Biblioteca educativa pública nos Institutos Federais: identidade, finalidade, função, natureza e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.89493

Palavras-chave:

Biblioteca educativa pública, Identidade organizacional, Biblioteca, Institutos Federais, Ciência da Informação

Resumo

Objetivo: O estudo sobre a biblioteca educativa pública surgiu da necessidade de definição de uma identidade organizacional para as bibliotecas dos institutos federais no Brasil desde 2008. O objetivo do presente artigo consiste em elucidar os cinco aspectos que possibilitaram compreender essa nova categoria de biblioteca e propô-la, a saber: identidade, finalidade, função, natureza e perspectivas. Apresenta sua caracterização, correlacionando-a com as ações infoeducacionais e suas dimensões pedagógica e profissional.

Método: Pesquisa oriunda de uma pesquisa-ação do tipo ciência-ação, fazendo uso das técnicas de revisão de literatura, pesquisa documental e reflexão em ação.

Resultado: Propõe uma nova categoria de biblioteca, que abrange a complexidade que envolve as atividades de informação e formação dos atores sociais vinculados aos institutos federais. A pesquisa também destaca a importância de se refletir acerca do conceito e da perspectiva de infoeducação, abrangendo a importância e pertinência do uso deste conceito na Ciência da Informação, especialmente nas temáticas relacionadas à criação e disponibilização de produtos e serviços pelas bibliotecas em contextos educativos.

Conclusões: Espera-se contribuir para que a dispersão conceitual e identitária acerca dessas bibliotecas seja resolvida no campo científico da Ciência da Informação. Conclui-se que as questões apresentadas e discutidas, possibilitam não somente a definição de sua identidade, mas também permitem acompanhar a evolução da sociedade no tocante à aprendizagem, formação profissional e formação cidadã; aspectos que são indissociáveis da identidade das bibliotecas educativas e que fazem parte da sua missão social no contexto da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil.

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Biografia do Autor

Jobson Louis Almeida Brandão, Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).

Bibliotecário-Documentalista do IFPB.
Mestrando em Gestão em Organizações Aprendentes (UFPB).
Bacharel e Especialista em Biblioteconomia.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Professo Associado
Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Valmira Perucchi, Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação
Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
Bibliotecária-Documentalista – Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil

Referências

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Publicado

2023-01-03

Como Citar

BRANDÃO, . L. A.; FREIRE, . H. de A.; PERUCCHI, . Biblioteca educativa pública nos Institutos Federais: identidade, finalidade, função, natureza e perspectivas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.89493. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/89493. Acesso em: 9 jun. 2023.

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