As mídias sociais de olho na CI na perspectiva da disseminação da informação

Autores

  • Aline Poggi Lins Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p113

Palavras-chave:

Mídias sociais, Blog, Profissionais da Informação, De olho na CI

Resumo

Esta comunicação apresenta resultados obtidos em pesquisa-dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa abordou o Blog de olho na CI na perspectiva das mídias sociais da rede Internet como recursos capazes de desenvolver Redes Sociais na Internet (RSI) e meio de disseminação de informação. O objetivo foi analisar como se processa a disseminação da informação de interesse para os profissionais da informação através destas mídias sociais, a partir de uma da pesquisa descritiva, utilizou como instrumentos de coleta dos dados as técnicas da observação participante e o diário de campo. A análise dos dados foi documental, relacionada ao contexto da pesquisa na internet. Diante da pesquisa, observou-se que se pode comprovar o crescimento do blog De olho na CI na rede internet e entre profissionais da informação, crescimento que se estende a outras mídias sociais, Twitter e Facebook.

Biografia do Autor

Aline Poggi Lins Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação. Tutora na Especialização em Gestão Pública (UEPB).

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação. Presidente da ANCIB.

Referências

AGUIAR, G. A. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na UNESP, UNICAMP e USP. 184f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), São Paulo, 2012.

ALCARÁ, A. R.; CURTY, R. G. Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de Informação na net. Paraná: Eduel, 2009.

ALEXANDER, B. (2006) Web 2.0: A new wave of innovation for teaching and learning? EDUCAUSE Review, vol. 41, no. 2 (March/April 2006): 32–44.

_____; RECUERO, R.; MONTARDO, S. Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

ARAUJO, V.M.R.H. de; FREIRE, I.M. Conhecimento para o desenvolvimento: reflexões para o profissional da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.9, n.1, jan./jul.1999.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

CIVALLERO, E. Cuadernos de bitácoras: los weblogs como herramientas de trabajo de las bibliotecas [em linha]. [S.l.]: E-LIS, 2006. Disponível na Internet em: http://eprints.rclis.org/archive/00006747/01/Weblog.pdf. Acesso em: 12 de set. de 2012.

COUTINHO, Clara Maria Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007), 2007, Porto. Anais... Porto - Portugal: Instituto Politécnico do Porto, 2007. p. 199-204.

CURTY, R.G. Web 2.0: plataforma para o conhecimento coletivo. In: TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2008. p. 53-78.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, I. M. A responsabilidade social da ciência da informação e/ou O olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. 166f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Convênio CNPq/IBICT – UFRJ/ECO, Rio de Janeiro, 2001.

_____. A responsabilidade social da Ciência da Informação na perspectiva da consciência possível. DataGramaZero, v.5, n.1, fev, 2004. Disponível em: http://www.dgz.org.br/fev04/Art_02.htm. Acesso em: 20 de dez. de 2012.

_____; FARIAS, M. G. G.; COSTA JUNIOR, M. P. da. Ação de responsabilidade social na disseminação de conteúdos na web: Blog De Olho na CI. In: CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, 10, 2011, Salvador. Anais..., Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia educativa. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, 2005, p. 305-311.

LARA, M. L. G. de; CONTI, V. L. Disseminação da informação e usuários. São Paulo em Perspectiva, v. 17, n. 3-4, p. 26-34, 2003.

LIMA JUNIOR, W. T. Mídia social conectada: produção colaborativa de informação de relevância social em ambiente tecnológico digital. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 95-106, dez./2009.

MANESS, Jack. Library 2.0 Theory: Web 2.0 and its implications for libraries. Webology, v.3, n.2, Artigo 25, 2006. Disponível em: http://www.Webology.ir/2006/v3n2/a25.html. Acesso em: 31 de jul. 2012.

MARCONDES, Carlos Henrique; MENDONÇA, Marília A.; CARVALHO, Suzana M. Serviços web em bibliotecas universitárias brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 11, n. 2, p. 174-186, maio/ago. 2006.

MUELLER, S. P. M. (Org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesauros, 2007.

O'REILLY, Tim. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Publishing, 2005. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 31 de jul. 2012.

PINHO NETO, J. A. S. Informação e sociabilidade nas comunidades virtuais: um estudo do Orkut. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 01-18, 2010.

PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, Brasiília, v.9, p. 1-21, 2007.

_____. ; F. T.; RECUERO, R. C. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22, dez., 2003. Acesso em: 19 de nov. de 2012. Disponível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/famecos/article/view/233/177

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura).

_____. Rede social. In: SPYER, J. (Org.). Para entender a internet: noções, práticas e desafios da comunicação em rede. São Paulo: NãoZero, 2009a. p. 25-26. Disponível em: http://www.esalq.usp.br/biblioteca/PDF/Para_entender_a_Internet.pdf. Acesso em 11 dez. 2012.

_____. O que é mídia social?. 2008. Disponível em:http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/o_que_e_midia_social.html. Acesso em: 26 fev. 2012.

_____. Mídia x rede social. 2010. Disponível em: http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/midia_x_rede_social.html. Acesso em: 26 fev. 2012.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. A Documentação: Paul Otlet e o Facebook. In: CRIPPA, G.; MOSTAFA, S. P. (Org.) Ciência da Informação e Documentação. Campinas, SP: Alínea, 2011.

TELLES, A. A revolução das mídias sociais. Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.

TOMAÉL, M. I. Fontes de informação na internet. Londrina: EDUEL, 2009.

_____ et. al. Fontes de informação na internet: acesso e avaliação das disponíveis nos sites de universidades. 2000. Anais eletrônicos... Disponível em: HTTP://snbu.bvs.br/snbu2000/parallel.html. Acesso em: 31 jul. 2012.

_____.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos atores no fluxo da informação. Encontros Bibli, Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/342/387. Acesso em: 31 de ago, 2010.

WERSIG, G., NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist. v.9, n.4, 1975

Downloads

Publicado

2014-04-22

Edição

Seção

Artigo