Editorial, n. 13, 2002
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2002v7n13piAbstract
EDITORIAL, n. 13, 2002 Os trabalhos publicados na Encontros Bibli vem testemunhando, ao longo do tempo, as transformações da área de Ciência da Informação. Os artigos da professora Gladys Ceretta Soria, da Escuela Universitária de Bibliotecología y Ciências Afines, da Universidad de la República de Montevideo e da professora Mara Eliane Fonseca Rodrigues do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense explicitam algumas destas transformações sob óticas diferentes. O trabalho de Ceretta Soria enfoca a relação entre bibliotecários e usuários nas bibliotecas universitárias, salientando a necessidade de fortalecer este vínculo. Esta reflexão vem enriquecer a troca de idéias em uma área da Biblioteconomia pouco explorada no Brasil. O artigo de Rodrigues traz uma reflexão sobre o ensino de Biblioteconomia em nosso país, apontando para a necessidade de implementar, nestes cursos, uma educação transformadora. Segundo a autora, esta transformação é possível através da interação ensino-pesquisa. Num momento em que os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiros questionam o status quo, este artigo relata uma experiência de ensino interessante nesse sentido. Clarice Fortkamp Caldin, professora do Departamento de Ciência da Informação da UFSC, aborda a literatura infantil analisando o ponto de vista de diferentes autores. Mostra, além disso, que os textos infantis contemporâneos têm compromisso com a brasilidade e sugere a integração de bibliotecários e professores na Hora do Conto. Na seção dedicada as resenhas o livro de César Augusto Castro, História da Biblioteconomia Brasileira, resultado da sua tese de doutorado, é analisado por Rubén Urbizagástegui Alvarado, Bibliotecário Associado da Universidade da Califórnia. O livro de Gilberto Dupas, Ética e poder na sociedade da informação, é resenhado pelo professor Francisco das Chagas de Souza do Departamento de Ciência da Informação da UFSC. Miriam Vieira da Cunha Editora Disponibilizado na WWW em 09/05/2002. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, Brasil.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author must guarantee that:
- there is full consensus among all the coauthors in approving the final version of the document and its submission for publication.
- the work is original, and when the work and/or words from other people were used, they were properly acknowledged.
Plagiarism in all of its forms constitutes an unethical publication behavior and is unacceptable. Encontros Bibli has the right to use software or any other method of plagiarism detection.
All manuscripts submitted to Encontros Bibli go through plagiarism and self-plagiarism identification. Plagiarism identified during the evaluation process will result in the filing of the submission. In case plagiarism is identified in a manuscript published in the journal, the Editor-in-Chief will conduct a preliminary investigation and, if necessary, will make a retraction.
This journal, following the recommendations of the Open Source movement, provides full open access to its content. By doing this, the authors keep all of their rights allowing Encontros Bibli to publish and make its articles available to the whole community.
Encontros Bibli content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Any user has the right to:
- Share - copy, download, print or redistribute the material in any medium or format.
- Adapt - remix, transform and build upon the material for any purpose, even commercially.
According to the following terms:
- Attribution - You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.