Os novos estudos do letramento na Biblioteconomia e Ciência da Informação: por uma virada social nos estudos sobre letramento informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e104835

Palavras-chave:

New Literacy Studies, letramento, letramento informacional, Práticas de letramento, Etnografia

Resumo

Objetivo: fornecer um apanhado teórico acerca dos New Literacy Studies (NLS) a fim de contribuir com o adensamento dos estudos em torno do conceito de letramento informacional, uma vez que, no corpus analisado, não encontramos abordagens centradas no modelo ideológico ou perspectivas de cunho sociocultural de natureza etnográfica nas produções sobre letramento informacional, exceto em dois estudos recentes.

Método: pesquisa bibliográfica e documental. Pesquisa bibliográfica partiu da leitura e tradução de uma parcela das obras que compõem a corrente dos NLS. Pesquisa documental realizou a análise de um corpus de trabalho oriundo de levantamento sistemático da produção científica sobre letramento informacional.

Resultado: apresenta o surgimento e os fundamentos teórico e metodológico dos NLS. Expõe no que consistiu a teoria da grande divisão entre oralidade e escrita, bem como os mitos sobre letramento. Argumenta como os NLS empreenderam estudos etnográficos em diferentes regiões do mundo e romperam com tais mitos. Discute sobre a natureza social, ideológica e identitária das práticas de letramento por meio de dois pares de conceitos: eventos de letramento, práticas de letramento e modelo autônomo de letramento e modelo ideológico de letramento. Discorre sobre as relações entre letramento e escola.

Conclusões: os NLS contribuem para os estudos sobre letramento informacional na medida em que oferecem ferramentas analíticas e metodológicas para compreender as práticas escritas, consequentemente as práticas informacionais, enquanto elementos complexos que não podem se restringir aos âmbitos cognitivo, técnico ou individual, pois são permeadas por ideologias, relações de poder, relações identitárias e por contextos discursivos, históricos e culturais específicos.

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Biografia do Autor

Mariana de Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência da Informação, UFPE (2019). Especialista em Literatura Infantojuvenil, FAFIRE-PE (2018). Mestra em Ciência da Informação, UFPE (2017).Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Bibliotecária da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2019). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE (2014). Mediadora de Leitura pelo CCLF/FUNCULTURA (2017). Formação em Contação de Histórias, Pronatec (2014) e Zumbaiar (2018). Coordenadora de projeto e cursos de Extensão no IFPE. Atuou na coordenação do Núcleo de Arte e Cultura, IFPE. É membro do GPEALE- Grupo De Pesquisa Em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade, da Universidade Federal de São João Del-Rei, sob coordenação da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.Produções acadêmicas e área de atuação voltadas para as seguintes temáticas: Literacy. Letramento. Letramento informacional. Leitura, Literatura, Literatura Infantil, Bibliotecas comunitárias, Práticas informacionais e leitoras, Mediação da Leitura, Biblioteconomia, Negritude, Relações Étnico- Raciais, Inclusão e Direitos Humanos.ORCID ID= http://orcid.org/0000-0002-3452-9629 e-mail: mariana.souzaalves@ufpe.br

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Federal University of São João del-Rei

Professora Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Doutora em educação pela UFMG, associada à ANPED e a ABALF. Tem Pós- doutorado pela University of London, King's College, (2009), pela Goldsmits University of London (2019), pela UFSCAR, 2019-2020). Líder do (GPEALE) grupo de pesquisa Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade. Coordenadora Geral da AlfaRede (Rede de Pesquisa em Alfabetização). É pesquisadora da área alfabetização, letramentos, cultura escrita. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização no contexto da pandemia e da pós-pandemia em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Foi vice-presidente da ABALF 2014-2017. Bolsista produtividade do CNPq. Coordenadora do FORPRED SUDESTE 2021-2022. Membro do Comitê Científico da Anped 2021-2023. Coordenadora Geral da Alfabetização de Jovens e Adultos na DPAEJA/SECADI-MEC.

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Publicado

25-09-2025

Como Citar

ALVES, Mariana de Souza; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Os novos estudos do letramento na Biblioteconomia e Ciência da Informação: por uma virada social nos estudos sobre letramento informacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia, arquivologia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e104835. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/104835. Acesso em: 7 dez. 2025.