As formas de resistência à censura aos livros na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90814

Palavras-chave:

Censura, Resistência, Brasil, Estados Unidos, Kuwait

Resumo

Objetivo:  apresentar e refletir sobre os movimentos de censura aos livros nos últimos anos e as ações de resistências, nacionais e internacionais, com vistas a alertar a comunidade bibliotecária não apenas para as ações de censura, mas também de resistência e enfrentamento necessárias, sobretudo nos últimos anos.

Método: Adotou-se um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, alicerçado na perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault, observando os enunciados de reportagens com a temática de censura relacionadas aos livros e às bibliotecas. O corpus de análise abrangeu notícias vinculadas na mídia nacional e internacional no período de 2020 a 2022.

Resultado: Com o levantamento, apresentamos os casos de censuras que ocorreram no Kuwait, Estados Unidos e Brasil. Observamos a existência tanto de censura prévia aos livros quanto de ações que envolvem a retirada de obras já disponíveis em bibliotecas, em especial, escolares e públicas, por exigência de parte de suas comunidades. Diante do que compilamos e refletimos, listamos dez formas de resistência à censura aos livros e às demais produções bibliográficas na atualidade.

Conclusões: Apesar de constantes ataques à liberdade de expressão e de pensamento, como ao livro que se deseja ler, diferentes ações de resistência e enfrentamentos podem ser vistas, seja por meio das comunidades locais que se unem para proteger as obras e as bibliotecas, seja de profissionais e organizações ligadas à comunidade bibliotecária que tem sido incansáveis na luta e na preservação de direitos. Ressaltamos a importância da imprensa livre e independente como pilar da democracia e a necessidade de união e fortalecimento dos vínculos entre bibliotecas, suas comunidades e a área da Biblioteconomia para que ações de censura sejam denunciadas e combatidas.

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Biografia do Autor

João Paulo Borges da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação (UCS). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM) e em Educação e Sociedade (CBM). Bacharel em Biblioteconomia (FURG) e em Sociologia (UNINTER). Bibliotecário-documentalista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), coordenador do curso de Especialização em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares, membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do curso de Biblioteconomia da instituição.

Pedro Ivo Silveira Andretta, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2010), Mestre em Linguística (2013) e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2015) pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2021). Atualmente realiza o estágio de pós doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e atua como professor adjunto do Departamento Acadêmico de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia, coordenando o Laboratório Aberto Contexto e Informação - UNIR/UNIRIO.

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

BORGES DA SILVEIRA, João Paulo; SILVEIRA ANDRETTA, Pedro Ivo. As formas de resistência à censura aos livros na atualidade. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, n. Dossie Especial, p. 1–29, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e90814. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/90814. Acesso em: 27 abr. 2024.

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