Ética e integridade informacional na urgência climática: a responsabilidade Socioambiental da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2026.e108828

Palavras-chave:

Informação, Meio Ambiente, Crise Climática, Ciência da Informação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Bisset Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com período sanduíche na Universidad de Murcia/Espanha. Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade da Havana (2012) e Graduação em Informação Cientifico-Técnica e Biblioteconomia - Universidade da Havana (2007). Atua como Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, do Departamento de Ciência da Informação no Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e Editor da Revista Encontros Bibli. Foi Professor Assistente na Faculdade de Comunicação Social e Especialista Principal na Direção de Informação da Universidade da Havana, Coordenador da Rede de Bibliotecas da Universidade da Havana.

 

Genilson Geraldo, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialização em Gestão de Documentos Jurídicos; Membro do Comitê Consultivo sobre Liberdade de Acesso à Informação e Liberdade de Expressão da IFLA (2025-2027). Membro representante da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) na 58 Sessão da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social Sustentável; Editor do periódico científico Encontros Bibli; Linhas de pesquisa: Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade Informacional; Informação Jurídica; Gestão da Informação Jurídica; Gestão da Informação; Gestão de Unidades de Informação; Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável; Marketing Verde; Qualidade e Asseguração Informacional em relatórios de Sustentabilidade. Atualmente é Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação no curso de Graduação em Gestão da Informação e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DEGICI/UFPR).

Patricia da Silva Neubert, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC) nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN). Doutora (2020) e Mestra em Ciência da Informação (2013), graduada em Biblioteconomia (2010) pela UFSC. Atua no campo de Comunicação científica, em temáticas associadas à metodologia da pesquisa e publicações, com ênfase na Comunicação, Filosofia e Sociologia da Ciência, desenvolvendo estudos sobre produtividade científica, periódicos científicos e sua estrutura editorial, marketing científico, bases de dados, Acesso Aberto, Ciência Aberta, indicadores da produção científica e fontes de informação.É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação Científica: métricas e publicações (CIN/UFSC) e editora da revista Encontros Bibli (PGCIN/UFSC).

Enrique Muriel-Torrado , Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em "Biblioteconomía y Documentación" e licenciado em "Documentación" pela Universidade de Extremadura (2005, 2007), é mestre em "Documentación Digital" pela Universitat Pompeu Fabra (2008), e mestre e doutor em "Información Científica" pela Universidad de Granada (2008, 2012). Atualmente é professor assistente no departamento de Ciência da Informação (CIN) e no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com experiência na área de Ciência da Informação atua principalmente nos seguintes temas: direitos autorais, censura, desinformação, sociedade da informação e usos da informação. Editor da Revista Encontros Bibli

Ana Clara Candido, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e Mestrado em Economia e Gestão da Inovação pela Universidade do Porto - Portugal (2010). Atuou com consultoria em processos de inovação, gestão da inovação. Membro do Grupo de Estudos em Avaliação de Tecnologia (GrEAT). Tem-se dedicado à análise da adoção de Inovação Aberta, Avaliação de Tecnologia, Inovação Disruptiva e Gestão da Inovação Tecnológica. Período pós doc (Agosto/2023-Agosto/2024) sobre as temáticas de Big Data e Inovação Aberta com período de realização na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) e no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Desde maio de 2016 é Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação (CIN) da Universidade Federal de Santa Catarina e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC).

Referências

GERALDO, G.; PINTO, M. D. S. Percursos da ciência da informação e os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030/ONU. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, São José, v. 24, n. 2, p. 373-389, 2019.

GERALDO, Genilson. Proposição de diretrizes de qualidade e asseguração informacional para monitoramento de Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável. 2025. 382 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2025.

GERALDO, G.; PINTO, M. D. S. Aspectos epistemológicos da ciência da informação e a construção conceitual da sustentabilidade informacional. In: BARBALHO, C. R. S.; INOMATA, D. O.; FERNANDES, T. B. (org.). Sustentabilidade Informacional em ecossistemas de conhecimentos. Manaus: Edua, 2021. Cap. 1. p. 24-38.E-book..

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Declaração de Lyon sobre o Acesso à Informação e Desenvolvimento. 2014.

ONU BRASIL (Nações Unidas Brasil). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE (UNEP). IPCC Sixth Assessment Report assesses the impacts of climate change - 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability. 2022.

SACHS, I. Desenvolvimento includente, sustentável sustentado. Editora Garamond, 2008, 151 p.

VEIGA, J. E. da. Para entender o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora 34, 2015. 232 p.

Arquivos adicionais

Publicado

29-10-2025

Como Citar

BISSET ALVAREZ, Edgar; GERALDO, Genilson; NEUBERT, Patricia da Silva; MURIEL-TORRADO , Enrique; CANDIDO, Ana Clara. Ética e integridade informacional na urgência climática: a responsabilidade Socioambiental da Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 31, p. 1–5, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2026.e108828. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/108828. Acesso em: 26 dez. 2025.