology in Society, v. 77, p. 102521, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2024.102521. Acesso em: 19 out. 2024.
JAVAID, M.; HALEEM, A.; SINGH, R. P.; SUMAN, R.; GONZALEZ, E. S. Understanding the Adoption of Industry 4.0 Technologies in Improving Environmental Sustainability. Sustainable Operations and Computers, v. 3, p. 203–217, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.susoc.2022.01.008. Acesso em: 22 out. 2024.
KAISER, H. F. An Index of Factorial Simplicity. Psychometrika, v. 39, n. 1, p. 31–36, 1974. Disponível em: https://doi.org/10.1007/bf02291575. Acesso em: 25 out. 2024.
KAR, A. K.; KUSHWAHA, A. K. Facilitators and Barriers of Artificial Intelligence Adoption in Business – Insights from Opinions Using Big Data Analytics. Information Systems Frontiers, v. 25, n. 4, p. 1351–1374, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10796-021-10219-4. Acesso em: 28 out. 2024.
KAYA, M.; ERDEM, C. Students’ Well-Being and Academic Achievement: A Meta-Analysis Study. Child Indicators Research, v. 14, n. 5, p. 1743–1767, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12187-021-09821-4. Acesso em: 31 out. 2024.
KHINE, M. S. Application of Structural Equation Modeling in Educational Research and Practice. Springer Science & Business Media, 2013.
KIM, J. Effects of Creative School Environments and Future Goals on Children’s Creativity: The Mediating Effects of Perceived Happiness. Korean Society for Creativity Education, v. 22, n. 3, p. 23–39, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36358/jce.2022.22.3.23. Acesso em: 3 nov. 2024.
KIM, J.; MERRILL, K., JR.; COLLINS, C. AI as a Friend or Assistant: The Mediating Role of Perceived Usefulness in Social AI vs. Functional AI. Telematics and Informatics, v. 64, p. 101694, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tele.2021.101694. Acesso em: 6 nov. 2024.
KIM, T.; USMAN, U.; GARVEY, A.; DUHACHEK, A. Artificial Intelligence in Marketing and Consumer Behavior Research. Journal not provided, 2023.
LEEDDY, M.; MCCREANOR, N. The Potential Utilisation of Artificial Intelligence (AI) in Enterprises. International Journal of Innovation and Economic Development, v. 9, n. 6, p. 7–21, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18775/ijied.1849-7551-7020.2015.96.2003. Acesso em: 9 nov. 2024.
LIANG, N.; SARAF, N.; HU, N.; XUE, N. Assimilation of Enterprise Systems: The Effect of Institutional Pressures and the Mediating Role of Top Management. MIS Quarterly, v. 31, n. 1, p. 59, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.2307/25148781. Acesso em: 10 nov. 2024.
LIU, Y. et al. Generative Artificial Intelligence and Its Applications in Materials Science: Current Situation and Future Perspectives. Journal of Materiomics, v. 9, n. 4, p. 798–816, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jmat.2023.05.001. Acesso em: 10 nov. 2024.
MAHMOOD, T.; MUBARIK, M. S. Balancing Innovation and Exploitation in the Fourth Industrial Revolution: Role of Intellectual Capital and Technology Absorptive Capacity. Technological Forecasting and Social Change, v. 160, p. 120248, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120248. Acesso em: 12 out. 2024.
MORRIS, T. H.; KÖNIG, P. D. Self-Directed Experiential Learning to Meet Ever-Changing Entrepreneurship Demands. Education + Training, v. 63, n. 1, p. 23–49, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/et-09-2019-0209. Acesso em: 15 out. 2024.
NÚÑEZ-CANAL, M.; DE LAS MERCEDES DE OBESSO, M.; PÉREZ-RIVERO, C. A. New Challenges in Higher Education: A Study of the Digital Competence of Educators in Covid Times. Technological Forecasting and Social Change, v. 174, p. 121270, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121270. Acesso em: 18 out. 2024.
OKOYE, K. et al. Impact of Digital Technologies Upon Teaching and Learning in Higher Education in Latin America: An Outlook on the Reach, Barriers, and Bottlenecks. Education and Information Technologies, v. 28, n. 2, p. 2291–2360, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11214-1. Acesso em: 21 out. 2024.
OKUNLAYA, R. O.; ABDULLAH, N. S.; ALIAS, R. A. Artificial Intelligence (AI) Library Services Innovative Conceptual Framework for the Digital Transformation of University Education. Library Hi Tech, v. 40, n. 6, p. 1869–1892, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1108/lht-07-2021-0242. Acesso em: 24 out. 2024.
ÖZTEMEL, K.; YILDIZ-AKYOL, E. The predictive role of happiness, social support, and future time orientation in career adaptability. Journal of Career Development, v. 48, n. 3, p. 199–212, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0894845319840437. Acesso em: 27 out. 2024.
PILLAI, R.; SIVATHANU, B. Adoption of AI-Based Chatbots for Hospitality and Tourism. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 32, n. 10, p. 3199–3226, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ijchm-04-2020-0259. Acesso em: 30 out. 2024.
RAHMAN, M.; MING, T. H.; BAIH, T. A.; SARKER, M. Adoption of Artificial Intelligence in Banking Services: An Empirical Analysis. International Journal of Emerging Markets, v. 18, n. 10, p. 4270–4300, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijoem.2020.07.019. Acesso em: 2 nov. 2024.
RIBEIRO, J.; LIMA, R.; ECKHARDT, T.; PAIVA, S. Robotic Process Automation and Artificial Intelligence in Industry 4.0 – A Literature Review. Procedia Computer Science, v. 181, p. 51–58, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.01.104. Acesso em: 5 nov. 2024.
RODRÍGUEZ-ABITIA, G.; MARTÍNEZ-PÉREZ, S.; RAMIREZ-MONTOYA, M. S.; LOPEZ-CAUDANA, E. Digital Gap in Universities and Challenges for Quality Education: A Diagnostic Study in Mexico and Spain. Sustainability, v. 12, n. 21, p. 9069, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12219069. Acesso em: 7 nov. 2024.
SALAZAR-ALTAMIRANO, M. A.; GALVÁN-VELA, E.; RAVINA-RIPOLL, R.; BELLO-CAMPUZANO, M. R. Exploring job satisfaction in fitness franchises: a study from a human talent perspective. BMC Psychology, v. 12, n. 1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40359-024-01855-x. Acesso em: 8 nov. 2024.
SALVADORINHO, J.; TEIXEIRA, L. Happy and Engaged Workforce in Industry 4.0: A New Concept of Digital Tool for HR Based on Theoretical and Practical Trends. Sustainability, v. 15, n. 3, p. 2781, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su15032781. Acesso em: 9 nov. 2024.
SHETU, S. F. et al. Impactful E-Learning Framework: A New Hybrid Form of Education. Current Research in Behavioral Sciences, v. 2, p. 100038, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.crbeha.2021.100038. Acesso em: 10 nov. 2024.
SKRZYPIEC, G. et al. A Global Study of the Wellbeing of Adolescent Students During the COVID-19 2020 Lockdown. School Mental Health, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12310-024-09678-2. Acesso em: 10 out. 2024.
SOLEKHAH, H. Indonesian Secondary School Students’ Happiness at the Beginning of Covid-19 Pandemic. International Journal of Theory and Application in Elementary and Secondary School Education, v. 3, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31098/ijtaese.v3i1.401. Acesso em: 12 out. 2024.
STOCKINGER, K.; RINAS, R.; DAUMILLER, M. Student Adaptability, Emotions, and Achievement: Navigating New Academic Terrains in a Global Crisis. Learning and Individual Differences, v. 90, p. 102046, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2021.102046. Acesso em: 15 out. 2024.
TAN, C.; TAN, S.; HASHIM, I. H. M.; LEE, M.; ONG, A. W.; YAACOB, S. N. B. Problem-Solving Ability and Stress Mediate the Relationship Between Creativity and Happiness. Creativity Research Journal, v. 31, n. 1, p. 15–25, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10400419.2019.1568155. Acesso em: 17 out. 2024.
THORNHILL-MILLER, B. et al. Creativity, Critical Thinking, Communication, and Collaboration: Assessment, Certification, and Promotion of 21st Century Skills for the Future of Work and Education. Journal of Intelligence, v. 11, n. 3, p. 54, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/jintelligence11030054. Acesso em: 19 out. 2024.
VENKATESH, V. Determinants of Perceived Ease of Use: Integrating Control, Intrinsic Motivation, and Emotion into the Technology Acceptance Model. Information Systems Research, v. 11, n. 4, p. 342–365, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.isre.2000.06.002. Acesso em: 21 out. 2024.
WAMBA-TAGUIMDJE, S.; WAMBA, S. F.; KAMDJOUG, J. R. K.; WANKO, C. E. T. Influence of Artificial Intelligence (AI) on Firm Performance: The Business Value of AI-Based Transformation Projects. Business Process Management Journal, v. 26, n. 7, p. 1893–1924, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/bpmj-10-2019-0411. Acesso em: 24 out. 2024.
WANG, C.; TEO, T. S.; JANSSEN, M. Public and Private Value Creation Using Artificial Intelligence: An Empirical Study of AI Voice Robot Users in Chinese Public Sector. International Journal of Information Management, v. 61, p. 102401, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2021.102401. Acesso em: 27 out. 2024.
WANG, S.; SUN, Z.; CHEN, Y. Effects of Higher Education Institutes’ Artificial Intelligence Capability on Students’ Self-Efficacy, Creativity and Learning Performance. Education and Information Technologies, v. 28, n. 5, p. 4919–4939, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11338-4. Acesso em: 30 out. 2024.
WANG, Y.; LIU, C.; TU, Y. Factors Affecting the Adoption of AI-Based Applications in Higher Education: An Analysis of Teachers’ Perspectives Using Structural Equation Modeling. Directory of Open Access Journals (DOAJ), 2021. Disponível em: https://doaj.org/article/e2fe5622b1fa4f88a3f1f90285a4126a. Acesso em: 2 nov. 2024.
YUAN, K.; CHAN, W. Measurement Invariance via Multigroup SEM: Issues and Solutions with Chi-Square-Difference Tests. Psychological Methods, v. 21, n. 3, p. 405–426, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1037/met0000080. Acesso em: 5 nov. 2024.
ZAHLAN, A.; RANJAN, R. P.; HAYES, D. Artificial Intelligence Innovation in Healthcare: Literature Review, Exploratory Analysis, and Future Research. Technology in Society, v. 74, p. 102321, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102321. Acesso em: 5 nov. 2024.
ZHENG, X. et al. Primary School Students’ Online Learning During Coronavirus Disease 2019: Factors Associated With Satisfaction, Perceived Effectiveness, and Preference. Frontiers in Psychology, v. 13, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.784826. Acesso em: 6 nov. 2024.
ZHOU, J.; GEORGE, J. M. When Job Dissatisfaction Leads to Creativity: Encouraging the Expression of Voice. Academy of Management Journal, v. 44, n. 4, p. 682–696, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3069410. Acesso em: 8 nov. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mario Alberto Salazar-Altamirano, Orlando Josué Martínez-Arvizu, Esthela Galván-Vela, Rafael Ravina-Ripoll, Lorena Gabriela Hernández-Arteaga, David Gómez Sánchez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.