Adoção de tecnologias da informação e comunicação por bibliotecas públicas brasileiras: diagnóstico e tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2026.e107640

Palavras-chave:

Bibliotecas públicas, Tecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Automação de bibliotecas

Resumo

Objetivo: Apresentar um diagnóstico da adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por bibliotecas públicas no Brasil, explorando o conceito atual das bibliotecas públicas e seu papel na sociedade contemporânea. Analisa e apresenta quais TICs são usadas para transmitir, armazenar, criar e compartilhar informações, destacando seu impacto na gestão das operações e na oferta de recursos e serviços de informação aos usuários. Também indica quais benefícios são percebidos e quais dificuldades são enfrentadas, do ponto de vista dos gestores, para adotar TICs nas bibliotecas públicas brasileiras. Ao final, indica algumas tendências no uso de TICs por bibliotecas públicas.

Método: A metodologia adotada para o estudo foi de caráter exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica e no método indutivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários on-line aplicados a gestores de bibliotecas públicas, compondo uma amostra de 25 instituições, sendo cinco de cada uma das cinco macrorregiões do Brasil. A seleção das bibliotecas foi baseada em critérios populacionais, priorizando cidades mais populosas para prover maior representatividade. O questionário incluiu questões fechadas, destinadas a identificar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) adotadas, e questões abertas, voltadas à análise dos benefícios percebidos e das dificuldades enfrentadas na adoção dessas tecnologias.

Resultado: Os resultados confirmam a adoção de TICs, indicando em quais níveis e categorias ocorrem tal adoção, os principais benefícios percebidos e os desafios enfrentados pelas bibliotecas públicas brasileiras ao incorporarem essas tecnologias em suas operações e serviços. Todas as bibliotecas da amostra adotam pelo menos alguma TIC, sendo as TICs mais adotadas: acesso à Internet para funcionários, computadores para a equipe, comunicação por correio eletrônico (e-mail) e provimento de acesso à Internet sem fio para usuários (wi-fi). Os serviços apoiados em TICs menos oferecidos (nenhuma oferta) são intercâmbio de documentos, vídeos em streaming, computadores portáteis e tablets. Os principais benefícios apontados pelos gestores ao adotar TICs foram: melhora na prestação de serviços, melhora no acesso à informação e aumento no uso da biblioteca. Já as principais dificuldades indicadas para adotar TICs foram: falta de recursos financeiros, falta de profissionais capacitados para operar TICs; falta de incentivo ou políticas públicas; falta de recursos humanos na equipe.

Conclusões: Conclui-se que o resultado do estudo tem o potencial de apontar TICs que podem ser adotadas ou aprimoradas, colaborando na melhoria de políticas públicas e criação de programas e iniciativas que visem reforçar e o papel dessas instituições na sociedade apoiadas em TICs.

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Biografia do Autor

Michelângelo Mazzardo Marques Viana, Universidade de São Paulo

Técnico em Processamento de Dados (1997) e Bacharel em Biblioteconomia (1998) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP (2024). Atua como especialista de tecnologia para bibliotecas, no cargo de Diretor de Inovação em Software como Serviço (SaaS) para a América Latina e o Caribe na EBSCO Information Services. Possui experiência profissional como Bibliotecário, Consultor e Capacitador nos seguintes temas: literacia digital, literacia informacional, plataformas de serviços para bibliotecas, automação de serviços de bibliotecas, gestão de bibliotecas, inovação em bibliotecas, integração de sistemas, metadados, repositórios, serviços de descoberta, equipamentos para bibliotecas, softwares e sistemas integrados. Exerceu atividade profissional na PUCRS (1999-2018), tendo implantado a tecnologia de Identificação por Rádiofrequência (RFID) e o padrão de catalogação Resource Description and Access (RDA). Entre 2009 e 2012 atuou junto à CAPES como consultor para implementação do atual Portal de Periódicos da CAPES.

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade de São Paulo (USP) vinculada ao Departamento de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), onde leciono disciplinas para o curso de Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Estuda Ciência da Informação, com ênfase na área de Organização do Conhecimento e Representação da Informação, atuando principalmente em Análise Documentária, Linguística, Terminologia e Representação de Documentos visuais, Sonoros e Cinematográficos. É colaboradora dos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: ''Informação na Sociedade
Contemporânea - UFRN''; e ''LEEMCI - Laboratório de Estudos Epistemológicos e Metodológicos da Ciência da Informação - USP''. É coordenadora de convênio internacional entre a ECA e a Universidade de Coimbra na especialidade ''Ciência da Informação'' desde março de 2020. É afiliada aos seguintes órgãos de pesquisa na área de Ciência da Informação: ISKO, ABECIN e ANCIB.

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Arquivos adicionais

Publicado

29-10-2025

Como Citar

VIANA, Michelângelo Mazzardo Marques; MAIMONE, Giovana Deliberali. Adoção de tecnologias da informação e comunicação por bibliotecas públicas brasileiras: diagnóstico e tendências. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia, arquivologia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 31, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2026.e107640. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/107640. Acesso em: 5 dez. 2025.