A contribuição dos atributos de encontrabilidade da informação para a serendipidade em ambientes de informação: relações conceituais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e98206Palavras-chave:
Descoberta de informação, Encontrabilidade da informação, Atributos de Encontrabilidade da Informação, Serendipidade, Ambientes de InformaçãoResumo
Objetivo: Descrever como os ambientes de informação podem favorecer a serendipidade por meio dos atributos de encontrabilidade da informação.
Método: Pesquisa de natureza teórica, objetivo descritivo, utiliza abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, realizada na Web of Science (WoS) e na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI).
Resultado: Diferentes aspectos ambientais favorecem a serendipidade informacional, a saber, variedade de conteúdo; personalizar o acesso à informação; levar ao inesperado; estimular curiosidade e parabilidade; incentivar exploração e navegação; acesso desimpedido. Esses princípios gerais podem ser alcançados por meio dos atributos de encontrabilidade da informação e elementos do ambiente.
Conclusões: Sugere-se que estudos futuros que abordem a serendipidade sob a perspectiva da descoberta de informação utilizem os termos “infoserendipidade” ou “serendipidade informacional” e que os princípios gerais apresentados podem ser utilizados como guia para avaliar a capacidade dos ambientes de informação em promover experiências de serendipidade.
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