Inteligência social e inteligência competitiva

Kira Tarapanoff

Resumo


Coloca os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da informação e do Conhecimento. Traça o desenvolvimento da inteligência econômica nos países e a aplicação da inteligência competitiva nas organizações. Defende que a ação conjunta do processo de gestão da informação e gestão do conhecimento, ambas em apoio às estratégia e missão organizacional, apresentam para o processo de tomada de decisão uma propriedade emergente que é a inteligência institucional.

Palavras-chave


Inteligência social; Inteligência coletiva; Inteligência econômica; Inteligência organizacional; Inteligência competitiva; Gestão da informação; Gestão do conhecimento; Inteligência institucional; Social intelligence; Collective intelligence; E

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p11



Direitos autorais 2004 Kira Tarapanoff

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)