Contribuição das ciências cognitivas e da ciência da informação para representação da informação: proposta para utilização na construção de biblioteca virtual temática em saúde

Autores

  • Leandro Guedes da Fonseca Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
  • Iara Rodrigues de Amorim Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Regina Goulart Lourenço Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Jorge Calmon de Almeida Biolchini Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p87

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Ciências Cognitivas, Bibliotecas virtuais – Saúde, Representação da informação, Usuários de informação.

Resumo

Aborda aspectos das Ciências Cognitivas que podem aprimorar a representação da informação na construção de bibliotecas virtuais temáticas em saúde, visando sua utilização por distintos tipos de usuários. Mostra as vantagens das novas tecnologias de informação e comunicação, que possibilita maior dinamismo nos fluxos de informação e propicia o seu compartilhamento simultâneo. Apresenta o surgimento das Ciências Cognitivas e suas relações com a Ciência da Informação. Discorre sobre características e funcionalidades desejáveis para uma biblioteca virtual temática. Descreve a importância da contribuição da Ciência da Informação para a sociedade. Conclui ratificando a importância do caráter interdisciplinar das áreas, com vistas ao aprimoramento de produtos e serviços de informação em benefício do usuário.

Downloads

Publicado

2012-08-17