A convergência dos aspectos de inclusão digital: experiência nos domínios de uma Universidade

Autores

  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil
  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p101

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Inclusão digital, Telecentro.

Resumo

Traz resultados de um estudo de caso, aplicado com técnicas de survey, visando analisar os aspectos da inclusão digital através dos usuários do telecentro Tabuleiro Digital da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA. O principal objetivo destinou-se a investigar o tipo de inclusão digital, promovida por este Projeto, em conformidade com a perspectiva da literatura atual. Os objetivos específicos indicam as características do perfil dos usuários; tipos de aplicações utilizadas e a finalidade da Internet em confronto com o nível educacional e social. Desta forma, a sociedade da informação e a inclusão digital são contextualizadas; também os aspectos da inclusão do Tabuleiro são demonstrados e discutidos. Por último, com a análise, foi comprovado que o modelo de inclusão digital do Projeto é induzido (técnico).

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil

Mestranda em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA), com pesquisa focada em abordagem cognitiva da inclusão digital. Graduada em Biblioteconomia e Documentação (ICI-UFBA), a pesquisadora também possui especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada (NPGA-UFBA). Executa atividades de pesquisa e publicações, tendo experiência em estratégia de busca, com ênfase em fontes de informação eletrônica. Desenvolve atividades ligadas ao apoio à pesqusa, atuando principalmente nos temas: Sociedade da Informação (Inclusão Digital) e Gestão da Informação (estratégias de busca na Internet, Métodos Quantitativos - Infometria e revistas eletrônicas).

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, informação, educação, mediação, tecnologias da informação, comunicação e documentação científica.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigo