Agregadores de dados altmétricos: analisando o altmetric.com e o webometric analyst
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78797Palabras clave:
Altmetria, Agregadores de dados altmétricos, PI do Altmetric.com, Webometric AnalystResumen
Objetivo: relata a experiência de utilização dos agregadores de dados altmétricos Altmetric.com e do Webometric Analyst, em um estudo sobre a presença dos artigos de revistas científicas brasileiras da Ciência da Informação nas plataformas de mídias sociais.
Método: o estudo foi caracterizado como descritivo, de natureza qualiquantitativa, cujo objeto de análise foram os agregadores Altmetric.com e Webometric Analyst. O corpus utilizado para testá-los constituiu-se de 13 periódicos brasileiros da área da Ciência da Informação, englobando 2.724 artigos científicos publicados no período de 2011 a 2018.
Resultado: a partir da utilização desses agregadores para coletar dados altmétricos sobre artigos de periódicos brasileiros em Ciência da Informação, pode-se constatar primariamente que distintas metodologias e ferramentas geram diferentes resultados, com discrepâncias e semelhanças pontuais. Percebeu-se também que os números de DOIs de alguns artigos de periódicos estavam incorretos, isto é, o link destes DOIs remetia a uma página de erro na CrossRef, presumindo-se que a baixa quantidade de resultados positivos de dados altmétricos no Altmetric.com via API deve-se a isso. Embora o Webometric Analyst tenha apresentado uma maior cobertura de dados altmétricos para os artigos de periódicos brasileiros em Ciência da Informação, possivelmente pela forma de busca de dados utilizada, neste caso autor, título e ano, foram percebidas algumas inconsistências no Mendeley, como um artigo com diferentes versões ou com datas de publicação distintas, mostrando divergentes contagens de leitores para um mesmo artigo.
Conclusões: considera-se que as ferramentas utilizadas para gerar dados altmétricos devem ser entendidas como facilitadores da coleta de dados em plataformas de mídias sociais, porém deve-se estar atento à abrangência e limitação de cada uma dessas ferramentas, assim como da coleção escolhida para teste e captura de dados. Como a natureza das plataformas é desigual, elas podem ser utilizadas de modo complementar em estudos altmétricos.
Descargas
Citas
ADIE, E.; ROE; W. Altmetric: enriching scholarly content with article-level discussion and metrics. Learned Publishing, Bristol, v. 26, n. 1, p. 11-17, 2013.
ARAÚJO, R. F. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 96-109, jan./abr. 2015.
BAR-ILAN, J.; HALEVI, G.; MILOJEVIĆ, S. Differences between Altmetric Data Sources - A Case Study. Journal of Altmetrics, United Kingdom, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2019.
BARTLING, S.; FRIESIKE, S. Towards Another Scientific Revolution. In: BATLING, S.; FRIESIKE, S. (ed.). Opening Science: the evolving guide on how the Internet is Changing Research, Collaboration and Scholarly Publishing. Heidelberg: Springer Open, 2014. p. 3-15.
CABRERA, D.; ROY, D; CHISOLM, M. S. Social Media Scholarship and Alternative Metrics for Academic Promotion and Tenure. American College of Radiology, Reston, v. 15, n. 1, p. 135-141, jan. 2018.
DIGITAL SCIENCE. Altmetric: Who’s talking about your research? Altmetric, [s. l.], c2018. Disponível em: https://www.altmetric.com. Acesso em: 10 jun. 2021.
ERDT, M. et al. Altmetrics: an analysis of the state-of-the-art in measuring research impact on social media. Scientometrics, New York, v. 109, n. 2, p. 1117-1166, 2016.
HAUSTEIN, S.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Interpreting ‘altmetrics’: Viewing acts on social media through the lens of citation and social theories. In: SUGIMOTO, C. R. (ed.). Theories of Informetrics and scholarly communication. Frankfurt: De Gruyter, 2016. p. 372-406.
KARMAKAR, M.; BANSHAL, S. K.; SINGH, V. K. A large‐scale comparison of coverage and mentions captured by the two altmetric aggregators: Altmetric.com and PlumX. Scientometric, New York, v. 126, p. 4465-4489, 2021.
MANHIQUE, I. L. E. et al. Indicadores altmétricos em periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Brasil. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 12, n. 2, p. 515-532, maio/ago. 2019.
MESCHEDE, C.; SIEBENLIST, T. Cross-metric compatibility and inconsistencies of altmetrics. Scientometrics, New York, v. 115, n. 1, p. 283-297, 2018.
MUKHERJEE, B.; SUBOTIC, S.; CHAUBEY, A. K. And now for something completely different: the congruence of the Altmetric Attention Score’s structure between different article groups. Scientometrics, New York, v. 114, n. 1, p. 253-275, 2018.
NASCIMENTO, A. G.; ODDONE, N. E. Uso de altmetrics para avaliação de periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 2, n. 1, p. 3-12, jan./abr. 2015.
NASCIMENTO, A. G. do; ODDONE, N. E. Uso de indicadores altmetrics na avaliação de periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 4., 2014, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2014. p. 1-2.
NATIONAL INFORMATION STANDARDS ORGANIZATION. NISO RP-25-2016: Outputs of the NISO Alternative Assessment Metrics Project. Baltimore: NISO, 2016. Disponível em: https://www.niso.org/publications/rp-25-2016-altmetrics. Acesso em: 10 jun. 2020.
ORTEGA, J.-L. Altmetrics data providers: A meta-analysis review of the coverage of metrics and publications. El profesional de la información, León, v. 29, n. 1, p. 1-23, 2020.
ORTEGA, J.-L. Reliability and accuracy of altmetric providers: a comparison among Altmetric.com, PlumX and Crossref Event Data. Scientometrics, New York, v. 116, p. 2123-2138, 2018.
PRIEM, J. et al. Altmetrics: A manifesto. Altmetrics, [s. l.], 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto. Acesso em: 30 jul. 2017.
SANKAR, P.; KAVITHA, E. S. Altmetrics: new research tool in the growth social media. E-Journal of Library and Information Science, Madison, v. 3, n. 1, p. 80-91, Feb. 2016.
STATISTICAL CYBERMETRICS RESEARCH GROUP. Webometric Analyst. [2019]. Disponível em: http://lexiurl.wlv.ac.uk/index.html. Acesso em: 10 jun. 2020.
SUGIMOTO, C. R. et al. Scholarly use of social media and altmetrics: a review of the literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v. 68, n. 9, p. 2037-2062, 2017.
THELWALL, M. Introduction to Webometrics: quantitative Web Research for the Social Sciences. San Rafael: Morgan & Claypool, 2009.
ZAHEDI, Z.; COSTAS, R. General discussion of data quality challenges in social media metrics: Extensive comparison of four major altmetric data aggregators. Plos One, São Francisco, v. 13, n. 5, May 2018.
ZAHEDI, Z.; FENNER, M.; COSTAS, R. Consistency among altmetrics data provider/aggregators: What are the challenges? In: ALTMETRICS WORKSHOP, 9., 2015, Amsterdam. Proceedings […]. Amsterdam: Amsterdam Science Park, 2015. Disponível em: https://scholarlypublications.universiteitleiden.nl/handle/1887/48265. Acesso em: 10 jun. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vildeane da Rocha Borba, Sônia Elisa Caregnato
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.