Aproximações entre o processo de adaptação de Piaget e os modos de conversão do conhecimento de Nonaka & Takeuchi

Autores

  • Marina Ferreira de Castro Wille Universidade Federal do Paraná
  • Regina Alves de Morais Marques Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Tânia Stoltz Universidade Federal do Paraná
  • Verônica Branco Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p24

Palavras-chave:

Conhecimento organizacional, Nonaka, Takeuchi, Piaget

Resumo

O presente artigo relaciona conceitos da teoria de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi com conceitos envolvidos no processo de equilibração majorante de Piaget. A pesquisa bibliográfica e exploratória busca relacionar tais teóricos a fim de enriquecer a pesquisa organizacional com contribuições da área educacional e da psicologia. A discussão aponta para uma aproximação entre os modos de conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, ou seja, socialização, externalização, combinação e internalização, com elementos envolvidos no processo de equilibração majorante de Piaget, tidos como assimilação, acomodação, conflito cognitivo e adaptação. Conclui-se que os referenciais tratados podem ser compreendidos como embasados em visão construtivista e interacionista.

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Publicado

2012-08-17

Como Citar

WILLE, Marina Ferreira de Castro; MARQUES, Regina Alves de Morais; SILVA, Helena de Fátima Nunes; STOLTZ, Tânia; BRANCO, Verônica. Aproximações entre o processo de adaptação de Piaget e os modos de conversão do conhecimento de Nonaka & Takeuchi. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], p. 24–39, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p24. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p24. Acesso em: 30 dez. 2024.