Recursos tecnológicos e informacionais ativos na Encontros Bibli
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n30piResumo
As tecnologias da informação e comunicação permeiam o nosso processo de editoração científica. Entre os dias 14 e 16 de julho de 2010, realizou-se, em Florianópolis, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, o I Encontro Nacional de Usuários do SEER (a programação, vídeos e relatos estão disponíveis no site http://euseer.ibict.br/index.php/euseer1/euseer1). Foi uma satisfação receber e encontrar colegas editores, avaliadores, autores, bolsistas, leitores e principalmente nossos mestres no uso da Plataforma Open Journal Systems (http://pkp.sfu.ca/?q=ojs) – ou melhor, toda a equipe do IBICT responsável pelos estudos, customização, desenvolvimento e disseminação da edição em português, resultando na adoção desse Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, utilizado por mais de 800 revistas científicas somente no Brasil (conforme registrado no Portal SEER - http://seer.ibict.br/).
Acompanhar a evolução das ferramentas tecnológicas, aplicar os recursos de novas versões e a troca de conhecimentos tornam-se uma experiência enriquecedora nos processos de aprender-saber-fazer. Em julho desse ano, a administração do Portal Periódicos UFSC (http://www.periodicos.ufsc.br/) migrou a plataforma para a nova versão e novas funcionalidades foram ativadas pelos editores gerentes das revistas.
A Encontros Bibli ativou algumas ferramentas, entre as quais, disponibilizar os acessos estatísticos dos arquivos publicados dos autores. Isto é, o autor que tem um artigo publicado em nossa revista poderá consultar, no seu perfil, os dados referentes aos respectivos acessos de cada artigo. Paralelamente, com a nova versão, houve mudanças no autoarquivamento, isto é, quando o autor submete um arquivo na plataforma, pode preencher os metadados com maior facilidade, pois estão disponibilizadas as abas nos idiomas português e inglês. Gradativamente, os metadados ganham maior destaque no tratamento de conteúdos digitais.
Para nossos avaliadores, colegas envolvidos voluntariamente na avaliação de textos, ativou-se o formulário eletrônico. No processo de avaliação dos textos, utilizamos ainda a versão anterior e o novo formulário. Ao tentar facilitar o processo de avaliação, é necessário pensar em alternativas que poupem o tempo de nosso avaliador e também que facilitem a identificação do que precisa ser revisado. Todo ruído no processo de comunicação causa transtornos, e o nosso objetivo é evitar ruídos no processo de comunicação e agilizar o fluxo da informação no processo de avaliação.
Em relação aos nossos leitores, foram ativadas as ferramentas de leitura para auxiliar no acesso e uso da informação. A ativação torna-se visível após um clique duplo em determinada palavra, pois é aberta uma janela com o termo selecionado, possibilitando dar continuidade na busca, seja generalizada (mecanismo de busca) ou conceitual (por dicionário). O resultado é facilitar o acesso e o uso da informação pelo leitor. Para ativar esse mecanismo, é preciso acessar a guia “Ferramentas” e, na configuração, habilitar as opções da “Ferramenta de Leitura”, escolhendo “Definir palavra (Permite leitores clicar duas vezes em uma palavra para pesquisa em dicionários)”. E ativou-se a ferramenta de leitura “Pesquisando Referencias”, opção disponível no menu localizado à direita no site da revista. Cabe aos leitores experimentarem as inovações e avaliarem sua aplicação no cotidiano.
A edição de volume 15, número 30, é composta por seis artigos escritos por onze autores. Retrata questões de tratamento da informação digital em linha, a satisfação dos usuários e a formação do profissional da informação. De Luís Fernando Sayão o artigo Uma outra face dos metadados: informações para a gestão da preservação digital , de Maurício Barcellos Almeida, Viviane Nogueira Pinto Oliveira, Kátia Cardoso Coelho Estudo exploratório sobre ontologias aplicadas a modelos de sistemas de informação: perspectivas de pesquisa em Ciência da Informação , de Luciana Ferreira da Costa, Francisca Arruda ; Ramalho Novas perspectivas dos estudos de satisfação de usuários , de Edileuda Soares Diniz, Ademar de Lima Carvalho Aprendizagem profissional: a docência na biblioteconomia ; Mariângela Spotti Lopes Fujita O contexto profissional do indexador no ensino de indexação ; e, Elizabeth Andrade Duarte, Rogério Manoel de Oliveira Braga O profissional bibliotecário e o domínio da língua inglesa: necessidade ou formalidade do mercado de trabalho?
Destacamos a participação de todos os envolvidos no processo de editoração. A oportunidade de realizar o lançamento da edição de outubro de 2010 no XI ENANCIB (http://congresso.ibict.br/index.php/enancib/xienancib) torna-se um momento de socializar a conquista, manter a periodicidade e compartilhar experiências com nossos pares, pois nossa presença não é só digital.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos colegas bibliotecários da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, especialmente a Narcisa de Fátima Amboni, a Andréa Grants e a Claudiane Weber, pelo apoio técnico operacional e pelo apoio no uso do Digital Object Identifier (DOI®) System (http://www.doi.org/), aplicado a partir dessa edição nos textos da Encontros Bibli. Comunicamos que essa aplicação será retroativa a todos os textos publicados e ressaltamos sua disponibilização no formato PDF/A. Registramos o especial agradecimento à colega Káthia Regina Lemos Jucá, da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação – UFSC (http://setic.ufsc.br/) pelo constante apoio, seja na instalação, manutenção e segurança da plataforma, seja na instalação dos recursos estatísticos do Portal Periódicos UFSC (http://www.periodicos.ufsc.br/awstats/awstats.pl) especialmente da Encontros Bibli (http://stat.encontros-bibli.ufsc.br/awstats/awstats.pl).
Aos colegas, desejamos boas leituras e aguardamos sua colaboração para uma próxima jornada.
Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, outubro de 2010.
Ursula Blattmann , Rosângela Schwarz Rodrigues, Araci I. Andrade Hillesheim
Editoras
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Ursula Blattmann, Rosângela Schwarz Rodrigues, Araci Isaltina de Andrade Hillesheim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

















