Política e regime de informação: construto teórico e tessitura prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e95780

Palavras-chave:

Regime de Informação, Política de Informação, Ações de Informação, Artefatos, Dispositivos

Resumo

Objetivo: O presente trabalho discorre sobre as construções teóricas do regime de informação levando em consideração o caráter metodológico, relacional e pragmático desse construto na potencialização da visão geral de um determinado contexto, facilitando, assim, a identificação dos seus elementos em interação, quais sejam, os artefatos de informação, os dispositivos e as ações de informação desenvolvidas pelos atores sociais humanos no campo prático da Escola Professora Adelina Almeida, sediada em Petrolina, município de Pernambuco. O estudo tem como objetivo identificar no desenho do Regime de Informação, os elementos que o constitui e as potencialidades desse construto na elaboração de políticas informacionais fortalecedoras das ações informacionais desenvolvidas pelos atores sociais da educação básica.

Método: Utiliza a pesquisa-ação, de natureza aplicada, de objetivo correlacional e abordagem qualitativa.

Resultado: A pesquisa evidenciou os quatro componentes do Regime de Informação e possibilitou a identificação de potencialidades e lacunas nas ações e políticas informacionais desenvolvidas na organização campo de estudo.

Conclusões: A partir desse estudo, constatou-se que o conceito do Regime de Informação, além de constitui-se numa abordagem teórica, metodológica e pratica passível de aplicação em qualquer contexto informacional, é sugestivo para identificação de lacunas nas ações e políticas informacionais e melhorar os processos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Margarete da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Profª Ms Maria Margarete da Silva

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco; Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Cariri; Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ/CNPq). Professora da Rede Pública da Educação de Pernambuco;  Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Superior de Pernambuco.

Gustavo Henrique de Araújo Freire , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular e chefe do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro.Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Chefe e Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba. Docente Colaborador Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Editor Cientifico das revistas Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia e Revista Conhecimento em Ação. Editor dos blogs De olho na CI e Conhecimento em Ação. Participa, desde 2009, como pesquisador convidado, do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, com apoio do CNPq e Capes. Coordenador do Projeto de Iniciação Científica Gestão da Informação na Web: Conhecimento em ação na comunicação científica e nas redes sociais (UFRJ). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Divulgação Científica no Ciberespaço (UFRJ). Líder dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Comunicação, Redes, Políticas de Informação (UFRJ) e Epistemologia e Politicas de Informação (UFPB). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal da Paraíba no período de 2008 a 2012. Participou, como Professor Pesquisador, da Universidade Aberta do Brasil (Capes). Foi Coordenador Operacional do primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (UFPB - UFPE - UFMG). Participou, como pesquisador, do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: UFPB - UNESP/Marília, com apoio da Capes (Procad-NF). Em 2018, foi premiado, como orientador, no Prêmio ANCIB de melhor tese de doutorado na área de Ciência da Informação no Brasil, no Prêmio Pro-Reitoria de Pós-Graduação de melhor Tese da UFPB e no Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, da UFPB. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação em temáticas como desenvolvimento e aplicação de modelos de comunicação da informação em ambientes virtuais, políticas para competência em informação, políticas públicas para gestão da informação, epistemologia da Ciência da Informação, socialização da informação, redes de comunicação e informação, tecnologias intelectuais de informação e inclusão social. Atualmente é Bolsista de Produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq.

Referências

ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; PERUCCHI, Valmira; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01–24, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e66993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e66993. Acesso em: 08 jan. 2024.

BARROS, A. J. da S. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Perarson Prenitice Hall, 2007.

BEZERRA, E. P.; ALBUQUERQUE, M. E. B. C.; FREIRE, I. M. Espaços de significação e regime de informação: aproximação entre conceitos. Ciência da Informação em Revista, v. 7, n. 2, p. 7-18, 2020.Disponivel https://www.researchgate.net/publication/347119850_ Acesso em: 15 jun. 2023.

BRAMAN, S.The emergent global information policy regime. In Sandra Braman (Ed.), The emergent global information policy regime, pp. 12-37. Houndsmills, UK: Palgrave Macmillan, 2004. Disponivel em braman_2004_emergent_regime-libre.pdf (d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net). Acesso em: 07 jun. 2023.

CASTELLS, M. O espaço de fluxos. In: . A sociedade em rede. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. v. 1. Cap. 6. p. 467-521.

COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. A construção mediada da realidade. Tradução: Luzia Araújo. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2020.

Ekbia, H. (2009), Information in action: A situated view. Proceedings of the Association for Information Science and Technology. 46: 1-11.Disponivel em https://doi.org/10.1002/meet.2009.1450460233. Acesso em: 05 Jan. 2024.

FREIRE, G. H. A. O regime de informação da comunicação científica: uma abordagem. Informação & Informação, v. 26, n. 4, p. 175-199, 2021. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n4p175 Acesso em: 03 ago. 2023.

FREIRE, G. H. A; FREIRE, I. Ações para competências em informação no ciberespaço: Reflexões sobre a Contribuição da Metacognição. Encontros: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. V. 17, n. esp.1, pp.1-23, 2012. Disponível em:

FREIRE, I. M. Sobre o Regime de Informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 70-86, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p70-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/59102. Acesso em: 4 set. 2023.

FREIRE, I. M. Tecendo uma rede conceitual na ciência da informação: tecnologias intelectuais para competências em informação. Informação;Tecnologia (ITEC), Marília/João Pessoa, v. 1, n.1, pp. 130-144, 2014. Disponível em:

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/download/19840/11017. Acesso em: 10 jun. 2021.

FREIRE, I. M. Relações entre os elementos do regime de informação no laboratório de tecnologias intelectuais - LTI. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 2, 2017.Disponivel em https://brapci.inf.br/#/v/25748. Acesso em: 20 set. 2023

FREIRE, I. M. A perspectiva do valor de informação: aplicação teórica no laboratório de tecnologias intelectuais. Revista Conhecimento em Ação, v. 5, n. 2, p. 182-203, 2020. DOI: , 10.47681/rca.v5i2.39368, Disponivel em https://www.academia.edu/94090370/ Acesso em: 30 dez. 2023.

FROHMANN, B. Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory. In: Annual Conference Canadian Association For Information Science, 23, 1995, Edmond, Alberta. Proceeddings, 1995. Disponível em: http://www.cais- acsi.ca/proceedings/1995/frohmann_1995.pdf. Acesso em: 30 mar. 2016.

GONZALEZ DE GOMEZ, M. N. Reflexões sobre a genealogia dos regimes de informação.Informação&Sociedade:Estudos,v.29,n.1,2019.DOI:10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n1.44357 Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/44357Acesso em: 21 jun. 2023.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 22, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/14376. Acesso em: 4 jan. 2024.

GONZALEZ DE GOMEZ, M. N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 32, n. 1, pp. 60-76, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1020. Acesso em: 3 out. 2023.

GONZALEZ DE GOMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação. Brasília,v.1,p.2740, 2002 Disponívelem:http://www.sielo.br/pdf/pdf/ci/v31n1/a04v31n1.pdf,Acesso em: 4 set. 2005.

GONZALEZ DE GOMEZ, M. N. Da organização do conhecimento às políticas de informação. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, 1996.Disponivel em https://brapci.inf.br/#/v/41142. Acesso em

abr. 2019.

LE COADIC, Ives-François. A ciência da informação. Brasilia: Briquet de Lemos, 1996.

PASSOS, Marcos Paulo de; PIERUCCINI, Ivete. Saberes informacionais: um estudo sobre dispositivos culturais e a formação de atitudes face o conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Anais eletrônicos [...] Londrina, PR: ANCIB; ECA, USP, 2018. p. 1921-1941. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002911653.pdf. Acesso em: 04 maio 2023.

PERROTTI, E. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, v. 5, n. 2, p. 5-31, 2016. DOI: 10.5433/2317-390.2016v5n2p05.Disponível em https://www.researchgate.net/publication/315940355_ Acesso em: 24 abr. 2023.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia / John B. Thompson :tradução de Wagner de Oliveira Brandão; revisão da tradução Leonardo Avritzer.- Petrópolis, RJ : Vozes, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

UNGER, R. J. G.; FREIRE, I. M. F. Regimes de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão da informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.2, n. 2, pp. 87-114, 2008. Disponível em:http://www..sbu.unicanp.br/seer/ojs/index/php/article/view/384. Acesso em: 02 jun. 2015.

Publicado

2024-06-07

Como Citar

DA SILVA, Maria Margarete; DE ARAÚJO FREIRE , Gustavo Henrique. Política e regime de informação: construto teórico e tessitura prática . Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e95780. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/95780. Acesso em: 30 dez. 2024.