Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico

Autores/as

  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n29p184

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Bibliotecários, Função educativa, Letramento informacional

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo compreender a prática educativa de bibliotecários brasileiros que atuam em escolas de ensino básico, buscando esclarecer: se esta prática está restrita à promoção da leitura, se os bibliotecários já desenvolvem atividades de ensino de habilidades informacionais e em que medida estão contribuindo para o processo de letramento informacional dos alunos. Utilizou-se metodologia interpretativa e os dados foram coletados por meio de relatos de experiências, entrevistas e grupo de discussão. Compuseram a amostra 28 bibliotecários que atuavam em escolas de ensino básico (14 de escolas públicas e 14 de escolas particulares). Os resultados revelaram que a sensibilização e a conquista dos estudantes constituem o principal foco da prática educativa dos bibliotecários, evidenciando a predominância de ações voltadas para atrair os alunos para a biblioteca e para a leitura. A quantidade de atividades de orientação à pesquisa é bem mais modesta. Considerando-se que o letramento informacional se caracteriza pela ênfase na aprendizagem pela pesquisa orientada, pode-se concluir que, nesse sentido, a ação dos bibliotecários é incipiente.

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Biografía del autor/a

Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor adjunto nivel quatro da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mais informações:Currículo Lattes - CNPq

Publicado

2010-05-14

Cómo citar

CAMPELLO, Bernadete Santos. Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Encontros Bibli: Revista electrónica de bibliotecología, archivística y ciencias de la información., Florianópolis/SC, Brasil, v. 15, n. 29, p. 184–208, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15n29p184. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n29p184. Acesso em: 12 dic. 2025.

Número

Sección

Artículos