Inteligência financeira organizacional: estratégia competitiva no contexto gerencial da ACIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e77513

Palavras-chave:

Informação, Inteligência financeira, Nível gerencial, Estudo de caso, ACIM

Resumo

Objetivo: As informações financeiras atuam como importante recurso de análise e decisão no contexto das organizações. Porém, as organizações devem considerar realizar o tratamento dessas informações de maneira estruturada de modo que estas possam ser utilizadas no nível gerencial da organização.

Método: Esta pesquisa foi realizada com os gestores da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), entidade de classe da cidade de Marília, no estado de São Paulo. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método de estudo de caso, identificando assim importantes percepções dos sujeitos, bem como aspectos positivos e negativos relacionados a informações enquanto recursos no contexto da ACIM.

Resultado: Como resultado, construíram-se parâmetros estruturados para a realização do processo de inteligência financeira organizacional considerando toda a estrutura identificada na ACIM.

Conclusões: A pesquisa recomenda que outros aspectos relacionados com a informação, como a gestão do conhecimento e a construção de redes de conhecimento sejam construídos na ACIM, e com isso, a entidade pode fazer um melhor uso desse recurso de maneira estruturada.

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Biografia do Autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília, Administração (Grupo de Pesquisa Organizações Competitivas e Inovadoras), Marília, Brasil

Pós-Doutor em Ciência da Informação na área de concentração Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP).Doutor em Ciência da Informação com enfoque em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações Complexas pela Unesp/Marília. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) , 2008. Graduado em Administração de Empresas pelo UNIVEM, 2007. Realizou doutoramento sanduíche como pesquisador internacional em Westminster College nos Estados Unidos da América, desenvolvendo pesquisas com enfoques em Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Gamification para Organizações complexas. Membro na Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP). Docente do curso de Administração da Univesidade de Marília (UNIMAR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional.

Ana Cláudia Rossetto, Universidade de Marília, Administração (Grupo de Pesquisa Organizações Competitivas e Inovadoras), Marília, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília.
Universidade de Marília, Administração (Grupo de Pesquisa Organizações Competitivas e Inovadoras), Marília, Brasil

Ana Clara da Silva Ortega, Universidade de Marília, Administração (Grupo de Pesquisa Organizações Competitivas e Inovadoras), Marília, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília.
Universidade de Marília, Administração (Grupo de Pesquisa Organizações Competitivas e Inovadoras), Marília, Brasil

Bruno Bastos de Oliveira, Docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília.Universidade de Marília, Direito (Grupo de Pesquisa Organizações Competitivas e Inovadoras), Marília, Brasil

Universidade de Marília, Direito (Grupo de Pesquisa Organizações Competitivas e Inovadoras), Marília, Brasil

Bianca Stephanie O. da Costa dos Santos, Faculdade Católica Paulista

Bacharel em Ciências Contábeis FACAP

Francisca Miquelle Siqueira Cardoso, Universidade Estadual Paulista (Unesp

Mestranda em Ciência da Informação

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

JORGE, Carlos Francisco Bitencourt; ROSSETTO, Ana Cláudia; ORTEGA, Ana Clara da Silva; OLIVEIRA, Bruno Bastos de; SANTOS, Bianca Stephanie O. da Costa dos; CARDOSO, Francisca Miquelle Siqueira. Inteligência financeira organizacional: estratégia competitiva no contexto gerencial da ACIM. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01–37, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e77513. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/77513. Acesso em: 19 abr. 2024.

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