A exclusão digital e sua interferência no processo de desenvolvimento em competência informacional dos usuários da biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG) do município de Matozinhos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p157Palabras clave:
Biblioteca, Competência Informacional, Estudo de Usuários, Exclusão Digital, Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialResumen
O artigo discute como a exclusão digital pode prejudicar os usuários da biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MG) do município de Matozinhos no seu processo de desenvolvimento em competência informacional. Com o intuito em descobrir, identificar os interesses e conhecer os hábitos de seus usuários, a biblioteca do SENAI/MG de Matozinhos, em parceria com a biblioteca do SENAI/MG de Pedro Leopoldo elaborou e aplicou um questionário para todos os alunos de forma a aperfeiçoar os produtos e serviços oferecidos. Dentre as diversas questões aplicadas haviam algumas relacionadas sobre o conhecimento da área de informática, as quais foram essenciais para fundamentar as relações entre exclusão digital e a competência informacional. Por meio da análise dos resultados identificou-se que o consulente possui dúvidas, dificuldades e ausência de conhecimento básico suficiente para a utilização do computador e dos softwares nele encontrados. Esses fatores inibem a sua iniciativa em descobrir o funcionamento dessa ferramenta e o impedem de possuir autonomia suficiente para realizar pesquisas na internet, desenvolver os trabalhos escolares e conhecer as fontes de informação adequadas.
Descargas
Citas
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION - ALA. Presential Comittee on Information
Literacy. Final Report. Chicago: ALA, 1989. Disponível em:
< http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>.
Acesso em: 30 jun. 2013.
CAMPELLO, B.; ABREU, V. L. F. G. Competência informacional e formação do
bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2,
p. 178-193, jul./dez. 2005.
CAMPELLO, Bernadete. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v.2, n.2, p. 63-77, dez. 2006.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudos de usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 10, n. 2, p. 5-20, jul./dez. 1982.
INFOESCOLA. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/>. Acesso em: 21 jun. 2013.
KUHLTHAU, C. C. Seeking meaning: a process approach to library and information
services. Norwood: Ablex, 1996.
LEVY, Pierre. Cibercultura. 1ª edição, São Paulo: Editora 34, 1999.
PINHEIRO, Alejandro de Campos; JESUS, Simone Mara de. Necessidades informacionais de instituições técnico-profissionalizantes: estudo de usuários do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI/MG) dos municípios de Matozinhos e Pedro Leopoldo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: FEBAB, 2013. p. 3878-3893.
SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos. Competência Informacional no âmbito das bibliotecas de organizações de saúde. 2008. 76f. Monografia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
SILVA, Helena; JAMBEIRO, Othon; LIMA, Jussara; BRANDÃO, Marco Antônio.Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 1, p.28-36, jan./abr. 2005
SORJ, Bernardo; GUEDES, Luís Eduardo. Problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Novos Estudos, n. 72, julho 2005.
WIKIPEDIA. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital>. Acesso em: 21 jun. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Alejandro de Campos Pinheiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.