Injustiça de gênero e sexualidade LGBTQIA+: A produção de conhecimento à margem na ciência da informação na região sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92370

Palavras-chave:

Gênero e Sexualidade, Injustiça hermenêutica, Informação gênero-sexualidade, LGBTQIA

Resumo

Objetivo: O artigo objetiva identificar produções sobre os estudos de gênero e sexualidade LGBTQIA+ na Ciência da Informação (CI). Nesta pesquisa bibliográfica, o aporte teórico segue uma aproximação dos estudos de gênero e da sexualidade com a perspectiva da injustiça epistêmica e suas abordagens estrutural e hermenêutica em contexto de relações de poder e desigualdades históricas de pessoas que fogem à hegemonia heterossexual.

Método: O recorte do levantamento são as linhas de pesquisa de Programas de Pós-Graduação (PPGs) e produções acadêmicas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES que abordam temáticas de gênero e sexualidade na região sul do Brasil na CI. Interessa identificar as contribuições do campo na gênese e no desenvolvimento de espaços de produção sobre a temática. A partir do mapeamento de referenciais teóricos e metodológicos, como também objetos de estudo mais recorrentes, pretende-se delinear as contribuições, avanços e limites do campo da CI no contexto de desigualdades históricas. Entende-se a importância de identificar autores e instituições contemporizando as discussões de estudos interseccionais e decoloniais. 

Resultado: É relevante flagrar e mapear formas estruturantes de manutenção de poder e espaços de resistência e de superação das desigualdades das representações e experiências que trazem sentido no contexto histórico e social para os que escapam das normas e hegemonias sobre gênero e sexualidade. Identificamos um total de 42 teses e dissertações em CI sobre as temáticas de gênero e sexualidade, sendo que apenas 6 foram realizadas no Sul do Brasil. Quanto às linhas de pesquisa dos PPGs, das 24 instituições de nível superior do Brasil que oferecem cursos de mestrado e doutorado, em apenas uma linha de pesquisa foi identificado o termo “gênero” em sua descrição.

Conclusões: Consideramos que os temas em foco ainda estão sub-representados na abordagem LGBTQIA+ tanto em linhas de pesquisa quanto na produção acadêmica.

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Biografia do Autor

André Iribure Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado Fabico/UFRGS, professor Colaborador PPGCIN/UFRGS, graduação em Comunicação Social – habilitação publicidade e propaganda, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS - doutorado-sanduíche PPGCOM/UFRJ. Secretário de Comunicação UFRGS 2016/2020, Coordenador Regional COGECOM/Andifes 2018/2020,Coordenador Comunicação Aliança para Inovação - UFRGS/PUCRS/Unisinos - 2018/2020, Coordenador Comunicação Pacto Alegre – Aliança e PMPA - 2018/2020, Chefe do Departamento de Comunicação – 2009/2012, Vice-diretor 2012/2016 - Fabico-UFRGS. Atuando principalmente nos seguintes temas: representação, homossexualidades, publicidade e propaganda, comunicação publicitária e história

Ana Elisa de Abreu Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda e bolsista no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS - PPGCIN (2022). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2022). Estagiou na Secretaria de Comunicação - SECOM da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2018 - 2020). Atuou como bolsista do projeto Centro Brasileiro de Memória dos Movimentos Sociais LGBT, atividade de extensão promovida pela Pró-reitora de Extensão e Cultura - PROEXC e pelo Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Estagiou na Secretaria da Segurança Pública de Porto Alegre (2013)

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

RODRIGUES, André Iribure; DE ABREU VARGAS, Ana Elisa. Injustiça de gênero e sexualidade LGBTQIA+: A produção de conhecimento à margem na ciência da informação na região sul. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, n. Dossie Especial, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e92370. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/92370. Acesso em: 11 dez. 2024.