A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0

Autores

  • Ronaldo Ferreira Araújo UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p129

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Ensino de Biblioteconomia, Web2.0, Twitter

Resumo

Apresenta breves considerações sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação no trabalho docente do ensino de Biblioteconomia no Brasil e aborda a prática pedagógica na área a partir dos suportes tecnológicos com ênfase no uso de recursos da web 2.0 no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de contribuir com a discussão descreve um experimento, baseado em uma prática pedagógica interativa, desenvolvido durante a realização da disciplina “Informática aplicada à Biblioteconomia II” do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no primeiro semestre do ano de 2011. Por meio de uma abordagem netnográfica, as discussões em torno da disciplina postadas no microblog Twitter foram monitoradas, com o propósito de averiguar a possibilidade do uso de recursos da web 2.0 como aportes metodológicos ao ensino da disciplina. Ao todo foram identificados 514 tweets e pelo perfil de compartilhamento (distribuição das mensagens por mês, dia da semana e horário do dia) e das conversações estabelecidas (mentions, replies, e retweets) considera que a ferramenta utilizada confirma a lógica de um recurso baseado no contexto da web 2.0, que por sua premissa de interação e colaboração, facilita a participação e engajamento dos alunos na disciplina. A aprendizagem distributiva e contínua na qual o assunto discutido ultrapassou as limitações espaço-temporal da sala de aula foi identificada, bem como o envolvimento ativo e exercício da autonomia por parte dos alunos. Conclui-se que, pensar a educação no contexto de uma constante evolução tecnológica altera de forma significativa as práticas pedagógicas e exige uma postura de contínua reformulação do trabalho docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira Araújo, UFAL

Mestre em Ciência da Informação (UFMG)

Doutorando em Ciência da Informação (UFMG)

Referências

ANTONIO, I., BALBY, C. N. Informática para bibliotecários: situação do ensino no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 16 Salvador, 22 a 27 de sei 1991. Anais... Salvador. APBEB, 1991, v.2, p.1261-1281

ARAUJO, R. F.; VIEIRA, R. M.. Blogosfera como rede social: análise da interatividade dos blogs de Alagoas. Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação, v.1, n.1, p. 2012. Disponível em: <http://www.repositorios.ufpe.br/index.php/informe/article/view/16>. Acesso em: 05 jun. 2012.

ABRAM, S.. 15 Minutes a Day: A Personal Learning Management Strategy. One-Person Library, v.24, n.2, p. 5-7, Jun., 2007.

ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Relatórios e Planos de Gestão: 2004/2007. Disponível em: < http://www.abecin.org.br>. Acesso em 22 mar. 2012.

BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES, Campinas v.19, n.44, abr. 1998

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1998. 344p.

BLATTMANN, U; SILVA, F.C.C. da. Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.2, p.191-215, jul. / dez., 2007. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/530/664 >. Acesso em: 06 jan. 2010.

BLATTMANN, U; FACHIN, G. R. B.. Tecnologia da informação: uso da Internet complementando atividades de ensino no Curso de Biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis, v.3, n.3, p.23-29, 1998.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 6. ed. ver. ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2002, v.1

CAMARGO, R. A interação enquanto característica comum entre blogs e Twitter. 2008. 71f. Monografia (Bacharelado em Jornalismo), Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/11446750/Interacao-Em-Blogs-e-Twitter >. Acesso em 12 mai 2012.

CASTRO, César Augusto. Tendências pedagógicas no ensino de biblioteconomia e ciência da informação. In: ____ (Org). Conhecimento, pesquisa e práticas sociais em ciência da informação. São Luis: EDUFMA, 2007. p. 131-142.

GROSSECK, G.; MARINHO, S. P. P.; TÁRCIA, L.. Educação a distância baseada na Web 2.0: a emergência de uma Pedagogia 2.0. Educação & Linguagem, v.12, n.19, p. 111-123, Jan/Jun. 2009. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/viewFile/816/884 >. Acesso em: 05 mar. 2012.

HAGUENAUER, C. J.; PEDROSO, T. P.. Uso de plataformas de gerenciamento de ensino online: No ensino à distância e no apoio ao ensino presencial. Anais do COBENGE, 2003.

FERREIRA, G. I. S.. A prática reflexiva do professor de Biblioteconomia: transposição didática. Porto Alegre. 1999. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

FERREIRA, G. I. S.. A prática pedagógica do professor de Biblioteconomia. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Porto Alegre, RS. 2000. Anais... Porto Alegre, 2000.

FERREIRA, G. I. S. . A prática pedagógica do professor de Biblioteconomia: transposição didática. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, RS, v. 8, p. 57-74, 2000.

GARDINI, M. J. de A.; KREMER, J. M.; ABREU, V. L. F. G.. A informática na escola de Biblioteconomia da Universidade federal de Minas Gerais. Rev. Bibliotecon. Brasília, v.18, n.2, p. 251-258, jul./dez. 1990.

GIANNASI. M. J.; MORENO, N. A.; CRUZ, V. A. G.; BELLO, I. Uso de novas tecnologias de informação nos cursos de biblioteconomia da região sul do Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 19, n. 2, jul./dez.,1995.

GUTIERREZ, S. S.. Professores conectados: trabalho e educação nos espaços públicos em rede. Porto Alegre, 2010. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade. A prática pedagógica no Curso de Biblioteconomia da UFSC: discurso dos docentes do CIN e dos alunos do curso. Florianópolis, 2001. 253 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

KOZINETS, R. V. Netnography 2.0. in: BELK, R. W. Handbook of Qualitative Research Methods in Marketing. Edward Elgar Publishing, 2007.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1997.

LÉVY, P. A Revolução contemporânea em matéria de comunicação. In: MARTINS, F. M. et.al. Para entender o século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

LIMA, L.C.C.. Análise das práticas docentes de planejamento e mediação em redes sociais no ensino médio. 2011. 132f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

MANESS, Jack M. Teoria da biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.43-51, jan./abr., 2007. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/1464>. Acesso em: 12 fev. 2009.

MATTELART, Armand. Para que "Nova Sociedade Mundial da Informação". IN: MORAES, Denias de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, p. 233-246.

MUELLER, S. M. P.. Avaliação do estado da arte da formação em biblioteconomia e ciência da informação. Ciência da Informação, v.17, n.1, p. 71-81, jan./jul., 1988.

PIMENTEL, Cléa Dubeux Pinto. A informática no ensino de biblioteconomia. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 18, n. 2, 1990.

PIMENTEL, Fernando Silvio C.; SILVA, Ivanderson Pereira da; SANTOS, Cleber Nauber dos.; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo.. Microblogs e seu potencial de uso em educação. In: 11th Edition of the International Symposium on Computers in Education, Coimbra, 18-20 nov., 2009. Proceedings… Coimbra, 2009.

PINTO , Virginia Bentes, et al. “Netnografia”: uma abordagem para estudos de usuários no ciberespaço. In: Congresso nacional de bibliotecários, 9., 2007, Ponta Delgada. Anais Eletrônicos... Ponta Delgada, 2007.

PRIMO, Alex . O aspecto relacional das interações na Web 2.0. Brasília, E- Compós, v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em: < http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf >. Acesso em: 29 jul., 2009.

RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

RODRIGUES, Mara E. F. O paradigma emergente e a abordagem do ensino com pesquisa: uma proposta de resignificação para o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.

RODRIGUES, Mara E. F. As práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem do profissional da informação: desafios e perspectivas de mudanças. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Brasília, DF, 23 a 26 de outubro, 2011. Anais... Brasília, DF, Out., p.1832-1848, 2011.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira. A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 129–156, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p129. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p129. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)