Ética e integridade informacional na urgência climática: a responsabilidade Socioambiental da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2026.e108828Palavras-chave:
Informação, Meio Ambiente, Crise Climática, Ciência da InformaçãoDownloads
Referências
GERALDO, G.; PINTO, M. D. S. Percursos da ciência da informação e os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030/ONU. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, São José, v. 24, n. 2, p. 373-389, 2019.
GERALDO, Genilson. Proposição de diretrizes de qualidade e asseguração informacional para monitoramento de Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável. 2025. 382 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2025.
GERALDO, G.; PINTO, M. D. S. Aspectos epistemológicos da ciência da informação e a construção conceitual da sustentabilidade informacional. In: BARBALHO, C. R. S.; INOMATA, D. O.; FERNANDES, T. B. (org.). Sustentabilidade Informacional em ecossistemas de conhecimentos. Manaus: Edua, 2021. Cap. 1. p. 24-38.E-book..
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Declaração de Lyon sobre o Acesso à Informação e Desenvolvimento. 2014.
ONU BRASIL (Nações Unidas Brasil). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE (UNEP). IPCC Sixth Assessment Report assesses the impacts of climate change - 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability. 2022.
SACHS, I. Desenvolvimento includente, sustentável sustentado. Editora Garamond, 2008, 151 p.
VEIGA, J. E. da. Para entender o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora 34, 2015. 232 p.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edgar Bisset Alvarez, Genilson Geraldo, Patricia da Silva Neubert, Enrique Muriel-Torrado , Ana Clara Candido

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


















