Recursos tecnológicos e informacionais ativos na Encontros Bibli
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15n30piResumo
As tecnologias da informação e comunicação permeiam o nosso processo de editoração científica. Entre os dias 14 e 16 de julho de 2010, realizou-se, em Florianópolis, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, o I Encontro Nacional de Usuários do SEER (a programação, vídeos e relatos estão disponíveis no site http://euseer.ibict.br/index.php/euseer1/euseer1). Foi uma satisfação receber e encontrar colegas editores, avaliadores, autores, bolsistas, leitores e principalmente nossos mestres no uso da Plataforma Open Journal Systems (http://pkp.sfu.ca/?q=ojs) – ou melhor, toda a equipe do IBICT responsável pelos estudos, customização, desenvolvimento e disseminação da edição em português, resultando na adoção desse Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, utilizado por mais de 800 revistas científicas somente no Brasil (conforme registrado no Portal SEER - http://seer.ibict.br/).
Acompanhar a evolução das ferramentas tecnológicas, aplicar os recursos de novas versões e a troca de conhecimentos tornam-se uma experiência enriquecedora nos processos de aprender-saber-fazer. Em julho desse ano, a administração do Portal Periódicos UFSC (http://www.periodicos.ufsc.br/) migrou a plataforma para a nova versão e novas funcionalidades foram ativadas pelos editores gerentes das revistas.
A Encontros Bibli ativou algumas ferramentas, entre as quais, disponibilizar os acessos estatísticos dos arquivos publicados dos autores. Isto é, o autor que tem um artigo publicado em nossa revista poderá consultar, no seu perfil, os dados referentes aos respectivos acessos de cada artigo. Paralelamente, com a nova versão, houve mudanças no autoarquivamento, isto é, quando o autor submete um arquivo na plataforma, pode preencher os metadados com maior facilidade, pois estão disponibilizadas as abas nos idiomas português e inglês. Gradativamente, os metadados ganham maior destaque no tratamento de conteúdos digitais.
Para nossos avaliadores, colegas envolvidos voluntariamente na avaliação de textos, ativou-se o formulário eletrônico. No processo de avaliação dos textos, utilizamos ainda a versão anterior e o novo formulário. Ao tentar facilitar o processo de avaliação, é necessário pensar em alternativas que poupem o tempo de nosso avaliador e também que facilitem a identificação do que precisa ser revisado. Todo ruído no processo de comunicação causa transtornos, e o nosso objetivo é evitar ruídos no processo de comunicação e agilizar o fluxo da informação no processo de avaliação.
Em relação aos nossos leitores, foram ativadas as ferramentas de leitura para auxiliar no acesso e uso da informação. A ativação torna-se visível após um clique duplo em determinada palavra, pois é aberta uma janela com o termo selecionado, possibilitando dar continuidade na busca, seja generalizada (mecanismo de busca) ou conceitual (por dicionário). O resultado é facilitar o acesso e o uso da informação pelo leitor. Para ativar esse mecanismo, é preciso acessar a guia “Ferramentas” e, na configuração, habilitar as opções da “Ferramenta de Leitura”, escolhendo “Definir palavra (Permite leitores clicar duas vezes em uma palavra para pesquisa em dicionários)”. E ativou-se a ferramenta de leitura “Pesquisando Referencias”, opção disponível no menu localizado à direita no site da revista. Cabe aos leitores experimentarem as inovações e avaliarem sua aplicação no cotidiano.
A edição de volume 15, número 30, é composta por seis artigos escritos por onze autores. Retrata questões de tratamento da informação digital em linha, a satisfação dos usuários e a formação do profissional da informação. De Luís Fernando Sayão o artigo Uma outra face dos metadados: informações para a gestão da preservação digital , de Maurício Barcellos Almeida, Viviane Nogueira Pinto Oliveira, Kátia Cardoso Coelho Estudo exploratório sobre ontologias aplicadas a modelos de sistemas de informação: perspectivas de pesquisa em Ciência da Informação , de Luciana Ferreira da Costa, Francisca Arruda ; Ramalho Novas perspectivas dos estudos de satisfação de usuários , de Edileuda Soares Diniz, Ademar de Lima Carvalho Aprendizagem profissional: a docência na biblioteconomia ; Mariângela Spotti Lopes Fujita O contexto profissional do indexador no ensino de indexação ; e, Elizabeth Andrade Duarte, Rogério Manoel de Oliveira Braga O profissional bibliotecário e o domínio da língua inglesa: necessidade ou formalidade do mercado de trabalho?
Destacamos a participação de todos os envolvidos no processo de editoração. A oportunidade de realizar o lançamento da edição de outubro de 2010 no XI ENANCIB (http://congresso.ibict.br/index.php/enancib/xienancib) torna-se um momento de socializar a conquista, manter a periodicidade e compartilhar experiências com nossos pares, pois nossa presença não é só digital.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos colegas bibliotecários da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, especialmente a Narcisa de Fátima Amboni, a Andréa Grants e a Claudiane Weber, pelo apoio técnico operacional e pelo apoio no uso do Digital Object Identifier (DOI®) System (http://www.doi.org/), aplicado a partir dessa edição nos textos da Encontros Bibli. Comunicamos que essa aplicação será retroativa a todos os textos publicados e ressaltamos sua disponibilização no formato PDF/A. Registramos o especial agradecimento à colega Káthia Regina Lemos Jucá, da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação – UFSC (http://setic.ufsc.br/) pelo constante apoio, seja na instalação, manutenção e segurança da plataforma, seja na instalação dos recursos estatísticos do Portal Periódicos UFSC (http://www.periodicos.ufsc.br/awstats/awstats.pl) especialmente da Encontros Bibli (http://stat.encontros-bibli.ufsc.br/awstats/awstats.pl).
Aos colegas, desejamos boas leituras e aguardamos sua colaboração para uma próxima jornada.
Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, outubro de 2010.
Ursula Blattmann , Rosângela Schwarz Rodrigues, Araci I. Andrade Hillesheim
Editoras
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.