Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação

Autores

  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD), Biblioteca Polo de Apoio Presencial, Biblioteca Universitária, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada.

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Biografia do Autor

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Tecnologia e Gestão em EaD/UFRPE

Bibliotecária-Documentalista do Sistema de Bibliotecas/UFMG

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação.

Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG

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Publicado

2016-01-22

Como Citar

COSTA, Maria Elizabeth de Oliveira; CENDÓN, Beatriz Valadares. Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 82–99, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n45p82. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n45p82. Acesso em: 20 abr. 2024.

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