Mediação cultural e bibliotecas: perspectivas conceituais na ciência da informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p1Palavras-chave:
Mediação Cultural, Ciência da Informação, Bibliotecas, CulturaResumo
Apresenta as perspectivas conceituais sobre a mediação cultural em bibliotecas na produção científica da Ciência da Informação no Brasil. Explora a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT), os Anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (BENANCIB), o Portal de Periódicos CAPES/MEC e a Library and Information Science Abstracts (LISA). A metodologia constituiu-se em pesquisa de natureza qualitativa, de tipo bibliográfica e descritiva. Pretende-se colaborar e fomentar o debate epistemológico sobre a mediação cultural nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia em âmbito brasileiro.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. C. B. A ação cultural do bibliotecário: grandeza de um papel e limitações de uma prática. R. bras. Bibliotecon. e Doe., São Paulo, v. 20, n. 1/4, p. 31-8, jan./dez. 1987.
ALMEIDA, M. A. Mediação cultural e da informação: considerações socioculturais e políticas em torno de um conceito. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais eletrônico... Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--212.pdf. Acesso em: 12 jun. 2017.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n.1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em:
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39. Acesso em: 09 ago. 2017.
BARROS, M. H. T. C. Disseminação da informação: entre a teoria e a prática. Marília: s.n., 2003.
CAIRES, F. M. Biblioteca na educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php. Acesso em: 28 ago. 2017.
CAUNE, J. Cultura e comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação. Trad. Laan Mendes de Barros. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2012.
COELHO, T. Usos da cultura: políticas de ação cultural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Educação e comunicação, v. 16)
COELHO, T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Coleção primeiros passos, 216).
CRIPPA, G. Exposições e dispositivos do gênero no espaço público: silêncios da mediação cultural. In: COLÓQUIO MEDIAÇÕES E USOS DE SABERES E INFORMAÇÃO, 1., 2008, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Rede MUSSI, 2008. p. 491-506.
CUÉLLAR, J. P. (Org.). Nossa diversidade criadora. Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas/Brasília: Papirus/Unesco, 1997.
FLUSSER, V. (1980). Uma biblioteca verdadeiramente pública. Revista da Escola de Biblioteconomia UFMG, v. 9, n. 2, 131–138, 1980. Disponível em:
http://www.brapci.ufpr.br/brapci/_repositorio/2011/04/pdf_c8d8abec0f_0016030.pdf. Acesso: 3 de ago. 2017.
GOMES, H. F. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Pesquisa Brasileira Ciência da Informação, Brasília, v.3, n.1, p.85-99, jan./dez., 2010. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/11997. Acessado em: 20 mai. 2017.
GOMES, H. F. A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, número especial, p.151-163, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/download/32272. Acesso em: 15 jul. 2017.
GRANJA, E. C. Da leitura entre estudantes universitários aos
programas de animação cultural: algumas reflexões. R. bras. Bibliotecon. e Doe., São Paulo, v. 20, n.1/4, p. 39-44, jan./dez. 1987.
JEANSON, F. L'action culturelle dans la cite. Paris, Seul, 1973.
LESSA, B.; GOMES, H. F. A biblioteca pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea. Informação & Sociedade: estudos, v. 27, n. 1, p. 35-46, 2017. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/23076. Acesso em: 30 ago. 2017.
LIMA, C. B. O bibliotecário como mediador cultural: concepções e desafios à sua formação. 2016. 182 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26092016-145726/pt-br.php. Acesso em: 3 ago. 2017.
LIMA, C. B.; PERROTTI, E. Bibliotecário: um mediador cultural para a apropriação cultural. Informação@Profissões, v. 5, n. 2, p. 161-180, 2016. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/22785. Acesso em: 30 ago. 2017.
MARTELETO, R.; COUZINET, V. Mediações e dispositivos de informação e comunicação na apropriação de conhecimentos: elementos conceituais e empíricos a partir de olhares intercruzados. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v.7, n.2, jun., 2013. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/450/1104. Acesso em: 27 ago. 2017.
MOSTAFA, S. P. (2012). Conhecimento, informação e meios de transmissão cultural. Informação & Sociedade.:Est., v. 22, n. 3, p. 95-100, 2012. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/14993. Acesso em: 12 jun. 2017.
ODDONE, N. O profissional da informação e a mediação de processos cognitivos: a nova face de um antigo personagem. Informação & Sociedade: estudos, v. 8, n. 1, p. 1-11, 1998. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000007651/72932037aa65d043f126a32210e36ddc. Acesso em: 20 jul. 2017.
OLIVEIRA, A. L. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. 249 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-16102014-104805/pt-br.php. Acesso em: 03 mai. 2017.
PASCHOAL, S. B. N. Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-28102010-103831/pt-br.php. Acesso em: 23 jul. 2017.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes
e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M. L. G, FUJINO, A. NORONHA, D. P. (Org.) Informação e contemporaneidade:
perspectivas. Recife: Néctar, 2007. Disponível em:
http://www.pos.eca.usp.br/sites/default/files/file/cienciaInformacao/informacaoContemporaniedade.pdf. Acesso: 05 jul. 2017.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01 – 22, maio./ago. 2014.
http:www.uel.br/revistas/informacao/. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em: 25 ago. 2017.
PERROTTI, E. Mediação cultural: além dos procedimentos. In: SALCEDO, D. A. (Org.) Mediação cultural. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0ByZq6ZWinK9pU3RmZ2pJc3FwT2s/view. Acesso em: 23 ago. 2017.
RAMOS, L. B. Centros de cultura, espaços de informação: um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto. Belo Horizonte: Argumentum: 2008.
RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli, v.19, n.39, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43/26577. Acesso em: 3 ago. 2017.
RASTELI, A.; CALDAS, R. F. Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. TransInformação, Campinas, v. 29, n. 2, p.151-161, maio/ago., 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v29n2/0103-3786-tinf-29-02-00151.pdf. Acesso em: 03 ago. 2017.
SALCEDO, A. D.; ALVES, R. M. F. A mediação cultural na biblioteca escolar. Biblios, n. 54, p. 82-87, 2014. Disponível em: http://biblios.pitt.edu/. Acesso em: 28 jun. 2017.
SOUZA, J.; KANTORSKI, L. P.; LUIS, M. A. V. Análise documental e observação participante na pesquisa em saúde mental. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 25, n. 2, p. 221-228, maio/ago. 2011.
TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Trad. Priscila P. Mota. São Paulo: Editora Senac, 2011.
TSUPAL, R. Leitura e atividades culturais na biblioteca pública: aspectos teóricos. R. Bibliotecon. Brasília, v. 15, n. 2, p.149- 165, jul./dez. 1987.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Trad. De Marie-Anne Kremer. BH: Editora UFMG; 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alessandro Rasteli, Rosângela Formentini Caldas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.