A fabricação dos corpos dóceis na pós-graduação brasileira: em cena o produtivismo acadêmico

Autores

  • Anderson Luis da Paixão Café Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA)
  • Núbia Moura Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Roberto Leon Ponczek Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p75

Palavras-chave:

Relações de Poder, Domesticação dos Corpos, Produtivismo Acadêmico, Avaliação de Docentes

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p75

Trata sobre o produtivismo banal que se apossou sobre mentes e corpos na pós-graduação brasileira. Para abordar o tema, recorreu-se às concepções teóricas de Michel Foucault que é um dos grandes intelectuais franceses que se dedicou aos estudos relacionados ao saber, ao poder e à ética, questionando os papéis desempenhados por diferentes instituições sociais na disciplinarização dos corpos daqueles que eram colocados nesses lugares por meio da imposição de padrões de conduta. O objetivo deste trabalho consiste em mostrar como cada uma das técnicas de disciplinarização dos corpos, trabalhadas na perspectiva foucaultiana, corrobora para o surgimento de distorções, inclusive éticas, no processo de construção e difusão de conhecimentos científicos. Para atingir a este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, associando-se às técnicas de clausura, quadriculamento, controle do tempo, sanção normatizadora, exercício e exame às práticas acadêmico-científicas vivenciadas pelos docentes e discentes na pós-graduação brasileira. Os resultados revelaram, dentre outros aspectos, que ainda há um forte predomínio da avaliação punitiva em detrimento da formativa no momento da apreciação do desempenho dos corpos nos programas de pós-graduação. Por fim, encerra-se o artigo na esperança de contribuir para ampliar as discussões sobre o atual movimento de fabricação dos corpos dóceis na pós-graduação brasileira, colaborando para incitar os acadêmicos a pensarem novas rotas de fuga que tornem a pós-graduação mais criativa, inovadora e ética, permitindo aos corpos que nela operam viver a vida como uma verdadeira obra de arte, isto é, sem necessidade de praticarem imposturas intelectuais como forma de sobrevivência acadêmica.

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Biografia do Autor

Anderson Luis da Paixão Café, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA)

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Servidor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

Núbia Moura Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Roberto Leon Ponczek, Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado em Sistemas Complexos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Ciências, Matemática e Tecnologia (CIMATEC). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação e Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Docente aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

CAFÉ, Anderson Luis da Paixão; RIBEIRO, Núbia Moura; PONCZEK, Roberto Leon. A fabricação dos corpos dóceis na pós-graduação brasileira: em cena o produtivismo acadêmico. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 49, p. 75–88, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n49p75. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p75. Acesso em: 29 mar. 2024.

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