Os novos estudos do letramento na Biblioteconomia e Ciência da Informação: por uma virada social nos estudos sobre letramento informacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e104835Palavras-chave:
New Literacy Studies, letramento, letramento informacional, Práticas de letramento, EtnografiaResumo
Objetivo: fornecer um apanhado teórico acerca dos New Literacy Studies (NLS) a fim de contribuir com o adensamento dos estudos em torno do conceito de letramento informacional, uma vez que, no corpus analisado, não encontramos abordagens centradas no modelo ideológico ou perspectivas de cunho sociocultural de natureza etnográfica nas produções sobre letramento informacional, exceto em dois estudos recentes.
Método: pesquisa bibliográfica e documental. Pesquisa bibliográfica partiu da leitura e tradução de uma parcela das obras que compõem a corrente dos NLS. Pesquisa documental realizou a análise de um corpus de trabalho oriundo de levantamento sistemático da produção científica sobre letramento informacional.
Resultado: apresenta o surgimento e os fundamentos teórico e metodológico dos NLS. Expõe no que consistiu a teoria da grande divisão entre oralidade e escrita, bem como os mitos sobre letramento. Argumenta como os NLS empreenderam estudos etnográficos em diferentes regiões do mundo e romperam com tais mitos. Discute sobre a natureza social, ideológica e identitária das práticas de letramento por meio de dois pares de conceitos: eventos de letramento, práticas de letramento e modelo autônomo de letramento e modelo ideológico de letramento. Discorre sobre as relações entre letramento e escola.
Conclusões: os NLS contribuem para os estudos sobre letramento informacional na medida em que oferecem ferramentas analíticas e metodológicas para compreender as práticas escritas, consequentemente as práticas informacionais, enquanto elementos complexos que não podem se restringir aos âmbitos cognitivo, técnico ou individual, pois são permeadas por ideologias, relações de poder, relações identitárias e por contextos discursivos, históricos e culturais específicos.
Downloads
Referências
ALA. American Library Association. Report of the Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Estados Unidos, 1989. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential . Acesso em: 24 jul. 2023.
ALVES, Mariana de Souza. Apropriação do termo letramento pela Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileira: tensões terminológico-conceituais em torno do letramento informacional. Orientação: Marcos Galindo Lima. Coorientação: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. 2023. 542f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/53340. Acesso em: 29 jul. 2025.
ALVES, Mariana de Souza; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; GALINDO, Marcos. O debate terminológico-conceitual em torno do uso dos termos competência em informação, competência informacional e letramento informacional na primeira década dos anos 2000 no Brasil. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, e6576, novembro 2023a. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6576 DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6576
ALVES, Mariana de Souza; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; GALINDO, Marcos. A chegada da information literacy no Brasil: apropriação conceitual e implicações para as traduções. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, Portugal, n. 20, p. 302–334, 2023b. DOI: https://doi.org/10.21747/21836671/pag20a18. DOI: https://doi.org/10.21747/21836671/pag20a18
ALVES, Mariana de Souza. Data on scientific production on letramento informacional in Brazil: collection procedures and resulting corpus [Dataset of thesis] [Data set], 2024. Zenodo. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10672668
ALVES, Mariana de Souza. Elaboração terminológico-conceitual do letramento informacional no Brasil: uma análise das obras de Bernadete Campello e de Kelley Gasque. Biblios Journal of Librarianship and Information Science, [S. l.], n. 87, p. e012, 2025. DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2024.1320. DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2024.1320
ALVES, Mariana de Souza; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. O termo letramento na expressão letramento informacional na Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileira: influências intelectuais e disciplinares. Brazilian journal of information Science, v. 19, n., 2025a. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2025.v19.e025009 DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2025.v19.e025009
ALVES, Mariana de Souza; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Revisitando o advento do conceito de letramento no Brasil: um termo e seus múltiplos sentidos. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, Portugal. 2025b. No prelo. DOI: https://doi.org/10.21747/21836671/pag23a9
BARTON, David; HAMILTON, Mary. La literacidad entendida como práctica social. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (org.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Peru, 2004 [1998], p. 109-140. Versión original: Barton, David y Mary Hamilton. Local Literacies. Reading and Writing in One Community. Understanding Literacy as Social Practice. London: Routledge. Traduzido para o espanhol por Catalina Zapata-Vial.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy Practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000, p. 7-14.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local Literacies: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.
BAYNHAM, Mike; PRINSLOO, Mastin. Introdução. In: BAYNHAM, Mike; PRINSLOO, Mastin. The future of Literacy Studies. London: Palgrave; Macmillan, 2009. p. 21-33. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230245693
BEVILAQUA, Raquel. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 5, n. 1, jan./jul, 2013.
BEZERRA, Arthur Coelho. From Critical Information Literacy to a Critical Theory of Information. The International Review of Information Ethics, Edmonton, Canada, v. 30, n. 1, 2021. Disponível em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/411 . Acesso em: 24 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.29173/irie411
BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BRASILEIRO, Fellipé Sá. Resiliência informacional: modelo baseado em práticas informacionais colaborativas em redes sociais virtuais. Orientador: Gustavo Henrique de Araújo Freire. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Orientador: Eduardo Jose Wense Dias. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) ‒ Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362009000300017
COOK-GUMPERZ, Jenny. A construção social da alfabetização. In: COOK-GUMPERZ, Jenny et al. A construção social da alfabetização. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. [1986]. p. 13-27. Traduzido da segunda edição de 2006, publicado pela Cambridge University Press.
ELMBORG, James. Critical information literacy: Implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2005.12.004
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015 [1974].
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, 2012. E-book. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/278784833_Letramento_informacional_pesquisa_reflexao_e_aprendizagem. Acesso em: 22 abr. 2025.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Manual do Letramento Informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2020. E-book. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Kelley-Cristine-Gasque/publication/337901654_Manual_do_Letramento_Informacional_saber_buscar_e_usar_informacao/links/5df14c314585159aa4765f3e/Manual-do-Letramento-Informacional-saber-buscar-e-usar-informacao.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
GEE, James Paul. Oralidad y literacidad: de El pensamiento salvaje a Ways with Word. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (org.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Peru, 2004. [1986]. p. 23-55. Versión original: Orality and Literacy: From The Savage Mind to Ways with Words, em Tesol Quarterly, 20, 719-746. Tradução para o espanhol de Erik G. Theinhardt. DOI: https://doi.org/10.2307/3586522
GEE, James Paul. Social Linguistics and Literacies: Ideology in discourses. Routledge, 1990.
GRAFF, Harvey J. Os labirintos da Alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 1994 [1987].
GRAFF, Harvey J. The legacies of literacy: continuities and contradictions in western culture and society. Bloomington: Indiana University Press, 1991 [1987].
HEATH, Shirley Brice. El valor de la lectura de cuentos infantiles a la hora de dormir: habilidades narrativas en el hogar y en la escuela. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (org.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Peru, 2004. [1982]. p. 143-179. Versión original: What no Bedtime Story Means: Narrative Skills at Home and School, en Language in Society, 11, 49-76.
HEATH, Shirley Brice. Prólogo. In: HEATH, Shirley Brice. Ways with Words: Language, Life and Work in Communities and Classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511841057
JACOBS, Heidi L. M. Information literacy and reflective pedagogical praxis. The Journal of Academic Librarianship, v. 34, n. 3, p. 256-262, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2008.03.009
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. (org.). Os Significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p.15-61.
LLOYD, Annemaree. Information literacy: Different contexts, different concepts, different truths? Journal of librarianship and information science, 2005, v. 37, n. 2, p. 82-88. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000605055355
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.). A pesquisa etnográfica em alfabetização, leitura e escrita: a experiência do GPEALE. Curitiba: CRV, 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/61130996/A_PESQUISA_ETNOGRA_FICA_EM_ALFABETIZAC_A_O_1_. Acesso em: 24 jul. 2025.
MARINHO, Marildes. “Precisamos conhecer mais o que acontece dentro e fora da escola”. [Reflexões sobre pesquisa e prática de letramento]. Entrevista na Revista Letra A: o jornal alfabetizador. Belo Horizonte, maio/junho. v. 4, n.14, 2008.
MARINHO, Marildes. Pequenas histórias sobre este livro e sobre o termo letramento. Prefácio. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010a. p. 9-22.
MARINHO, Marildes. Letramento: a criação de um neologismo e a construção de um conceito. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010b. p. 68-100.
MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro. Introdução da entrevista à Brian Street. In: STREET, Brian. Entrevista com Brian Street. [Entrevista cedida a Marildes Marinho e Gilcinei Teodoro Carvalho]. Revista Língua Escrita, FaE/UFMG, n. 7, jul./dez. 2009. p. 84-92. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/revista%20lingua%20escrita/LinguaEscrita_7.pdf . Acesso em: 24 jul. 2025.
PAWLEY, Christine. Information literacy: a contradictory coupling. Library Quarterly, v. 73, n. 4, p. 422-431, 2003. DOI: https://doi.org/10.1086/603440
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. Novos saberes para a educação do século XXI. In: MENDONÇA, Rosa Helena; MARTINS, Magda Frediani (org.). TV, educação e formação de professores: salto para o Futuro: 20 anos. Rio de Janeiro: ACERP; Brasília: TV Escola, 2013. v. 4, p. 9-25. .
SANTA ANNA, Jorge. A ciência da informação na sociedade multicultural: o paradigma social como paradigma emergente. Biblionline, v. 13, n. 1, p. 3-14, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/32504. Acesso em: 29 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.32504
SAVOLAINEN, Reijo. Information behavior and information practice: reviewing the “umbrela concepts” of information-seeking studies. Library Quarterly, v. 77, n. 2, p. 109-132, 2007. DOI: https://doi.org/10.1086/517840
SCRIBNER, Sylvia. Literacy in Three Metaphors. American Journal of Education, nov. 1984. DOI: https://doi.org/10.1086/443783
SCRIBNER, Sylvia; Cole, Michael. Desempaquetando la literacidad. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (org.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Peru, 2004 [2001]. p. 57-79. Texto original: Unpackaging Literacy, en Cushman, Ellen et al. Literacy: A Critical Sourcebook. Boston: Bedford/St. Martin’s. 123-137. Tradução para o espanhol de Alfredo Alonso Estenoz.
SILVA, Laelson Felipe da; ARAÚJO, Wagner Junqueira de; OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz de; ALVES, Edvaldo Carvalho. Práticas informacionais em ambientes virtuais. Informação & Informação, n. 4, v. 25, p. 431-451, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p431
SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
STREET, Brian V. The Implications of the “New Literacy Studies” for Literacy
Education. English in Education, v. 31, n. 3, p. 45-59, 1997. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1754-8845.1997.tb00133.x
STREET, Brian V. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003a. Disponível em: https://journals.library.columbia.edu/index.php/cice/article/view/11369/5716. Acesso em: 29 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.52214/cice.v5i2.11369
STREET, Brian V. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Trabalho apresentado durante a Teleconferência Unesco Brasil sobre Letramento e Diversidade. 2003b. Disponível em: https://pdfcoffee.com/abordagens-alternativas-ao-letramento-e-ao-desenvolvimento-pdf-free.html . Acesso em: 29 jul. 2025.
STREET, Brian V. Los nuevos estudios de literacidad. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (org.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Peru, 2004. p. 81-107. Versión original: Introduction: The New Literacy Studies, en Street, Brian (ed.). CrossCultural Approaches to Literacy. Cambridge: Cambridge University Press. 1-29. 1993. Tradução para o espanhol de Alfredo Alonso Estenoz.
STREET, Brian V. Understanding and defining literacy. Paper commissioned for the EFA Global Monitoring Report 2006, Literacy for Life”. [S. l.: s. n.], 2005. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000146186. Acesso em: 24 jul. 2025.
STREET, Brian V. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Tradução Marcos Bagno. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, 465-488, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59767. Acesso em: 24 jul. 2023. Publicação original: Cross-cultural perspectives on literacy. In: Verhoeven, Ludo (Ed.). (1994). Functional Literacy: theoretical issues and educational implications; Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins, p. 95-111. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p465-488
STREET, Brian V. Entrevista com Brian Street. [Entrevista cedida a Marildes Marinho e Gilcinei Teodoro Carvalho]. Revista Língua Escrita, n. 7, jul./dez. 2009a. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/revista%20lingua%20escrita/LinguaEscrita_7.pdf. Acesso em: 24 jul. 2025.
STREET, Brian V. The future of “social literacies” In: BAYNHAM, Mike; PRINSLOO, Mastin. The future of Literacy Studies. London: Palgrave/Macmillan, 2009b. p. 21-37. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230245693_2
STREET, Brian V. Os Novos estudos sobre o Letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes.; CARVALHO Gilcinei. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 33-53. Texto apresentado como conferência de abertura do I Colóquio Internacional sobre Cultura Escrita e Letramento, em agosto de 2007, na Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG). A versão original em inglês foi transcrita e traduzida por Tércia Mendes, e o artigo foi editado por Gilcinei Teododo Carvalho.
STREET, Brian V. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (org.). Discursos e práticas do letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas: Mercado das Letras, 2012a. p. 69-92. Texto original: Literacy events and literacy practices: theory and pratices in the New Literacy Studies. In: Martin-Jones, M; Jones, K. (org.). Mutilingual literacies. Amsterdã: Filadélfia: John Benjamins, 2000. p. 17-29. Tradução de Izabel Magalhães.
STREET, Brian V. Literacy and multimodality. STIS Lecture: Inter-Disciplinary Seminars O Laboratório SEMIOTEC, da FALE/UFMG Faculdade de Letras, Belo Horizonte, Brazil. March 9, 2012b. Disponível em: https://silo.tips/download/brian-v-street-abstract . Acesso em: 29 jul. 2025.
STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice: Challenges and Debates Over 50 Years. Theory Into Practice, n. 52, sup. 1, p. 52-62, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/00405841.2013.795442
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].
STREET, Brian V.; STREET, Joana. A escolarização do letramento. In: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial. 2014 [1991]. p.121-144. Título original: The Schooling of Literacy. In: BARTON, David; IVANIC, Roz (ed.). Writing in the Community. Londres: Sage. 1991. c1991 por Sage. P.
TEWELL, Eamon. A decade of critical information literacy: A review of the literature. Communications in Information Literacy, v. 9, n. 1, p. 24-43, 2015. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2015.9.1.174
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a ciência da informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2020. 205 p. E-book. Disponível em: https://editora.ufsc.br/estante-aberta. Acesso em: 29 jul. 2025.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional: bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da informação, Brasília, v. 38, n. 3, set./dez., p. 130- 141, 2009. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1236. Acesso em: 29 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652009000300009
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da informação, Brasília, v. 40 n. 1, jan./abr., p. 99-110, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SjcbWRPPfNPjhF5DhFTSkcv/abstract/?lang=pt . Acesso em: 29 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652011000100008
WAGNER, Daniel A; VENEZKY, Richard L.; STREET, Brian. Literacy: an international handbook. Boulder: Westview Press, 1999.
ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia. Introdução. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (org.). Escritura y sociedad: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Peru, 2004. p. 7-18.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana de Souza Alves, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

















