O Método Design Thinking e a pesquisa em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87281Palavras-chave:
Design Thinking, Ciência da Informação, Metodologia CientíficaResumo
Objetivo: O presente artigo objetivou, de modo geral, investigar o método Design Thinking, suas fases e técnicas e, de modo específico, descrever o método; explorar a sua utilização nas pesquisas em Ciência da Informação; e identificar as potencialidades do método nas pesquisas desenvolvidas na área.
Método: A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e de abordagem teórica e exploratória. Para alcançar os objetivos traçados, optou-se pela utilização da Revisão Sistemática de Literatura, para identificar as produções científicas sobre o Método Design Thinking na Ciência da Informação.
Resultado: O levantamento das pesquisas publicadas no campo da Ciência da Informação, que abordaram o método do Design Thinking constatou que é emergente a utilização do Design Thinking na área. Por outro lado, a análise minuciosa das publicações e suas abordagens mostrou que, embora pesquisas utilizem o Design Thinking como método, a compreensão aprofundada das fases, técnicas e procedimentos, ainda, configura uma lacuna teórica a ser preenchida no campo da Ciência da Informação.
Conclusões: a aplicação do método Design Thinking nos estudos empreendidos em Ciência da Informação, pontualmente com as novas demandas frente ao desenvolvimento tecnológico, demonstra potenciais contribuições para compreensão de problemas complexos e para a exploração de soluções criativas inovadoras.
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