Adoção de tecnologias da informação e comunicação por bibliotecas públicas brasileiras: diagnóstico e tendências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2026.e107640Palavras-chave:
Bibliotecas públicas, Tecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Automação de bibliotecasResumo
Objetivo: Apresentar um diagnóstico da adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por bibliotecas públicas no Brasil, explorando o conceito atual das bibliotecas públicas e seu papel na sociedade contemporânea. Analisa e apresenta quais TICs são usadas para transmitir, armazenar, criar e compartilhar informações, destacando seu impacto na gestão das operações e na oferta de recursos e serviços de informação aos usuários. Também indica quais benefícios são percebidos e quais dificuldades são enfrentadas, do ponto de vista dos gestores, para adotar TICs nas bibliotecas públicas brasileiras. Ao final, indica algumas tendências no uso de TICs por bibliotecas públicas.
Método: A metodologia adotada para o estudo foi de caráter exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica e no método indutivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários on-line aplicados a gestores de bibliotecas públicas, compondo uma amostra de 25 instituições, sendo cinco de cada uma das cinco macrorregiões do Brasil. A seleção das bibliotecas foi baseada em critérios populacionais, priorizando cidades mais populosas para prover maior representatividade. O questionário incluiu questões fechadas, destinadas a identificar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) adotadas, e questões abertas, voltadas à análise dos benefícios percebidos e das dificuldades enfrentadas na adoção dessas tecnologias.
Resultado: Os resultados confirmam a adoção de TICs, indicando em quais níveis e categorias ocorrem tal adoção, os principais benefícios percebidos e os desafios enfrentados pelas bibliotecas públicas brasileiras ao incorporarem essas tecnologias em suas operações e serviços. Todas as bibliotecas da amostra adotam pelo menos alguma TIC, sendo as TICs mais adotadas: acesso à Internet para funcionários, computadores para a equipe, comunicação por correio eletrônico (e-mail) e provimento de acesso à Internet sem fio para usuários (wi-fi). Os serviços apoiados em TICs menos oferecidos (nenhuma oferta) são intercâmbio de documentos, vídeos em streaming, computadores portáteis e tablets. Os principais benefícios apontados pelos gestores ao adotar TICs foram: melhora na prestação de serviços, melhora no acesso à informação e aumento no uso da biblioteca. Já as principais dificuldades indicadas para adotar TICs foram: falta de recursos financeiros, falta de profissionais capacitados para operar TICs; falta de incentivo ou políticas públicas; falta de recursos humanos na equipe.
Conclusões: Conclui-se que o resultado do estudo tem o potencial de apontar TICs que podem ser adotadas ou aprimoradas, colaborando na melhoria de políticas públicas e criação de programas e iniciativas que visem reforçar e o papel dessas instituições na sociedade apoiadas em TICs.
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Referências
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