Terminologia de Interface: processamento de linguagem natural de dados clínicos em narrativas do Prontuário Eletrônico do Paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e94983

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Dados de Saúde Gerados pelo Paciente, Recuperação da informação, Ginecologia, Processamento de linguagem Natural

Resumo

Objetivo: Apresentar a recuperação e análise de dados clínicos provenientes de anamnese de Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), denominada nesta pesquisa como Terminologia de Interface

Método: O processo de coleta de dados clínicos desta pesquisa foi realizado em prontuários eletrônicos de pacientes de hospital privado.  A amostra dos dados foi composta por 18.256 anamneses do domínio da ginecologia do ano de 2018. Os dados clínicos foram recuperados por meio de Processamento de Linguagem Natural utilizando a linguagem Python. Foram analisados os termos mais frequentes relacionados aos dados clínicos do tipo: abreviaturas e siglas, stop words, procedimento e n-gramas.

Resultados:  Os dados clínicos têm potencial de reutilização para produção científica, traçar perfil epidemiológico e na criação de dicionários e enriquecimento de vocabulários controlados para o PEP e outros sistemas de informação em saúde. Além disso são importantes na delimitação de algoritmos para fins de recuperação da informação. Como resultados um repositório foi criado no OSF contendo planilhas e tabelas com os dados clínicos para seu reuso na delimitação de algoritmo, criações de nuvem de palavras e para identificar os termos mais frequentes em prontuários eletrônicos do paciente no domínio da Ginecologia, já os algoritmos utilizados na recuperação ad informação foram disponibilizados no GitHub. Os dados foram publicados no repositório OSF: https://osf.io/de43a/.

Conclusões: Os dados clínicos são informações sobre o paciente, utilizadas para fins de assistência, questões administrativas hospitalares, pesquisa relacionada à saúde e à doença do paciente. A Terminologia de Interface, exemplificada no PEP dos Hospital da pesquisa, apresentou diversidade de dados clínicos nas anamneses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Damasceno de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (PPGSIGC) da Universidade FUMEC. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPG-GOC da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2021). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) (2016). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela ECI/UFMG (2013). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) (2005). É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI). Membro do grupo de pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL). Membro do Comitê ABNT CE 021:002.032.Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (Desde 2016). Vice-Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (desde 2020). Participa como Docente do Curso de Especialização em Estratégia do cuidar em Enfermagem-CEECE/UFMG, nas áreas de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica e Gestão da Qualidade em Saúde e Enfermagem. 

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Professor, pesquisador, Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Comunicação, Marketing e Inteligência da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, com foco em inteligência e monitoramento de clientes e marcas nas redes sociais e leciona em cursos de graduação e pós-graduação.

Fábio Corrêa, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Helton Júnio da Silva, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Advogado, Gerente de Patrimônio, Professor Universitário nos cursos de Pós Graduação de Direito Imobiliário e Direito Notarial e Registral da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Doutorando em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento, Mestre em Direito Privado pela Universidade FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura (2018), Pós Graduado em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Milton Campos (2016), Pós Graduado em Consultoria Jurídica Empresarial pela pelo Centro Universitário UNISEB (2011), Pós Graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (2009), Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Atuou como Pedagogo e Gestor escolar na Administração Pública e no setor privado da educação. Atualmente é Gerente de Patrimônio na ArcelorMittal Brasil atuando nos processos de Real Estate das empresas do grupo ArcelorMittal no Brasil.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991).

Eduardo Ribeiro Felipe, Instituto de Ciencias Tecnológicas

Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá, é doutor em Gestão e Organização do Conhecimento, Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Possui graduação como Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduação em Engenharia de Software pela PUC-Minas. Atua nas áreas de Linguagens de Programação, Desenvolvimento Web, Recuperação da Informação e Ontologias.

Referências

BAUD, R.H.; et al. Reconciliation of ontology and terminology to cope with linguistics. Studies in Health Technology and Informatics, Amsterdam, v.129, Pt 1, p.796-801, 2007.

BIRD, S.; KLEIN, E.; LOPER, E. Natural Language Processing with Python: Analyzing Text with the Natural Language Toolkit. Sebastopol: O'Reilly Media, 2019. Disponível em: http://www.nltk.org/book/. Acesso em 15 fev 2021.

BLOBEL, B. Interoperable EHR Systems – Challenges, Standards and Solutions. European Journal for Biomedical Informatics, Praga, v.14, n,2, p.10-19, 2018.

BRASIL. Resolução CFM nº 2056 de 20 de setembro de 2013. Disciplina os departamentos de Fiscalização nos Conselhos Regionais de Medicina, estabelece critérios para a autorização de funcionamento dos serviços médicos de quaisquer naturezas, bem como estabelece critérios mínimos para seu funcionamento, vedando o funcionamento daqueles que não estejam de acordo com os mesmos. Trata também dos roteiros de anamnese a serem adotados em todo o Brasil, inclusive nos estabelecimentos de ensino médico, bem como os roteiros para perícias médicas e a organização do prontuário de pacientes assistidos em ambientes de trabalho dos médicos.Brasília, DF: Presidência da República, 2013. Disponível em : https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=261676. Acesso em 07 jan.2020.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de Ética Médica. Resolução CFM nº 1.931, de 17 de setembro de 2009.Brasília: CFM, 2010. (versão de bolso). Disponível em : https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/codigo%20de%20etica%20medica.pdf. Acesso 07 jan. 2020.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL. Prontuário médico do paciente: guia para uso prático. Brasília: Conselho Regional de Medicina, 2006. Disponível em : http://www.crmdf.org.br/sistemas/biblioteca/files/7.pdf. Acesso 09 ago 2012.

DALIANIS, H. Characteristics of Patient Records and Clinical Corpora. In: DALIANIS, H. Clinical Text Mining: Secondary Use of Electronic Patient Records. [s.n.],2018. cap. 4 Disponível em:http://link.springer.com/10.1007/978-3-319-78503-5. Acesso em: 2 jan. 2019.

FARLEX PARTNER MEDICAL DICTIONARY. Anamnesis. 2012. Disponível em: https://medical-dictionary.thefreedictionary.com/anamnesis. Acesso em: 7 jan 2020.

GRÜNE, S. Anamnese und körperliche Untersuchung. Deutsche Medicinische Wochenschrift, Stuttgart, v.141, n.1, p.24-7. Jan. 2016.

LÓPEZ, M. Anamnese. In: LÓPEZ, M.; MEDEIROS, J.L. Semiologia Médica: as bases do diagnóstico clínico. 3.ed. Atheneu: Rio de Janeiro, 1990. Cap. 2, p. 20-34.

MANNING, C. D.; SCHÜTZE, H. Foundations of statistical natural language processing. Cambridge Massachusetts: MIT press, 1999. 620 p.

MOSLEY, M. (ed.). et al. The DAMA Guide to the Data Management Body of knowledge (DAMA- DMBOK Book). Bradley Beach, NJ: Technics Publications, 2009. 406p.

SCHULZ, S.; et al. Interface Terminologies, Reference Terminologies and Aggregation Terminologies: A Strategy for Better Integration. Studies in Health Technology and Informatics, Amsterdam, v. 245, p. 940-944. 2017.

SHORTLIFFE, E.H.; BARNETT, G.O. Biomedical Data: Their Acquisition, Storage, and Use. In: SHORTLIFFE, E.H.; CIMINO, J.J. (Editors). Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine. 4th Ed. London: Springer-Verlag, 2014. Cap.2, p.46-79.

SOUZA, A. D. INTERFACE TERMINOLOGY: INTERFACE TERMINOLOGY: Natural language processing of clinical data in Electronic Health Record narratives. OSF [dataset], 2023. Disponível em: https://osf.io/de43a/.Acesso em 06 jun 2023.

SOUZA, A.D. O discurso na prática clínica e as terminologias de padronização: investigando a conexão. 2021. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento). Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/38044. Acesso em 06 jun. 2023.

WANG Z, et al. Extracting diagnoses and investigation results from unstructured text in electronic health records by semi-supervised machine learning. PLoS One, San Francisco, v.7, n.1, p.e30412, 2012.

Publicado

2024-03-02

Como Citar

SOUZA, Amanda Damasceno de; DUTRA, Frederico Giffoni de Carvalho; CORRÊA, Fábio; SILVA, Helton Júnio da; RIBEIRO, Jurema Suely de Araújo Nery; FELIPE, Eduardo Ribeiro. Terminologia de Interface: processamento de linguagem natural de dados clínicos em narrativas do Prontuário Eletrônico do Paciente. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 01–13, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e94983. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94983. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.