Por uma ciência formativa e indiciária: proposta epistemológica para a ciência da informação

Autores

  • Eliany Alvarenga de Araújo UFPB - João Pessoa - PB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p1

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Epistemologia, Paradigma indiciário, Ciência Formativa, Epistemology - Information Science, Indicial Paradigm, Formative Science

Resumo

Reflexão epistemológica sobre a Ciência da Informação como “fazer científico” que se estrutura na Ciência Moderna, em termos teóricos e metodológicos e nas Tecnologias da Informação, em termos aplicados. Tal configuração possibilitou o surgimento desta ciência, porém consideramos que a mesma não garantirá à mesma o pleno desenvolvimento como campo de conhecimento consistente e moderno. A Ciência Moderna, enquanto visão e prática científica encontra-se esgotada e as Tecnologias de Informação são apenas mecanismos autoregulados que funcionam segundo princípios de automatismos. A partir destas considerações propomos o conceito de ciência formativa (Bachelard, 1996) e o paradigma indiciário (Ginzburg, 1991) como bases teóricas e metodológicas para uma epistemologia da Ciência da Informação. O conceito de ciência formativa se baseia no principio dos três estados do espírito científico e nas condições psicológicas do progresso científico e o paradigma indiciário propõe a intuição (empírica e racional) como base metodológica para o fazer científico.

Biografia do Autor

Eliany Alvarenga de Araújo, UFPB - João Pessoa - PB

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, na área de Fundamentos Epistemológicos da Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq

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Publicado

2006-07-14