Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas: teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78678

Palavras-chave:

Comunicação científica, Metodologia científica, Trabalhos acadêmicos

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de análise crítica de um tipo específico de relatórios de pesquisa: teses e dissertações.

Metodologia: Trata-se de um instrumento desenvolvido para realização de uma atividade da disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), no primeiro semestre de 2019. A finalidade do instrumento foi analisar a aderência de uma pesquisa científica às recomendações de Creswell (2014) e outras obras que abordam a metodologia científica. É composto por nove itens, subdivididos em 67 critérios, em formato de perguntas. Para avaliação, em cada critério é necessária uma marcação em uma escala do tipo Likert, de 5 pontos, ou seja, o valor 1 é correspondente à apresentação mais fraca do critério e o valor 5, à mais forte. Como recurso alternativo, foi inserida no instrumento a opção “Não se aplica (N/A)” para aqueles critérios em que o avaliador entende que não condiz com a proposta estrutural da pesquisa.

Resultados: Após o relato das bases para o desenvolvimento e exposição do instrumento, o artigo apresenta seu teste por meio da sua aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação.

Conclusões: Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado para a finalidade proposta, avaliação de relatórios de pesquisa de teses e dissertações, com a recomendação de que o estilo do autor e a especificidade de cada investigação devam ser levados em consideração.

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Biografia do Autor

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Lavras / Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração, linha de pesquisa em Gestão Estratégica, Marketing e Inovações. Graduação em Biblioteconomia (2002) e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (2006). Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga, da Escola Superior em Meio Ambiente, bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em bibliotecas universitárias, atuando principalmente nos seguintes áreas: redes sociais, relações interorganizacionais, Ciência aberta, open Science, metricas alternativas.

Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Gracilene Maria de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária da Universidade Federal de Ouro Preto.

Rômulo de Barros Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG e Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais (IFMG). Pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Departamento de Organização e Tratamento da Informação. Professora Adjunto do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas (UFMG).

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Information Science pela University of Texas at Austin. Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas (UFMG).

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Publicado

2021-03-16

Como Citar

RIBEIRO, Nivaldo Calixto; SANTOS, Sarah Rúbia de Oliveira; CARVALHO, Gracilene Maria de; TEIXEIRA, Rômulo de Barros; MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares. Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas: teses e dissertações: . Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01–25, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78678. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78678. Acesso em: 26 dez. 2024.