Proposta de indicadores multivariados para avaliação de pesquisadores em Ciências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p15Palavras-chave:
Desempenho Acadêmico, Análise de correspondencia, Produção Científica, Docência, Participação profissional, Reconhecimento acadêmicoResumo
Esta pesquisa analisa o desempenho dos pesquisadores acadêmicos nas ciências sociais com base nas unidades de análise de informação científica, ensino, envolvimento profissional e o reconhecimento acadêmico. Este modelo foi aplicado a uma amostra aleatória estratificada de 240 (12%) dos pesquisadores de ciências sociais pertencentes ao Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) do México. Os dados foram coletados a partir de currículos acadêmicos, foram analisados com técnicas de análise multivariada através da análise de correspondência e o ajuste teste do qui-quadrado (X2) a um nível de significância de 0,05, com um grau de liberdade. Para processar os dados utilizou-se o software SPSS versão 20 para windows. Os resultados mostram que a produção científica é significativamente associada com capítulos de livros, livros e artigos publicados em revistas nacionais. O ensino é significativamente associado com participação em comissões tese de doutoramento, exames de doutoramento e leitor de tese de doutoramento. Envolvimento profissional é significativamente associado com ações em apresentações de livros, mesas-redondas, como um comentador, convidado como palestrante em instituições nacionais e julgador de artigos. O reconhecimento acadêmico é significativamente associado com prêmios acadêmicos e reconhecimentos como distinções honoríficas.
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