Levantando significações para significantes: da gestão do conhecimento a organização do saber

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem UFPR - Curitiba - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p1

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Organização do Conhecimento, Representação do Conhecimento

Resumo

Argumenta que o estado de ambigüidade conceitual relacionado aos termos organização e gestão do conhecimento ou do saber é reforçado por duas ordens de fatores: uma relacionada à recente estruturação do campo da ciência da informação e outra à evolução do campo de atuação profissional na área, a partir da expansão do modo capitalista das relações sociais e de trabalho, ambas afetando as formas de expressar idéias em palavras. Apóia-se, tanto em estudos de especialistas, quanto na análise de conteúdo a partir dos Anais do VI Congreso del Capítulo Español de ISKO e IV Coloquio Internacional de Ciencias de la Documentación, considerando que um conceito pode ser definido, seja em relação aos dados empíricos seja aos aportes teóricos que o constituem. Constata uma tendência em direção ao reforço de uma base teórica e epistemológica que facilite a linguagem comum para o sucesso na compreensão de conceitos fundamentais da área de ciência da informação. Considera que representar conhecimentos, registrados ou não, enquanto modo de atribuir ou levantar significações para significantes, é o produto de compromissos contraditórios sob a dupla pressão de fatores ideológicos e de imperativos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento efetivo do sistema de gestão do conhecimento, seus propósitos e compromissos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, UFPR - Curitiba - PR

É professora titular do curso de Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. É membro do conselho assessor da revista Iberoamericana sobre usuario de informacao.

mais informações:currículo lattes - cnpq

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

BUFREM, Leilah Santiago. Levantando significações para significantes: da gestão do conhecimento a organização do saber. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2004. DOI: 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1p1. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>