Wikicouting: repensando a contabilidade pela perspectiva Noética

Autores

  • Alex Araujo Lopes UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n34p142

Palavras-chave:

Wikicounting, Complexidade, Noética

Resumo

Neste artigo discorre-se sobre o novo perfil da contabilidade frente aos desafios que vivenciamos na era da Complexidade, que exige novas formas de realinhar o conhecimento. Logo, torna-se imperativa a construção de modelos que transformem o conhecimento em um ativo compartilhado através de ações e atos colaborativos. Trata-se de uma reconfiguração do conhecimento contábil presente, avaliando o passado para sustentar o futuro por meio da valorização dos diversos sentidos de conhecimento, em especial o tácito. Evidencia o pensamento complexo que, por ser pós-cartesiano no sentido em que observa só se aplica ao simples, desconsidera o total. A partir do momento que um sistema é complexo, nada é evidente, porque tudo depende do olhar que é lançado, o todo e as partes evoluem de modo dialético, o todo é bem mais que a soma das partes e o todo se compreende a partir de suas finalidades. Nada mais próximo das ciências contábeis como sua atuação e responsabilidade frente à tomada de decisão num sentido mais Noética. Assim, este artigo objetiva alimenta os sentidos da complexidade inerente a pós-modernidade, enfatizando um modelo Wiki de gerenciamento contábil como uma alternativa ao debate que se postula no centro de grandes corporações com enormes repercussões nas médias e pequenas. Aludimos a tecnologia e seu uso como suporte tático para a efetiva mudança de paradigma que permeia a sociedade global.

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Biografia do Autor

Alex Araujo Lopes, UFPB

Mestrando em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB

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Publicado

2012-08-05

Como Citar

LOPES, Alex Araujo. Wikicouting: repensando a contabilidade pela perspectiva Noética. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 142–156, 2012. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n34p142. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n34p142. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

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