Jesse Shera e sua contribuição para o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

  • Keitty Rodrigues Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Elaine Rosangela de Oliveira Lucas Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) http://orcid.org/0000-0002-2796-3566

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p17

Palavras-chave:

Jesse Shera, Ciência da Informação -Vertente humanística, Escola de Chicago, Biblioteconomia e Ciencia da Informação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a contribuição de Jesse Shera para o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Pretende, por meio de revisão teórica, abordar aspectos relacionados com os movimentos influentes na corrente humanística da Ciência da Informação, permeando suas vertentes históricas, incluindo sua consolidação e dando destaque para o movimento conhecido como Escola de Chicago, que exerceu grande influência na repercussão da corrente humanística do campo em estudo.  Aborda curiosidades de Shera, sua vida e suas obras. Por fim, são expostas as influências do autor para o campo da Biblioteconomia e CI atual, bem como são oferecidos caminhos para que novas pesquisas possam ser desenvolvidas com base na revisão teórica realizada, de modo a instigar que outros pesquisadores tenham um olhar mais apurado sobre a relevância de Shera.

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Biografia do Autor

Keitty Rodrigues Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora do Departamento de Biblioteconomia (DBI)  e do Programa de Pós-Graduação em Gestao da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

VIEIRA, Keitty Rodrigues; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. Jesse Shera e sua contribuição para o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 23, n. 51, p. 17–30, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n51p17. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p17. Acesso em: 22 dez. 2024.