Agregadores de dados altmétricos: analisando o altmetric.com e o webometric analyst
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78797Palavras-chave:
Altmetria, Agregadores de dados altmétricos, PI do Altmetric.com, Webometric AnalystResumo
Objetivo: relata a experiência de utilização dos agregadores de dados altmétricos Altmetric.com e do Webometric Analyst, em um estudo sobre a presença dos artigos de revistas científicas brasileiras da Ciência da Informação nas plataformas de mídias sociais.
Método: o estudo foi caracterizado como descritivo, de natureza qualiquantitativa, cujo objeto de análise foram os agregadores Altmetric.com e Webometric Analyst. O corpus utilizado para testá-los constituiu-se de 13 periódicos brasileiros da área da Ciência da Informação, englobando 2.724 artigos científicos publicados no período de 2011 a 2018.
Resultado: a partir da utilização desses agregadores para coletar dados altmétricos sobre artigos de periódicos brasileiros em Ciência da Informação, pode-se constatar primariamente que distintas metodologias e ferramentas geram diferentes resultados, com discrepâncias e semelhanças pontuais. Percebeu-se também que os números de DOIs de alguns artigos de periódicos estavam incorretos, isto é, o link destes DOIs remetia a uma página de erro na CrossRef, presumindo-se que a baixa quantidade de resultados positivos de dados altmétricos no Altmetric.com via API deve-se a isso. Embora o Webometric Analyst tenha apresentado uma maior cobertura de dados altmétricos para os artigos de periódicos brasileiros em Ciência da Informação, possivelmente pela forma de busca de dados utilizada, neste caso autor, título e ano, foram percebidas algumas inconsistências no Mendeley, como um artigo com diferentes versões ou com datas de publicação distintas, mostrando divergentes contagens de leitores para um mesmo artigo.
Conclusões: considera-se que as ferramentas utilizadas para gerar dados altmétricos devem ser entendidas como facilitadores da coleta de dados em plataformas de mídias sociais, porém deve-se estar atento à abrangência e limitação de cada uma dessas ferramentas, assim como da coleção escolhida para teste e captura de dados. Como a natureza das plataformas é desigual, elas podem ser utilizadas de modo complementar em estudos altmétricos.
Downloads
Referências
ADIE, E.; ROE; W. Altmetric: enriching scholarly content with article-level discussion and metrics. Learned Publishing, Bristol, v. 26, n. 1, p. 11-17, 2013.
ARAÚJO, R. F. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 96-109, jan./abr. 2015.
BAR-ILAN, J.; HALEVI, G.; MILOJEVIĆ, S. Differences between Altmetric Data Sources - A Case Study. Journal of Altmetrics, United Kingdom, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2019.
BARTLING, S.; FRIESIKE, S. Towards Another Scientific Revolution. In: BATLING, S.; FRIESIKE, S. (ed.). Opening Science: the evolving guide on how the Internet is Changing Research, Collaboration and Scholarly Publishing. Heidelberg: Springer Open, 2014. p. 3-15.
CABRERA, D.; ROY, D; CHISOLM, M. S. Social Media Scholarship and Alternative Metrics for Academic Promotion and Tenure. American College of Radiology, Reston, v. 15, n. 1, p. 135-141, jan. 2018.
DIGITAL SCIENCE. Altmetric: Who’s talking about your research? Altmetric, [s. l.], c2018. Disponível em: https://www.altmetric.com. Acesso em: 10 jun. 2021.
ERDT, M. et al. Altmetrics: an analysis of the state-of-the-art in measuring research impact on social media. Scientometrics, New York, v. 109, n. 2, p. 1117-1166, 2016.
HAUSTEIN, S.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Interpreting ‘altmetrics’: Viewing acts on social media through the lens of citation and social theories. In: SUGIMOTO, C. R. (ed.). Theories of Informetrics and scholarly communication. Frankfurt: De Gruyter, 2016. p. 372-406.
KARMAKAR, M.; BANSHAL, S. K.; SINGH, V. K. A large‐scale comparison of coverage and mentions captured by the two altmetric aggregators: Altmetric.com and PlumX. Scientometric, New York, v. 126, p. 4465-4489, 2021.
MANHIQUE, I. L. E. et al. Indicadores altmétricos em periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Brasil. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 12, n. 2, p. 515-532, maio/ago. 2019.
MESCHEDE, C.; SIEBENLIST, T. Cross-metric compatibility and inconsistencies of altmetrics. Scientometrics, New York, v. 115, n. 1, p. 283-297, 2018.
MUKHERJEE, B.; SUBOTIC, S.; CHAUBEY, A. K. And now for something completely different: the congruence of the Altmetric Attention Score’s structure between different article groups. Scientometrics, New York, v. 114, n. 1, p. 253-275, 2018.
NASCIMENTO, A. G.; ODDONE, N. E. Uso de altmetrics para avaliação de periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 2, n. 1, p. 3-12, jan./abr. 2015.
NASCIMENTO, A. G. do; ODDONE, N. E. Uso de indicadores altmetrics na avaliação de periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 4., 2014, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2014. p. 1-2.
NATIONAL INFORMATION STANDARDS ORGANIZATION. NISO RP-25-2016: Outputs of the NISO Alternative Assessment Metrics Project. Baltimore: NISO, 2016. Disponível em: https://www.niso.org/publications/rp-25-2016-altmetrics. Acesso em: 10 jun. 2020.
ORTEGA, J.-L. Altmetrics data providers: A meta-analysis review of the coverage of metrics and publications. El profesional de la información, León, v. 29, n. 1, p. 1-23, 2020.
ORTEGA, J.-L. Reliability and accuracy of altmetric providers: a comparison among Altmetric.com, PlumX and Crossref Event Data. Scientometrics, New York, v. 116, p. 2123-2138, 2018.
PRIEM, J. et al. Altmetrics: A manifesto. Altmetrics, [s. l.], 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto. Acesso em: 30 jul. 2017.
SANKAR, P.; KAVITHA, E. S. Altmetrics: new research tool in the growth social media. E-Journal of Library and Information Science, Madison, v. 3, n. 1, p. 80-91, Feb. 2016.
STATISTICAL CYBERMETRICS RESEARCH GROUP. Webometric Analyst. [2019]. Disponível em: http://lexiurl.wlv.ac.uk/index.html. Acesso em: 10 jun. 2020.
SUGIMOTO, C. R. et al. Scholarly use of social media and altmetrics: a review of the literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v. 68, n. 9, p. 2037-2062, 2017.
THELWALL, M. Introduction to Webometrics: quantitative Web Research for the Social Sciences. San Rafael: Morgan & Claypool, 2009.
ZAHEDI, Z.; COSTAS, R. General discussion of data quality challenges in social media metrics: Extensive comparison of four major altmetric data aggregators. Plos One, São Francisco, v. 13, n. 5, May 2018.
ZAHEDI, Z.; FENNER, M.; COSTAS, R. Consistency among altmetrics data provider/aggregators: What are the challenges? In: ALTMETRICS WORKSHOP, 9., 2015, Amsterdam. Proceedings […]. Amsterdam: Amsterdam Science Park, 2015. Disponível em: https://scholarlypublications.universiteitleiden.nl/handle/1887/48265. Acesso em: 10 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vildeane da Rocha Borba, Sônia Elisa Caregnato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.