A gestão do conhecimento holística: análise de aderência do modelo do serviço federal de processamento de dados (SERPRO) do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p78Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a aderência do modelo do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) a Gestão do Conhecimento holística, sinalizada como necessária para o desenvolvimento de estruturas orientadas ao conhecimento. Para promover essa análise a Gestão do Conhecimento holística foi delineada e suas partes apresentadas. Por meio de abordagens qualitativas-quantitativas e pelo método de Análise de Conteúdo o referido modelo foi analisado. Por resultado, o modelo SERPRO adere em 38,5 pontos percentuais a Gestão do Conhecimento holística, revelando a oportunidade de desenvolvimento de estruturas mais abrangentes. Análises de outros modelos é uma sugestão de pesquisas futuras.
Referências
ABBASZADEH, M. A.; EBRAHIMI, M.; FOTOUHI, H. Developing a causal model of critical success factors for knowledge management implementation. In: ICEMT 2010 - 2010 International Conference on Education and Management Technology, Anais... Proceedings, p. 701-705, 2010.
AKHAVAN, P.; JAFARI, M.; FATHIAN, M. Critical success factors of knowledge management systems: A multi-case analysis. European Business Review, v.18, n. 2, p. 97-113, 2006.
AL-MABROUK, K. Critical success factors affecting knowledge management adoption: A review of the literature. In: 2006 Innovations in Information Technology. Anais... IITFALSO, 2006.
ANGGIA, P. et al. Identifying critical success factors for knowledge management implementation in organization: A survey paper. In: 2013 International Conference on Advanced Computer Science and Information Systems. Anais... ICACSIS 2013, p. 83-88, 2013.
APO - ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION. Knowledge management for public-sector. 2013. Disponível em: <https://goo.gl/daw8M3>. Acessado em: 28 dez. 2016.
ARIF, M. J.; SHALHOUB, M. H. B. Critical success factors with its effective role in knowledge management initiatives in public and private organizations in saudi Arabia: experts perspectives. Life Science Journal, v.11, n. 6, p. 636-645, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CAJUEIRO, J. L. G. Modelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior. 2008. 152f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) -. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, 2008. Disponível em: <http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4985>. Acesso em: 29. mai. 2017.
CARRILLO, F. J. (Ed.). Knowledge cities: Approaches, experiences and perspectives. Butterworth-Heinemann: Burlington, 2006.
CREMA, R. Abordagem holística: integração do método analítico e sintético. In: BRANDÃO, D.; CREMA, R. (orgs). O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística. São Paulo: Summus, p. 83-99, 1991.
CREMA, R. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. 6 ed. São Paulo: Summus, 2015 [livro eletrônico].
DAVENPORT, T. H.; DE LONG, D. W.; BEERS, M. C. Successfull knowledge management projects. Sloan Management Review, v.39, n. 2, p. 43-57, 1998.
DAVENPORT, T. H; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
EDVINSSON, L; MALONE, M. S. Capital Intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.
FIRESTONE, J. M.; MCELROY, M. W. Key issues in the new knowledge management. Butterwoth-Heinemann, 2003.
FTEIMI, N. Analyzing the literature on knowledge management frameworks: Towards a normative knowledge management classification schema. In: 23rd European Conference on Information Systems, ECIS 2015, v. 2015-May, 2015. Anais... 23rd European Conference on Information Systems, ECIS 2015, 2015.
GAI, S.; XU, C. Research of critical success factors for implementing knowledge management in China. In: 2009 International Conference on Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering, Anais... ICIII 2009, v.4, p. 561-564, 2009.
GRANT, K. A. Tacit knowledge revisited – we can still learn from Polanyi. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 5, n. 2, p. 173-180, 2007.
HEISIG, P. Harmonisation of knowledge management – comparing 160 KM frameworks around the globe. Journal of knowledge management, v. 13, n. 4, p. 4-31, 2009.
HOLSAPPLE, C. W.; JOSHI, K. D. Description and analysis of existing knowledge management frameworks. In: Systems Sciences, 1999. HICSS-32. Anais... 32nd Annual Hawaii International Conference on. IEEE, p. 15, 1999.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
KUMAR, S.; SINGH, V.; HALEEM, A. Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques. International Journal of Industrial and Systems Engineering, v.21, n. 2, p. 180-206, 2015.
LIN, Y-C.; LIN, L-K. Critical success factors for knowledge management studies in construction. 2006. In: 23rd International Symposium on Robotics and Automation in Construction. Anais... ISARC 2006, p. 768-772, 2006.
MACIEL, C.; SILVA, A. Gerenciando pessoas utilizando modelos holísticos. Revista da Administração Contemporânea – RAC, v. 12, n. 1, p. 35-58, 2008.
MENDES, S. P. Prática motivacional de compartilhamento do conhecimento organizacional em portais corporativos. In: CARVALHO, I. M.; MENDES, S. P.; VERAS, V. M. (orgs). Gestão do conhecimento: uma estratégia empresarial. Brasília: J. J. Gráfica e Comunicações, 2006, p. 130-157.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
NICKOLS, F. The knowledge in knowledge management. In: WOODS, John A.; CORTADA, J. The Knowledge Management Yearbook 2000–2001. Butterworth-Heinemann: Boston, p. 12-21, 2000.
NONAKA, I. The Knowledge-Creating Company. Harvard Business Review, v. nov-dec, p. 96-104, 1991. Disponível em: <https://goo.gl/AMHzpc>. Acesso em 06 jun. 2018.
OLIVER, S; REDDY KANDADI, K. How to develop knowledge culture in organizations? A multiple case study of large distributed organizations. Journal of Knowledge Management, v. 10, n. 4, p. 6-24, 2006.
PEREIRA, M. F. A gestão organizacional em busca do comportamento holístico. In: ANGELONI, M. T. (org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, p. 2-28, 2002.
ROCKART, J. F. Chief executives define their own data needs, Harvard Business Review, v. 57, n. 2, p. 81-93, 1979.
RUBENSTEIN-MONTANO, B. et al. A systems thinking framework for knowledge management. Decision support systems, v. 31, n. 1, p. 5-16, 2001.
SEDIGHI, M.; ZAND, F. Knowledge management: Review of the Critical Success Factors and development of a conceptual classification model. Anais... International Conference on ICT and Knowledge Engineering, p. 1-9, 2012.
SERPRO. Quem somos. Disponível em: <https://goo.gl/Gh3jaP>. Acesso em: 06 jun. 2018.
SILVA JÚNIOR, A.; POLIZEL, C. E. G.; SILVA, P. O. M. Critical success factors for knowledge management at a private higher education school. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.14, n. 42, p. 102-122, 2012.
SKYRME, D.; AMIDON, D. The knowledge agenda. Journal of Knowledge Management, v.1, n. 1, p. 27-37, 1997.
SNOWDEN, D. Complex Acts Of Knowing: Paradox And Descriptive Self-Awareness. Journal of Knowledge Management. v. 6, n. 2, p. 100-111, 2002.
SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios do conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
VALMOHAMMADI C. Investigation and assessment of critical success factors of knowledge management implementation in Iranian small-to-medium sized enterprises. Journal of Applied Sciences, v.10, n. 19, p. 2290-2296, 2010.
VERGARA, S. C. Sobre a intuição na tomada de decisão. Cadernos EBAP, n. 62, 1993.
WAI, Y. M.; HONG, A. N. H.; DIN, S. B. Critical success factors and perceived benefits of knowledge management implementation: Towards a conceptual framework. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, v.5, n. 10, p. 754-760, 2011.
WEBER, F. et al. Standardisation in knowledge management – towards a common KM framework in Europe. Anais... Proceedings of UNICOM Seminar “Towards Common Approaches & Standards in KM. 2002.
WEIL, P. O novo paradigma holístico: ondas a procura do mar. In: BRANDÃO, D.; CREMA, R. (orgs). O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística. São Paulo: Summus, p. 14-38, 1991.
WONG, K. Y. Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises. Industrial Management & Data Systems, v.105, n. 3, p. 261-279, 2005.
WONG, K. Y; ASPINWALL, E. An empirical study of the important factors for knowledge-management adoption in the SME Sector. Journal of Knowledge Management, v.9, n. 3, p. 64-82, 2005.
ZACK, M. H. Developing a knowledge strategy. California Management Review, v. 41, n. 3, p. 125-145, 1999.
ZHANG, Y. On the Effects of Organizational Culture on Government Performance. In: Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering, 2009 International Conference on. Anais... IEEE, p. 198-201, 2009.
ZIEBA, M.; ZIEBA, K. Knowledge management critical success factors and the innovativeness of KIBS companies. Engineering Economics, v.25, n. 4, p. 458-465, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.