Práticas de Inovação do Bibliotecário no Ambiente Virtual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p83Palavras-chave:
Práticas de Inovação, Bibliotecário, Ambiente Virtual, Web 2.0, Computação em Nuvem, Dispositivos MóveisResumo
Os recursos de tecnologia da informação impuseram mudanças no papel exercido pelo bibliotecário. Esse papel começa a evoluir a partir da mudança do enfoque profissional no ambiente virtual e das atividades que esse profissional desenvolve no ciberespaço. A partir desses argumentos, este artigo tem como objetivo estudar as práticas inovadoras do bibliotecário no ambiente Web. Para a consecução desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em que a literatura pertinente foi analisada e foram identificadas as premissas necessárias para a consecução desse objetivo. Constatamos várias iniciativas de atuação do bibliotecário no ambiente virtual, tais como a utilização dos recursos: a) mídias sociais (Web 2.0) para interação com os usuários; b) Computação em nuvem, por meio de banco de dados, catálogos coletivos online, e recursos para a organização de livros; c) aplicações para dispositivos móveis, com a intenção de atingir jovens e adolescentes, além de disponibilização de equipamentos como o tablet em bibliotecas para leitura e apropriação da informação. Os bibliotecários inovam em suas práticas de atuação na medida em que modificam a maneira de ofertar serviços e produtos aos usuários. Mas há um longo caminho a percorrer para que o bibliotecário seja considerado um profissional inovador por excelência.
Downloads
Referências
ABUELELA, Mahmoud; OLARIU, Stephan. Taking VANET to the Clouds In: MoMM2010, 8-10 Nov., 2010. Proceeding… Paris, 2010.
ASHCROFT, Linda. Developing competencies, critical analysis and personal transferable skills in future information professionals. Library Rewiew, v. 53, n. 2, p. 82-88, 2004.
BAGGETT Stacy B.; WILLIAMS Megan. Student Behaviors and Opinions Regarding the Use of Social Media, Mobile Technologies, and Library Research. Virginia Libraries, Volume 58 Nº 01, Virginia, 2012.
BAHIA, Eliana Maria dos Santos; SEITZ, Eva Maria. Arquivista empreendedor. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 468-481, jul./dez., 2009.
BEHARRY, A. K.; PUN, K. F. Managing Innovation Practices of SMEs in the Caribbean: An Exploratory Study. IEEE Int'l Technology Management Conference Managing Proceeding, 2011.
BERTHON, Pierre R. at al. Marketing meets Web 2.0, social media, and creative consumers: implication for international marketing strategy. Business Horizons, v. 55, n. 3, p. 261-271, 2012.
BORGES, Maria Alice Guimarães. O profissional da informação: somatório de formações, competências e habilidades, 2004. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/1447/1/CAPITULO_ProfissionalInformacaoSomatorio....pdf. Acesso em: 18 de Abril de 2012.
BORGES, Mônica Erichsen Nassif; CARVALHO, Natália Guiné de Mello. Produtos e serviços de informação para negócios no Brasil: características. Ciência da Informação, v.27, n.1, p. 76-81, 1998. ISSN 0100-1965. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651998000100010.
BREEDING, Marshall. Tendencias actuales y futuras en tecnologias de la información para unidades de información. El Profesional de la Información, v.21, n.1, p.9-15, ene./feb. 2012.
BROWN, J.S.; DUGUID, P. Knowledge and organization: a social-practice perspective. Organization Science, v.12, n.2, p.198-213, 2001.
CASTRO, Cesar Augusto. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas, 2008. Disponível em:
http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/346/268, 2008. Acesso em: 23 de Abril de 2012.
CATALYST, P. Driving innovation & business value. Oracle white paper. Disponível em: http://www.oracle.com/us/products/applications/057005.pdf.
Acesso em: 17 ago. 2010.
CUNNINGHAM, Leigh. The librarian as digital humanist: the collaborative role of the research library in digital humanities projects. Faculty of Information Quarterly, v.2, n.2, p.1-11, Feb,/Mar. 2010.
DOUGHERTY, D. Organizing practices in service: capturing practice-based knowledge for innovation. Strategic Organization, v.2, n.1, p. 35-64, 2004.
EISENWINE, M. J.; HADLEY, N. J. Multitasking Teachers: mistake or missing link? Educational Forum, v.75, n.1, p.4-16, 2011.
ELLSTRÖM, P. Practice-based innovation: a learning perspective. Journal of Workplace Learning, v.22, n.1/2, p. 27-40, 2010.
EVANS, Gwen; TILTON, Kellie. Notes on operations creating an Un-Library Catalog: A case study in managing satellite collections. Library Resources & Technical Services, v.55, n.1, p.45-53, 2011.
FERNANDES, Alexandre M. de A. Maia Ribeiro. Agente de contexto para dispositivos móveis. Porto: Universidade do Porto, 2009. Mestrado integrado. Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Major Telecomunicações). Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2009.
GARCÍA, Mar Buigues; CHORNET, Vicent Giménez. Impact of Web 2.0 on national libraries. Internacional Jounal of Information Management, v.32, n.1, p.3-10, 2012.
GOLDNER, Matt; BIRCH, Katie. Resource sharing in a cloud computing age. Interlending & Document Supply, v.40, n.1, p.4-11, 2012 .
HARRISON, Janet; PRIORT, Pam. Opportunities for change: the future roles of the health library and information professional. Health Information and Libraries Journal, n.23, p. 1-2, 2006.
HSIEH Haowei et al. Facilitating Content Creation and Content Research in Building the “City of Lit” Digital Library. Iowa, 2010.
JENSEN, M.; et al. Forms of knowledge and modes of innovation. Research Policy, v.36, n.5, p. 680-693, 2007.
JOINT, Nicholas. Web 2.0 and the library: a transformational technology?. Library Review, v. 59, n.7, p. 489-497, 2010.
KIM, Yong-Mi; HAWAMDEH, Suliman. The Utilization of Web 2.0 functionalities on E-Commerce Web Sites. Journal of Advances in Information Technology, v.2, n.4, p. 190-198, 2011.
LIPKIN, Nicole A.; PERRYMORE, April J. A geração Y no trabalho: como lidar com a força de trabalho que influenciará definitivamente a cultura de sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LORRAINE, Paterson; BOON, Low. Student attitudes towards mobile library services for smartphones. Library Hi Tech, n.29, p.412 – 423, 2011.
LOW, Chinyao; CHEN, Yahsueh; WU, Mingchang. Understanding the determinants of cloud computing adoption. Industrial Management & Data Systems, v.111, n.7, p.1006-1023, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/02635571111161262 Acesso em: 04 jul. 2012.
LUNDVALL, B-Å (Ed.) National innovation systems: towards a theory of innovation and interactive learning. London : Pinter, 1992.
MAYER, Miguel Ángel; LEIS, Ángela. Concepto y aplicaciones de La Web 3.0: uma introducción para médicos. Atención Primaria. v.42, n.5, p. 292-296, 2010.
MENOR, L.; ROTH, A. New service development competence in retail banking: Construct development and measurement validation. Journal of Operations Management, v. 25, n. 4, p. 825-846, 2007.
MUSSER, John; O'REILLY, Tim. Web 2.0 Principles and The Best practices. In: MUSSER, John; O'REILLY, Tim; O'REILLY RADAR TEAM. Why Web 2.0 matters anf how you can make the most of it: insight and practical tools for success. California: O'Reilly Radar Team, 2006. Disponível em:<http://oreilly.com/catalog/web2report/chapter/web20_report_excerpt.pdf> Acesso em: 22 out. 2012.
NIJSSEN, E. J.; et al. Exploring product and service innovation similarities and differences. International Journal of Research in Marketing, v. 23,n. 3, p. 241-251, 2006.
O’REILLY, Tim. What is web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. Communications & Strategies, n. 1, p. 17, 2007. Disponível em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1008839
Acesso em: 13 fev. 2013.
PÄSSILÄ, A.; OIKARINEN,T.; VINCE, R. The role of reflection, reflection on roles: practice-based innovation through theatre based learning. In: MELKAS, H.; HARMAAKORPI, V. (Eds.). Practice-based innovation: insights, applications and
policy implications. Heidelberg : Springer, 2012. p. 173-191.
RETHLEFSEN, Melissa L. at al. Social Software for Libraries and Librarians. Journal of Hospital Librarianship, v. 6, n.4, p. 29-45, 2006.
ROSSI, A. A inovação na prática das organizações. Disponível em:
<http://www.fdc.org.br/pt/pesquisa/inovacao/Documents/artigos_blog/inovacao_pratica_organizacoes.pdf>. Acesso em: 07 maio 2012.
SANDARS, John. Social software and digital competences. InnoAiT, v.3, n.5, p.306-309, 2010.
SCOZZI, B.; GARAVELLI, C.; CROWSTON, K. Methods for modeling and supporting innovation processes in SMEs. European Journal of Innovation Management, v.8, n.1, p.120-137, 2005.
SPOHRER, J.; MAGLIO, P.P. Toward a science of service systems: Value and symbols. In: Maglio, P.P.; C. A. Kieliszewski, J. C. Spohrer (Eds.). Handbook of service science. New York: Springer, 2010.
STEVENS, E.; DIMITRIADIS, S. Managing the new service development process: towards a systemic model. European Journal of Marketing, v. 39, n.1, p. 175-198, 2005.
TETHER, B. S.;A. TAJAR. The organisational-cooperation mode of innovation and its prominence amongst European service firms. Research Policy, v. 37, n.4,p. 720-739, 2008.
WALLIN, M; KELLY, K; MCGINLEY, A. Using mobile technology to deliver information in audio format: learning by listening. In: NEEDHAM, G.; ALLY, M. (Eds.). M-libraries 3: transforming libraries with mobile technology. London: Facet, 2012. p. 57-64. ISBN: 9781856047760. Disponível em: http://epubs.scu.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1037&context=lib_pubs. Acesso em: 23 mar. 2013.
WITTEMAN, Holly O.; FISHER, Brian J. Zikmund. The defining characteristics of Web 2.0 and their potential influence in the online vaccination debate. Vaccine, v.30, n.25, p. 3734-3740, 2012.
ZEA, Bernabé. Futuro de los profesionales de la información: nuevos productos conllevan nuevan nuevos roles. El profesional de la información, v. 15, n. 6, noviembre-diciembre, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maria Inês Tomaél, Thais Batista Zaninelli, Maira Prado, Leonina Feitoza, Eliandro dos Santos Costa, Allyson Pallisser
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.