A gestão do conhecimento holística: análise de aderência do modelo do serviço federal de processamento de dados (SERPRO) do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p78Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Paradigma holístico, Gestão do Conhecimento holística, SERPRO, Análise de ConteúdoResumen
Este estudo teve por objetivo analisar a aderência do modelo do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) a Gestão do Conhecimento holística, sinalizada como necessária para o desenvolvimento de estruturas orientadas ao conhecimento. Para promover essa análise a Gestão do Conhecimento holística foi delineada e suas partes apresentadas. Por meio de abordagens qualitativas-quantitativas e pelo método de Análise de Conteúdo o referido modelo foi analisado. Por resultado, o modelo SERPRO adere em 38,5 pontos percentuais a Gestão do Conhecimento holística, revelando a oportunidade de desenvolvimento de estruturas mais abrangentes. Análises de outros modelos é uma sugestão de pesquisas futuras.
Descargas
Citas
ABBASZADEH, M. A.; EBRAHIMI, M.; FOTOUHI, H. Developing a causal model of critical success factors for knowledge management implementation. In: ICEMT 2010 - 2010 International Conference on Education and Management Technology, Anais... Proceedings, p. 701-705, 2010.
AKHAVAN, P.; JAFARI, M.; FATHIAN, M. Critical success factors of knowledge management systems: A multi-case analysis. European Business Review, v.18, n. 2, p. 97-113, 2006.
AL-MABROUK, K. Critical success factors affecting knowledge management adoption: A review of the literature. In: 2006 Innovations in Information Technology. Anais... IITFALSO, 2006.
ANGGIA, P. et al. Identifying critical success factors for knowledge management implementation in organization: A survey paper. In: 2013 International Conference on Advanced Computer Science and Information Systems. Anais... ICACSIS 2013, p. 83-88, 2013.
APO - ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION. Knowledge management for public-sector. 2013. Disponível em: <https://goo.gl/daw8M3>. Acessado em: 28 dez. 2016.
ARIF, M. J.; SHALHOUB, M. H. B. Critical success factors with its effective role in knowledge management initiatives in public and private organizations in saudi Arabia: experts perspectives. Life Science Journal, v.11, n. 6, p. 636-645, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CAJUEIRO, J. L. G. Modelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior. 2008. 152f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) -. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, 2008. Disponível em: <http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4985>. Acesso em: 29. mai. 2017.
CARRILLO, F. J. (Ed.). Knowledge cities: Approaches, experiences and perspectives. Butterworth-Heinemann: Burlington, 2006.
CREMA, R. Abordagem holística: integração do método analítico e sintético. In: BRANDÃO, D.; CREMA, R. (orgs). O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística. São Paulo: Summus, p. 83-99, 1991.
CREMA, R. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. 6 ed. São Paulo: Summus, 2015 [livro eletrônico].
DAVENPORT, T. H.; DE LONG, D. W.; BEERS, M. C. Successfull knowledge management projects. Sloan Management Review, v.39, n. 2, p. 43-57, 1998.
DAVENPORT, T. H; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
EDVINSSON, L; MALONE, M. S. Capital Intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.
FIRESTONE, J. M.; MCELROY, M. W. Key issues in the new knowledge management. Butterwoth-Heinemann, 2003.
FTEIMI, N. Analyzing the literature on knowledge management frameworks: Towards a normative knowledge management classification schema. In: 23rd European Conference on Information Systems, ECIS 2015, v. 2015-May, 2015. Anais... 23rd European Conference on Information Systems, ECIS 2015, 2015.
GAI, S.; XU, C. Research of critical success factors for implementing knowledge management in China. In: 2009 International Conference on Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering, Anais... ICIII 2009, v.4, p. 561-564, 2009.
GRANT, K. A. Tacit knowledge revisited – we can still learn from Polanyi. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 5, n. 2, p. 173-180, 2007.
HEISIG, P. Harmonisation of knowledge management – comparing 160 KM frameworks around the globe. Journal of knowledge management, v. 13, n. 4, p. 4-31, 2009.
HOLSAPPLE, C. W.; JOSHI, K. D. Description and analysis of existing knowledge management frameworks. In: Systems Sciences, 1999. HICSS-32. Anais... 32nd Annual Hawaii International Conference on. IEEE, p. 15, 1999.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
KUMAR, S.; SINGH, V.; HALEEM, A. Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques. International Journal of Industrial and Systems Engineering, v.21, n. 2, p. 180-206, 2015.
LIN, Y-C.; LIN, L-K. Critical success factors for knowledge management studies in construction. 2006. In: 23rd International Symposium on Robotics and Automation in Construction. Anais... ISARC 2006, p. 768-772, 2006.
MACIEL, C.; SILVA, A. Gerenciando pessoas utilizando modelos holísticos. Revista da Administração Contemporânea – RAC, v. 12, n. 1, p. 35-58, 2008.
MENDES, S. P. Prática motivacional de compartilhamento do conhecimento organizacional em portais corporativos. In: CARVALHO, I. M.; MENDES, S. P.; VERAS, V. M. (orgs). Gestão do conhecimento: uma estratégia empresarial. Brasília: J. J. Gráfica e Comunicações, 2006, p. 130-157.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
NICKOLS, F. The knowledge in knowledge management. In: WOODS, John A.; CORTADA, J. The Knowledge Management Yearbook 2000–2001. Butterworth-Heinemann: Boston, p. 12-21, 2000.
NONAKA, I. The Knowledge-Creating Company. Harvard Business Review, v. nov-dec, p. 96-104, 1991. Disponível em: <https://goo.gl/AMHzpc>. Acesso em 06 jun. 2018.
OLIVER, S; REDDY KANDADI, K. How to develop knowledge culture in organizations? A multiple case study of large distributed organizations. Journal of Knowledge Management, v. 10, n. 4, p. 6-24, 2006.
PEREIRA, M. F. A gestão organizacional em busca do comportamento holístico. In: ANGELONI, M. T. (org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, p. 2-28, 2002.
ROCKART, J. F. Chief executives define their own data needs, Harvard Business Review, v. 57, n. 2, p. 81-93, 1979.
RUBENSTEIN-MONTANO, B. et al. A systems thinking framework for knowledge management. Decision support systems, v. 31, n. 1, p. 5-16, 2001.
SEDIGHI, M.; ZAND, F. Knowledge management: Review of the Critical Success Factors and development of a conceptual classification model. Anais... International Conference on ICT and Knowledge Engineering, p. 1-9, 2012.
SERPRO. Quem somos. Disponível em: <https://goo.gl/Gh3jaP>. Acesso em: 06 jun. 2018.
SILVA JÚNIOR, A.; POLIZEL, C. E. G.; SILVA, P. O. M. Critical success factors for knowledge management at a private higher education school. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.14, n. 42, p. 102-122, 2012.
SKYRME, D.; AMIDON, D. The knowledge agenda. Journal of Knowledge Management, v.1, n. 1, p. 27-37, 1997.
SNOWDEN, D. Complex Acts Of Knowing: Paradox And Descriptive Self-Awareness. Journal of Knowledge Management. v. 6, n. 2, p. 100-111, 2002.
SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios do conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
VALMOHAMMADI C. Investigation and assessment of critical success factors of knowledge management implementation in Iranian small-to-medium sized enterprises. Journal of Applied Sciences, v.10, n. 19, p. 2290-2296, 2010.
VERGARA, S. C. Sobre a intuição na tomada de decisão. Cadernos EBAP, n. 62, 1993.
WAI, Y. M.; HONG, A. N. H.; DIN, S. B. Critical success factors and perceived benefits of knowledge management implementation: Towards a conceptual framework. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, v.5, n. 10, p. 754-760, 2011.
WEBER, F. et al. Standardisation in knowledge management – towards a common KM framework in Europe. Anais... Proceedings of UNICOM Seminar “Towards Common Approaches & Standards in KM. 2002.
WEIL, P. O novo paradigma holístico: ondas a procura do mar. In: BRANDÃO, D.; CREMA, R. (orgs). O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística. São Paulo: Summus, p. 14-38, 1991.
WONG, K. Y. Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises. Industrial Management & Data Systems, v.105, n. 3, p. 261-279, 2005.
WONG, K. Y; ASPINWALL, E. An empirical study of the important factors for knowledge-management adoption in the SME Sector. Journal of Knowledge Management, v.9, n. 3, p. 64-82, 2005.
ZACK, M. H. Developing a knowledge strategy. California Management Review, v. 41, n. 3, p. 125-145, 1999.
ZHANG, Y. On the Effects of Organizational Culture on Government Performance. In: Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering, 2009 International Conference on. Anais... IEEE, p. 198-201, 2009.
ZIEBA, M.; ZIEBA, K. Knowledge management critical success factors and the innovativeness of KIBS companies. Engineering Economics, v.25, n. 4, p. 458-465, 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Fabrício Ziviani, Fábio Corrêa, Cacilda Nacur Lorentz, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.