Modelo de avaliação de valor e mérito de estoques de informação de bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p19Palavras-chave:
Avaliação de estoques de informação, Avaliação de bibliotecas universitárias, Avaliação de acervos, Modelo AVMEIResumo
Apresenta Modelo de Avaliação de Valor e Méritode Estoques de Informação (AVMEI), baseado em indicadores estabelecidos nanorma ISO 11.620 e em padrões de qualidade para acervos de bibliotecasuniversitárias recomendados no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação,do INEP. A operacionalização do AVMEI é exemplificada por meio da avaliação de acervodestinado ao Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do IF-SC. Os resultados indicamque tal acervo apresenta mérito, contudo, não exibe valor, porque osindicadores não revelaram a qualidade expressa nos padrões estabelecidos. O modeloé flexível, podendo ser adequado para avaliar acervos de outros tipos debibliotecas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria C. Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2 ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
COUTINHO, Kênia Raupp. Avaliação de acervos bibliográficos de bibliotecas universitárias: pesquisa avaliativa na biblioteca do IF-SC, campus Florianópolis/Continente. 2010. 79 f. Monografia (especialização) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciência Humanas e da Educação, Especialização em Gestão de Unidades de Informação, Florianópolis, 2010.
DAVOK, Delsi Fries. Modelo de meta-avaliação de processos de avaliação da qualidade de cursos de graduação. 2006. 272 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.
FREITAS, André L. P.; BOLSANELLO, Franz M. C.; VIANA, Nathália R. N. G. Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo Servqual. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 3, p. 88-102, set./dez. 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v37n3/v37n3a07.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2012.
GÓIS, Maria Josineide Silva. Mensuração de desempenho nas organizações: a gestão de indicadores na biblioteca de Ciências Humanas da UFC. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza, 2009.
INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: presencial e a distância. Brasília, DF: INEP, 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino-manuais>. Acesso em: 24 out. 2012.
ISO. ISO 11620: information and documentation: library performance Indicators. 2 ed. Genèva: ISO, 2008.
LANCASTER, F.W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1996.
LUBISCO, Nídia M. L. A biblioteca universitária brasileira: um modelo para avaliar seu desempenho. Ponto de Acesso, Salvador, v. 2, n. 1, p. 153-199, jun. 2008. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/2671>. Acesso em: 16 set. 2012.
MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 87-94, jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2012.
OLIVEIRA, Joelma Gualberto de. Processo de avaliação do INEP/MEC de bibliotecas universitárias pertencentes às instituições de educação superior privadas de Belo Horizonte/MG. 2010. 281 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2010.
REIS, Lisianne de Cássia Martins dos. Modelo de avaliação de estoques informacionais de bibliotecas universitárias. 2007. 125 f. Monografia (graduação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Curso de Biblioteconomia, Florianópolis, 2007.
SCRIVEN, M. Evaluation thesaurus. 4.ed. Newbury Park, CA: Sage, 1991.
WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Delsi Fries Davok, Renata Ivone Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.