OPAC as a pedagogical-cultural device in music training: identification and analysis in São Paulo State higher education institutions context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e97955%20

Keywords:

Online Public Access Catalog (OPAC), Infoeducation, Higher education in Music

Abstract

Objective: Given the importance of bibliographic catalogues for the mediation of information, this work aims to analyse São Paulo State university library OPACs from HEIs that offer degrees in Music.

Methods: Among the 28 São Paulo institutions consulted online, 10 did not have an OPAC. In this way, 18 catalogues were analysed, using an exploratory and qualitative methodology, and based on the concept of infoeducation, based on 12 categories adapted from the literature and listed a priori.

Results: it was possible to observe that the analysed OPACs prioritize the search, identification, and access to bibliographic records, operating in an emporium library model, that is, concerned with the dissemination of information. The search for documentary typologies is supported in 77.78% of the catalogues, but only 33.3% allow the retrieval of instrumental formations. Customized features are rarer, such as saving search history (44.44%), and customizing the search (11.11%). Integration with social media is used in 33.3% of catalogues, and resources similar to Web 2.0, in 66.7%.

Conclusions: more sophisticated elements of analysis could have been used, especially those referring to the Web resources themselves, but these would be outside the context of current OPACs, which have proven to be below current digital devices. It is believed that public access catalogues need to rethink their tools as a political act of forming the citizen identity of the users they serve, acting as a forum, in favour of music graduates' mediation and training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, State University of Campinas (UNICAMP)

É doutora em Educação pela UFSCar e mestre em Ciência Tecnologia e Sociedade pela mesma instituição. Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, em Comunicação Social - Jornalismo pela UNESP e licenciatura plena em Língua Portuguesa pelas FIMI. Atua como bibliotecária na Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também é professora do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Claretiano. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Estudos da Música Brasileira dos séculos XX e XXI - UNICAMP, Políticas e Práticas de Leitura e Escrita - UFSCar e Processos de ensino e aprendizagem na modalidade a distância a partir da implementação do laboratório/brinquedoteca – UFSCar, tendo realizado pesquisas bibliométricas na interface com a educação e a música. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar com a temática de análise bibliométrica sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem e ensino remoto.

Tadeu Moraes Taffarello, State University of Campinas (UNICAMP)

É mestre (2004) e doutor (2010) em Música pela Unicamp. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Formou-se em composição musical, quando teve aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal, tendo recentemente finalizado a escrita da ópera ‘Estêvão’. Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

References

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, n. 241, p. 2-9, 18 dez. 2017. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/12/2017&jornal=515&pagina=9&totalArquivos=208. Acesso em: 17 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior: cadastro e-MEC. 2023. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 25 abr. 2023.

CUNHA, Murilo Bastos. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v. 11, n. 6, p. 1-21, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14869?mode=full. Acesso em: 17 out. 2023.

DIAS, Rafael Gonçalves; DIAS, Célia da Consolação. OPAC 2.0: análise das propriedades, serviços e recursos da Web 2.0 Informação & Sociedade: Estudos v. 28, n. 2, p. 21-36, maio/ago 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38423. Acesso em: 17 out. 2023.

GADOTTI, Moacir. 2005 A questão da educação formal/não-formal. In: INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE). Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion(Suíça): [s. n.], 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudca%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20formal_formal_Gadotti.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.

HERNANDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO; María del Pilar. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre, RS: AMGH, 2013.

HÜBNER, Marcos L. F. A biblioteca universitária na formação acadêmica: história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2014. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/674. Acesso em: 04 out. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. OPAC. [S. l.]: 26 dez., 2017, 21h12min. In IBICT Wiki. Disponível em: http://wiki.ibict.br/index.php/OPAC. Acesso em: 04 out. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Classificação. Publicado em 24/09/2020 às 17h47. Atualizado em 16/09/2021 às 18h06. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/cine-brasil/classificacao. Acesso em: 25 abr. 2023.

OLIVEIRA, Antonio Jose Barbosa de; CRANCHI, Daniela Carvalho. O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como educador e agente inclusivo. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n.2, p. 35-47, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n2.32654. Acesso em: 17 out. 2023.

PEREIRA, Aline Amarante. A biblioteca universitária contemporânea: um lugar de ensino-aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/c15e9ee8-b590-4bb2-866e-5c6665c55aeb. Acesso em: 25 set. 2023.

PERROTTI, Edmir. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, v. 5, n. 2, p. 04-31, jul./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p05. Acesso em: 17 out. 2023.

PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em: 17 out. 2023.

RIBEIRO, Mariana Ambrósio. Recursos da web 2.0 em sistemas de automação de bibliotecas: aplicabilidades pelo olhar das universidades do Plano Piloto de Brasília. Brasília, 2021. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/28606. Acesso em: 17 out. 2023.

RIOS HILARIO, Ana B.; FUSTER ANTÓN, María. Los catálogos de las bibliotecas de los conservatorios superiores de música: identificación, análisis y evaluación. Cuadernos de Documentación Multimedia. v. 28, n. 1, p. 73-100, 2017. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/reader/4a9348aae160e952447f95f8c4f9983a8e0b1354. Acesso em: 28 mar. 2023.

SANTOS NETO, João Arlindo; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. O conceito de mediação implícita da informação no discurso dos bibliotecários. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais[...] Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. 1. p. 1242-1258. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/186195. Acesso em: 04 out. 2023.

SOUZA, Mariana Tolentino Marques de; SILVA, Márcio Bezerra da. Idealização de um sistema de automação de biblioteca 2.0: sugestões de recursos da web 2.0 que fomentem a participação dos usuários. In CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29, [s. l.]. Anais[…] São Paulo: Febab, 2022, p. 1-12. Disponível em: https://anaiscbbd.emnuvens.com.br/cbbd2022/article/view/2572/2605. Acesso em: 04 out. 2023.

SUPPLEMENTS to Best Practices for Music Cataloging Using RDA and MARC21. Supplement 1: Guidelines for Describing and Encoding Attributes of Audio Recording Carriers, Version 1.8. 31 Dec. 2019. Supplements to Best Practices for Music Cataloging Using RDA and MARC21. Disponível em: https://cmc.wp.musiclibraryassoc.org/wp-content/uploads/sites/5/2020/02/Supp_RDA_Best_Practices1.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.

Published

2024-07-18

How to Cite

SOUSA, Raquel Juliana Prado Leite de; TAFFARELLO, Tadeu Moraes. OPAC as a pedagogical-cultural device in music training: identification and analysis in São Paulo State higher education institutions context. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e97955 . Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/97955. Acesso em: 18 jul. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.