Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79646

Palavras-chave:

Ciência Aberta -Taxonomia, Colaboração Científica, Comunicação Científica, e-Science, Acesso aberto, Dados abertos

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo contextualizar a Ciência Aberta, propondo uma versão brasileira da taxonomia desenvolvida originalmente pelo grupo Facilitate Open Science Training for European Research (Foster), presente no projeto Open Science do Programa Comunitário de Investigação e Inovação, intitulado Horizon 2020.

Método: Adotou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, documental, descritiva de abordagem dedutiva, com procedimentos do método Delphi. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica com o intuito de recuperar documentos que pudessem dar aporte para conceituação do termo Ciência Aberta, em uma base de documentos adicionados no gerenciador de referências Mendeley. Foram recuperados 158 registros e optou-se por apresentar o conceito mencionado em 13 deles, considerando-se os melhores ranqueados e a quantidade de usuários que os adicionaram em suas bibliotecas Mendeley ou observado o contexto da publicação e deste estudo. A segunda etapa da pesquisa envolveu a tradução e ampliação da taxonomia utilizando o método Delphi, reunindo 13 pesquisadores especialistas na temática sobre Ciência Aberta em geral ou em algumas de suas facetas, os quais cooperaram na proposta de inclusão de novos termos da taxonomia, bem como a validação e sugestões de novos recursos e conceitos na tradução livre realizada inicialmente.

Resultado: Para a primeira etapa, o resultado das definições apresenta aspectos do ecossistema da Ciência Aberta envolvendo particularidades filosóficas, científicas, sociais, tecnológicas, políticas e econômicas. O segundo resultado desta pesquisa apresenta a proposta de incorporação de novos termos, compondo uma taxonomia com 11 facetas e 82 rótulos na taxonomia.

Conclusões: Vivencia-se um momento transitório de transformação na comunicação científica, envolvendo o surgimento de novos movimentos relacionados à ciência e ao fortalecimento de uma infraestrutura que transpassa a tecnologia utilizada, o que, certamente, pode ser notada na proposta de taxonomia construída em colaboração de pesquisadores e especialista que atuam com a Ciência Aberta ou alguma de suas facetas.

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Biografia do Autor

Lúcia da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento

Escola de Ciência da Informação

Universidade Federal de Minas Gerais

Minas Gerais, Brasil

Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento

Escola de Ciência da Informação

Universidade Federal de Minas Gerais

Fernanda Mirelle de Almeida Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Universidade Federal da Paraíba

Paraíba, Brasil

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Doutor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação  e

do Mestrado em Ciência da Informação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, Brasil.

Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Dra. da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e

do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, Brasil

Adriana Carla Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Direito

Departamento de Direito Processual e Propedêutica

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Rio Grande do Norte, Brasil

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. da Escola de Ciência da Informação e

Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

MInas Gerais, Brasil

Joana Coeli Ribeiro Garcia , Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Universidade Federal da Paraíba

Ronaldo Ferreira Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Prof. Dr. do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Universidade Federal de Alagoas

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-07

Como Citar

SILVEIRA, Lúcia da et al. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 1–27, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e79646. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79646. Acesso em: 7 dez. 2024.