A arquitetura do livro digital na plataforma google: um estudo exploratório

Autores

  • Stella Moreira Dourado Universidade Federal da Bahia
  • Nanci Elizabeth Oddone Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n34p131

Palavras-chave:

Livro impresso, Livro eletrônico, Google Livros, Google Books, Arquitetura do livro, Indicadores editoriais.

Resumo

Os produtores de livros eletrônicos parecem interessados, em preservar as características do livro impresso no meio eletrônico, numa tentativa de ‘suavizar’ tal processo de transição. Neste trabalho, investiga-se a arquitetura do e-book sob à luz de indicadores editoriais usados para o livro impresso e visuais definidos para a web. Para a análise documental e comparativa da plataforma Google Livros, foi elaborado um quadro sinótico contendo as características passíveis de análise entre os livros impressos e os eletrônicos. Conclui-se que na plataforma Google Livros, os e-books agregam pouco valor às características dos livros impressos, subtraindo deles, elementos distintivos, como a portabilidade.

Biografia do Autor

Stella Moreira Dourado, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Faculdade Hélio Rocha (2006). Atua na área de Ciência da Informação realizando estudos sobre a arquitetura do livro eletrônico e sobre as tecnologias de acesso e uso da informação digital.

Nanci Elizabeth Oddone, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Nanci Oddone (Rio de Janeiro, 1953) é licenciada em Letras Vernáculas, bacharel em Biblioteconomia e Documentação, especialista em Produção Editorial, mestre e doutora em Ciência da Informação, com estágio de pós-doutoramento na área de Direito Autoral e Propriedade Intelectual. No ano acadêmico 2008-2009 foi professor visitante na Escola de Direito da Universidade de Kent, Canterbury, Reino Unido, onde realizou estudo interdisciplinar sobre o regime internacional de direito autoral e suas implicações econômicas, políticas e ideológicas. Na Universidade Federal da Bahia atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. No âmbito do curso de Biblioteconomia ministra as disciplinas "História do Livro e das Bibliotecas" e "Editoração". Coordena o Grupo Infociência, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos históricos, epistemológicos e políticos da informação científica e das tecnologias para acesso e uso da informação digital. Na área editorial desempenha atividades de edição e revisão de textos, tradução e normalização.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Edição

Seção

Artigo