Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico

Autores

  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n29p184

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Bibliotecários, Função educativa, Letramento informacional

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender a prática educativa de bibliotecários brasileiros que atuam em escolas de ensino básico, buscando esclarecer: se esta prática está restrita à promoção da leitura, se os bibliotecários já desenvolvem atividades de ensino de habilidades informacionais e em que medida estão contribuindo para o processo de letramento informacional dos alunos. Utilizou-se metodologia interpretativa e os dados foram coletados por meio de relatos de experiências, entrevistas e grupo de discussão. Compuseram a amostra 28 bibliotecários que atuavam em escolas de ensino básico (14 de escolas públicas e 14 de escolas particulares). Os resultados revelaram que a sensibilização e a conquista dos estudantes constituem o principal foco da prática educativa dos bibliotecários, evidenciando a predominância de ações voltadas para atrair os alunos para a biblioteca e para a leitura. A quantidade de atividades de orientação à pesquisa é bem mais modesta. Considerando-se que o letramento informacional se caracteriza pela ênfase na aprendizagem pela pesquisa orientada, pode-se concluir que, nesse sentido, a ação dos bibliotecários é incipiente.

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Biografia do Autor

Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor adjunto nivel quatro da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq

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Publicado

2010-05-14

Como Citar

CAMPELLO, Bernadete Santos. Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 184–208, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15n29p184. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n29p184. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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