Mediação cultural e bibliotecas: perspectivas conceituais na ciência da informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p1Palabras clave:
Mediação Cultural, Ciência da Informação, Bibliotecas, CulturaResumen
Apresenta as perspectivas conceituais sobre a mediação cultural em bibliotecas na produção científica da Ciência da Informação no Brasil. Explora a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT), os Anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (BENANCIB), o Portal de Periódicos CAPES/MEC e a Library and Information Science Abstracts (LISA). A metodologia constituiu-se em pesquisa de natureza qualitativa, de tipo bibliográfica e descritiva. Pretende-se colaborar e fomentar o debate epistemológico sobre a mediação cultural nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia em âmbito brasileiro.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. C. B. A ação cultural do bibliotecário: grandeza de um papel e limitações de uma prática. R. bras. Bibliotecon. e Doe., São Paulo, v. 20, n. 1/4, p. 31-8, jan./dez. 1987.
ALMEIDA, M. A. Mediação cultural e da informação: considerações socioculturais e políticas em torno de um conceito. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais eletrônico... Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--212.pdf. Acesso em: 12 jun. 2017.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n.1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em:
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39. Acesso em: 09 ago. 2017.
BARROS, M. H. T. C. Disseminação da informação: entre a teoria e a prática. Marília: s.n., 2003.
CAIRES, F. M. Biblioteca na educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php. Acesso em: 28 ago. 2017.
CAUNE, J. Cultura e comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação. Trad. Laan Mendes de Barros. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.
COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2012.
COELHO, T. Usos da cultura: políticas de ação cultural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Educação e comunicação, v. 16)
COELHO, T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Coleção primeiros passos, 216).
CRIPPA, G. Exposições e dispositivos do gênero no espaço público: silêncios da mediação cultural. In: COLÓQUIO MEDIAÇÕES E USOS DE SABERES E INFORMAÇÃO, 1., 2008, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Rede MUSSI, 2008. p. 491-506.
CUÉLLAR, J. P. (Org.). Nossa diversidade criadora. Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas/Brasília: Papirus/Unesco, 1997.
FLUSSER, V. (1980). Uma biblioteca verdadeiramente pública. Revista da Escola de Biblioteconomia UFMG, v. 9, n. 2, 131–138, 1980. Disponível em:
http://www.brapci.ufpr.br/brapci/_repositorio/2011/04/pdf_c8d8abec0f_0016030.pdf. Acesso: 3 de ago. 2017.
GOMES, H. F. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Pesquisa Brasileira Ciência da Informação, Brasília, v.3, n.1, p.85-99, jan./dez., 2010. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/11997. Acessado em: 20 mai. 2017.
GOMES, H. F. A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, número especial, p.151-163, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/download/32272. Acesso em: 15 jul. 2017.
GRANJA, E. C. Da leitura entre estudantes universitários aos
programas de animação cultural: algumas reflexões. R. bras. Bibliotecon. e Doe., São Paulo, v. 20, n.1/4, p. 39-44, jan./dez. 1987.
JEANSON, F. L'action culturelle dans la cite. Paris, Seul, 1973.
LESSA, B.; GOMES, H. F. A biblioteca pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea. Informação & Sociedade: estudos, v. 27, n. 1, p. 35-46, 2017. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/23076. Acesso em: 30 ago. 2017.
LIMA, C. B. O bibliotecário como mediador cultural: concepções e desafios à sua formação. 2016. 182 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26092016-145726/pt-br.php. Acesso em: 3 ago. 2017.
LIMA, C. B.; PERROTTI, E. Bibliotecário: um mediador cultural para a apropriação cultural. Informação@Profissões, v. 5, n. 2, p. 161-180, 2016. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/22785. Acesso em: 30 ago. 2017.
MARTELETO, R.; COUZINET, V. Mediações e dispositivos de informação e comunicação na apropriação de conhecimentos: elementos conceituais e empíricos a partir de olhares intercruzados. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v.7, n.2, jun., 2013. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/450/1104. Acesso em: 27 ago. 2017.
MOSTAFA, S. P. (2012). Conhecimento, informação e meios de transmissão cultural. Informação & Sociedade.:Est., v. 22, n. 3, p. 95-100, 2012. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/14993. Acesso em: 12 jun. 2017.
ODDONE, N. O profissional da informação e a mediação de processos cognitivos: a nova face de um antigo personagem. Informação & Sociedade: estudos, v. 8, n. 1, p. 1-11, 1998. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000007651/72932037aa65d043f126a32210e36ddc. Acesso em: 20 jul. 2017.
OLIVEIRA, A. L. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. 249 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-16102014-104805/pt-br.php. Acesso em: 03 mai. 2017.
PASCHOAL, S. B. N. Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-28102010-103831/pt-br.php. Acesso em: 23 jul. 2017.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes
e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M. L. G, FUJINO, A. NORONHA, D. P. (Org.) Informação e contemporaneidade:
perspectivas. Recife: Néctar, 2007. Disponível em:
http://www.pos.eca.usp.br/sites/default/files/file/cienciaInformacao/informacaoContemporaniedade.pdf. Acesso: 05 jul. 2017.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01 – 22, maio./ago. 2014.
http:www.uel.br/revistas/informacao/. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em: 25 ago. 2017.
PERROTTI, E. Mediação cultural: além dos procedimentos. In: SALCEDO, D. A. (Org.) Mediação cultural. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0ByZq6ZWinK9pU3RmZ2pJc3FwT2s/view. Acesso em: 23 ago. 2017.
RAMOS, L. B. Centros de cultura, espaços de informação: um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto. Belo Horizonte: Argumentum: 2008.
RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli, v.19, n.39, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43/26577. Acesso em: 3 ago. 2017.
RASTELI, A.; CALDAS, R. F. Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. TransInformação, Campinas, v. 29, n. 2, p.151-161, maio/ago., 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v29n2/0103-3786-tinf-29-02-00151.pdf. Acesso em: 03 ago. 2017.
SALCEDO, A. D.; ALVES, R. M. F. A mediação cultural na biblioteca escolar. Biblios, n. 54, p. 82-87, 2014. Disponível em: http://biblios.pitt.edu/. Acesso em: 28 jun. 2017.
SOUZA, J.; KANTORSKI, L. P.; LUIS, M. A. V. Análise documental e observação participante na pesquisa em saúde mental. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 25, n. 2, p. 221-228, maio/ago. 2011.
TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Trad. Priscila P. Mota. São Paulo: Editora Senac, 2011.
TSUPAL, R. Leitura e atividades culturais na biblioteca pública: aspectos teóricos. R. Bibliotecon. Brasília, v. 15, n. 2, p.149- 165, jul./dez. 1987.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Trad. De Marie-Anne Kremer. BH: Editora UFMG; 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Alessandro Rasteli, Rosângela Formentini Caldas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.