Empresa júnior na atuação do profissional consultor de Biblioteconomia: um estudo de caso a partir da Universidade Federal de Goiás

Thayse Mendes, Paulo Fraga, Ilaydiany Oliveira

Resumo


Objetiva identificar se os alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás possuem um perfil consultor proporcionado pelos recursos oferecidos através da Empresa júnior do Curso. O estudo é permeado pela problematização de verificar se a Empresa júnior tem contribuído na formação profissional dos futuros bibliotecários do estado de Goiás. Para tanto, busca identificar os principais marcos históricos que contam a história da Empresa júnior de biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, analisa as pretensões dos graduandos de biblioteconomia em trabalhar na linha empresarial e a influência da Empresa júnior na atuação de consultoria. Utiliza um procedimento bibliográfico para fundamentar as ideias apresentadas e com o pressuposto de compreender mais detalhadamente o assunto, delimita-se um estudo de caso com uma abordagem quantitativa e qualitativa através do método descritivo-explicativo de dados coletados por meio do procedimento de aplicação de questionários e entrevista com professores e alunos. Conclui-se que os alunos do Curso de Biblioteconomia possuem entendimento sobre o que é uma Empresa júnior e como a mesma é capaz de ofertar conhecimentos acerca de atividades de consultoria para os futuros profissionais bibliotecários do estado de Goiás, assim como é constatado a vontade e interesse dos alunos em participar da Empresa júnior, bem como atuar na área de consultoria. Porém, identifica-se que a Empresa júnior existente não é ativa e não é capaz de oferecer subsídios intelectuais e profissionais aos alunos que possuem o interesse em fazer parte da mesma, devido à falta de divulgação em torno da empresa e a não realização de atividades devido ao encerramento de suas funções.

Palavras-chave


Competências Profissionais; Empreendedorismo; Consultor de Informação; Bibliotecário

Texto completo:

PDF/A

Referências


BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações: profissionais da informação. Brasília, 2002. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2017.

BRASIL Junior. Conceito Nacional de Empresa Júnior – CNEJ, 2007. Disponível em: . Acesso em 1 de mar. 2017.

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO E INCUBAÇÃO, 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 de nov. 2017.

CGI JÚNIOR. Consultoria para gerência de informações. Minas Gerais: 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 de mar. 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre:

Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATOS, Franco de. A empresa júnior no Brasil e no mundo: o conceito, o funcionamento, a história e as tendências do movimento EJ. São Paulo: Martin Claret, 1997.

MILANO, Manoelle. Cristine. Dalri.; DAVOK, Delsi. Fries. Consultor de informação: serviços prestados por empresas de consultoria nas áreas de biblioteconomia e gestão da informação. Revista ACB, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 253-278, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Político Pedagógico: Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. 2016. [Documento não publicado].

PINHEIRO, Ana Cleide Lucio et al. Os diversos espaços de atuação para o profissional bibliotecário. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.2, n.2, out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2017.

SOUZA, Thaís Gabrielly Fernandes. O Ensino de Biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás: uma análise dos currículos do curso 1980-2004. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Biblioteconomia, Goiânia, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 de novembro de 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução n. 135/1979. Dispõe sobre a criação do Curso de Biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 1979. Disponível em: . Acesso em: 1 de novembro de 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução - CONSUNI nº 13/2012. Transfere a sede do curso de graduação em Gestão da Informação, criado pela Resolução CONSUNI Nº 16/2008, do Instituto de Informática - INF para a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB da Universidade Federal de Goiás. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2017.




DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23nespp25



Direitos autorais 2018 Thayse Mendes, Paulo Fraga, Ilaydiany Oliveira

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)