A arquitetura do livro digital na plataforma google: um estudo exploratório

Autores

  • Stella Moreira Dourado Universidade Federal da Bahia
  • Nanci Elizabeth Oddone Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n34p131

Resumo

Os produtores de livros eletrônicos parecem interessados, em preservar as características do livro impresso no meio eletrônico, numa tentativa de ‘suavizar’ tal processo de transição. Neste trabalho, investiga-se a arquitetura do e-book sob à luz de indicadores editoriais usados para o livro impresso e visuais definidos para a web. Para a análise documental e comparativa da plataforma Google Livros, foi elaborado um quadro sinótico contendo as características passíveis de análise entre os livros impressos e os eletrônicos. Conclui-se que na plataforma Google Livros, os e-books agregam pouco valor às características dos livros impressos, subtraindo deles, elementos distintivos, como a portabilidade.

Biografia do Autor

Stella Moreira Dourado, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Faculdade Hélio Rocha (2006). Atua na área de Ciência da Informação realizando estudos sobre a arquitetura do livro eletrônico e sobre as tecnologias de acesso e uso da informação digital.

Nanci Elizabeth Oddone, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Nanci Oddone (Rio de Janeiro, 1953) é licenciada em Letras Vernáculas, bacharel em Biblioteconomia e Documentação, especialista em Produção Editorial, mestre e doutora em Ciência da Informação, com estágio de pós-doutoramento na área de Direito Autoral e Propriedade Intelectual. No ano acadêmico 2008-2009 foi professor visitante na Escola de Direito da Universidade de Kent, Canterbury, Reino Unido, onde realizou estudo interdisciplinar sobre o regime internacional de direito autoral e suas implicações econômicas, políticas e ideológicas. Na Universidade Federal da Bahia atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. No âmbito do curso de Biblioteconomia ministra as disciplinas "História do Livro e das Bibliotecas" e "Editoração". Coordena o Grupo Infociência, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos históricos, epistemológicos e políticos da informação científica e das tecnologias para acesso e uso da informação digital. Na área editorial desempenha atividades de edição e revisão de textos, tradução e normalização.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Como Citar

DOURADO, . M.; ODDONE, . E. A arquitetura do livro digital na plataforma google: um estudo exploratório. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 131–141, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n34p131. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n34p131. Acesso em: 23 mar. 2023.

Edição

Seção

Artigos