Por uma ciência formativa e indiciária: proposta epistemológica para a ciência da informação

Autores

  • Eliany Alvarenga de Araújo UFPB - João Pessoa - PB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p1

Palavras-chave:

Epistemologia - Ciência da Informação, Paradigma indiciário - Ciência da Informação, Ciência Formativa - Ciência da Informação

Resumo

Reflexão epistemológica sobre a Ciência da Informação como “fazer científico” que se estrutura na Ciência Moderna, em termos teóricos e metodológicos e nas Tecnologias da Informação, em termos aplicados. Tal configuração possibilitou o surgimento desta ciência, porém consideramos que a mesma não garantirá à mesma o pleno desenvolvimento como campo de conhecimento consistente e moderno. A Ciência Moderna, enquanto visão e prática científica encontra-se esgotada e as Tecnologias de Informação são apenas mecanismos autoregulados que funcionam segundo princípios de automatismos. A partir destas considerações propomos o conceito de ciência formativa (Bachelard, 1996) e o paradigma indiciário (Ginzburg, 1991) como bases teóricas e metodológicas para uma epistemologia da Ciência da Informação. O conceito de ciência formativa se baseia no principio dos três estados do espírito científico e nas condições psicológicas do progresso científico e o paradigma indiciário propõe a intuição (empírica e racional) como base metodológica para o fazer científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliany Alvarenga de Araújo, UFPB - João Pessoa - PB

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, na área de Fundamentos Epistemológicos da Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq

Downloads

Publicado

2006-07-14

Como Citar

ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Por uma ciência formativa e indiciária: proposta epistemológica para a ciência da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–14, 2006. DOI: 10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p1. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.