Competência leitora na cultura digital e a biblioteca escolar: a contribuição do letramento informacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e79956Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Leitura, Cultura digital, Letramento informacional, Competência leitoraResumo
Objetivo: O artigo pretende discutir sobre a contribuição da biblioteca escolar no contexto da leitura atual. A transição da leitura do formato impresso para o digital tem provocado discussões entre pesquisadores da área sobre a influência da cultura digital no cérebro humano, visto que a leitura em tela e o uso dos recursos digitais fragmentam o conteúdo e a atenção dos leitores.
Método: Por meio da análise de vídeos do youtube realizados por bibliotecas e bibliotecários no Brasil, durante parte do período de pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, os dados mostram que as bibliotecas escolares do Brasil, tradicionalmente, estimularam a leitura e continuam a fazê-la na sociedade contemporânea, mas além disso, preocupam-se também com a formação científica dos estudantes e o desenvolvimento de competências relacionadas à busca, à seleção, ao uso e à comunicação das informações.
Resultado: A formação de leitores de 0 a 10 anos, proposta por Wolf (2019), foi comparada com os conteúdos de letramento informacional, transpostos por Gasque (2012), para a educação básica, considerando os parâmetros curriculares vigentes na época.
Conclusões: O resultado mostra compatibilidade entre ambos (digital e impresso). A leitura profunda[1] em diferentes gêneros e formatos é considerada uma das competências a ser desenvolvida nesse processo. Nesse sentido, conclui-se que a coexistência entre o mundo digital e físico é essencial para que se possa contribuir para a formação intelectual e leitora dos estudantes.
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