A exclusão digital e sua interferência no processo de desenvolvimento em competência informacional dos usuários da biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG) do município de Matozinhos

Autores

  • Alejandro de Campos Pinheiro Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p157

Palavras-chave:

Biblioteca, Competência Informacional, Estudo de Usuários, Exclusão Digital, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Resumo

O artigo discute como a exclusão digital pode prejudicar os usuários da biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MG) do município de Matozinhos no seu processo de desenvolvimento em competência informacional. Com o intuito em descobrir, identificar os interesses e conhecer os hábitos de seus usuários, a biblioteca do SENAI/MG de Matozinhos, em parceria com a biblioteca do SENAI/MG de Pedro Leopoldo elaborou e aplicou um questionário para todos os alunos de forma a aperfeiçoar os produtos e serviços oferecidos. Dentre as diversas questões aplicadas haviam algumas relacionadas sobre o conhecimento da área de informática, as quais foram essenciais para fundamentar as relações entre exclusão digital e a competência informacional. Por meio da análise dos resultados identificou-se que o consulente possui dúvidas, dificuldades e ausência de conhecimento básico suficiente para a utilização do computador e dos softwares nele encontrados. Esses fatores inibem a sua iniciativa em descobrir o funcionamento dessa ferramenta e o impedem de possuir autonomia suficiente para realizar pesquisas na internet, desenvolver os trabalhos escolares e conhecer as fontes de informação adequadas.

Biografia do Autor

Alejandro de Campos Pinheiro, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Bibliotecário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG) da cidade de Matozinhos, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) graduando em Arquivologia pela Univesidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION - ALA. Presential Comittee on Information

Literacy. Final Report. Chicago: ALA, 1989. Disponível em:

< http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>.

Acesso em: 30 jun. 2013.

CAMPELLO, B.; ABREU, V. L. F. G. Competência informacional e formação do

bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2,

p. 178-193, jul./dez. 2005.

CAMPELLO, Bernadete. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v.2, n.2, p. 63-77, dez. 2006.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudos de usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 10, n. 2, p. 5-20, jul./dez. 1982.

INFOESCOLA. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/>. Acesso em: 21 jun. 2013.

KUHLTHAU, C. C. Seeking meaning: a process approach to library and information

services. Norwood: Ablex, 1996.

LEVY, Pierre. Cibercultura. 1ª edição, São Paulo: Editora 34, 1999.

PINHEIRO, Alejandro de Campos; JESUS, Simone Mara de. Necessidades informacionais de instituições técnico-profissionalizantes: estudo de usuários do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG) dos municípios de Matozinhos e Pedro Leopoldo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: FEBAB, 2013. p. 3878-3893.

SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos. Competência Informacional no âmbito das bibliotecas de organizações de saúde. 2008. 76f. Monografia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

SILVA, Helena; JAMBEIRO, Othon; LIMA, Jussara; BRANDÃO, Marco Antônio.Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 1, p.28-36, jan./abr. 2005

SORJ, Bernardo; GUEDES, Luís Eduardo. Problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Novos Estudos, n. 72, julho 2005.

WIKIPEDIA. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital>. Acesso em: 21 jun. 2013.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigo