OPAC enquanto dispositivo pedagógico-cultural na formação em música: identificação e análise no contexto das instituições paulistas de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e97955%20Palavras-chave:
Catálogo Online de Acesso Público (OPAC), Infoeducação, Formação superior em MúsicaResumo
Objetivo: Frente à importância dos catálogos bibliográficos para a mediação da informação, este trabalho visa a analisar os Catálogos Online de Acesso Público (Online Public Access Catalog - OPAC) das bibliotecas universitárias do estado de São Paulo de IES que oferecem graduação em Música.
Método: Dentre as 28 instituições paulistas consultadas on-line, 10 não possuíam OPAC. Dessa forma, foram analisados 18 catálogos, partindo de metodologia exploratória e qualiquantitativa e tendo como base o conceito de infoeducação, a partir de 12 categorias adaptadas da literatura e elencadas a priori.
Resultado: foi possível observar que as OPACs priorizam a busca, a identificação e o acesso aos registros bibliográficos, funcionando em um modelo de biblioteca emporium, ou seja, preocupado com a difusão da informação. A busca por tipologias documentais é admitida em 77,78% dos catálogos, mas apenas 33,3% permitem recuperar formações instrumentais. Recursos personalizados são mais raros, como salvar histórico de busca (44,44%) e personalizar a pesquisa (11,11%). A integração com mídias sociais é utilizada em 33,3% dos catálogos e recursos semelhantes à Web 2.0, em 66,7%.
Conclusões: elementos mais sofisticados de análise poderiam ter sido utilizados, em especial os referentes aos próprios recursos Web, mas esses estariam fora do contexto dos atuais OPACs, que se mostraram estar aquém dos dispositivos digitais atuais. Acredita-se que os catálogos de acesso público precisam repensar suas ferramentas enquanto ato político de formação da identidade cidadã dos usuários a que servem, atuando como forum, em prol da mediação e da formação do graduando em Música.
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Referências
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